Comitê Olímpico Internacional diz que atletas manterão as vagas conquistadas

Vinicius Figueira (67kg) é o único karateca brasileiro classificado para Tóquio 2020 – Foto: Abelardo Mendes Jr / Rededoesporte.gov.br

COI oficializa decisão sobre o sistema de classificação para os Jogos de Tóquio 2020 após adiamento

Gestão Esportiva
29 de março de 2020
Fonte GloboEsporte.com
Fotos Abelardo Mendes Jr/Rededoesporte e Kim Kyung-Hoon/REUTERS
Lausanne – Suíça

Agora é oficial! O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou neste sábado que os atletas que já tinham assegurado vaga para as Olimpíadas de Tóquio estão automaticamente classificados para a nova data dos Jogos, que acontecerão em 2021. Após o adiamento por conta da pandemia de coronavírus, competidores e federações estavam em dúvida sobre o sistema de qualificação para o megaevento, inicialmente marcado para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto.

– Está claro que os atletas que se qualificaram para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecem qualificados. Isso é uma consequência do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada – afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Tóquio 2020 e John Coates, chefe da comissão de coordenação do COI – Foto: Kim Kyung-Hoon/ REUTERS

No total, 178 atletas brasileiros já estavam classificados. A previsão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) era a de que o número de representantes do país ficasse entre 250 e 300 competidores.

A expectativa era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes.

Com a decisão do COI de manter as vagas dos já classificados, as federações de cada esporte ainda vão ter de definir quais serão os critérios para a distribuição dos postos que ainda estão pendentes.