15 de novembro de 2024
Comitê Olímpico internacional firma acordo com a Pfizer para vacinar os atletas que irão aos Jogos de Tóquio
Após assinarem um acordo com o COI, os desenvolvedores da vacina Pfizer covid-19 farão a imunização dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020
Jogos de Tóquio 2020
7 de maio de 2021
Fonte Redação do GE / São Paulo
Curitiba (PR)
O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta quinta-feira um acordo com a Pfizer/BioNtech para o repasse de doses da vacina contra a Covid-19 das farmacêuticas para atletas e demais credenciados das Olimpíadas de Tóquio. A partir do recebimento do imunizante, os comitês olímpicos nacionais devem tratar com seus governos locais para a distribuição.
O comitê olímpico enfatizou que as doses serão adicionais aos programas de imunização de cada país. Anteriormente, o COI já havia dito que a China oferecera doses da vacina Coronavac a todos os comitês nacionais – um processo que está em andamento, inclusive no Brasil.
“Esta doação da vacina é outra ferramenta para ajudar a tornar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 seguros e protegidos para todos os participantes e para mostrar solidariedade com nossos anfitriões japoneses”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.
A nota divulgada pelo comitê olímpico não fala em quantas doses a Pfizer/BioNtech repassará. Mas que todas as tratativas e a assinatura do protocolo de intenções foi acompanhada e aprovada pelo governo japonês.
“Estamos convidando os atletas e delegações participantes dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos a liderar pelo exemplo e aceitar a vacina onde e quando possível. Ao tomar a vacina, eles podem enviar uma mensagem poderosa de que a vacinação não é apenas sobre saúde pessoal, mas também sobre solidariedade e consideração do bem-estar dos outros em suas comunidades. Gostaríamos de agradecer à Pfizer e à BioNTech por esta generosa doação para apoiar a vacinação de atletas e participantes dos Jogos antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020”, complementou Bach.
Albert Bourla, diretor-executivo da Pfizer, disse que “a volta dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos representa um momento monumental de unidade e paz mundial após um ano cansativo de isolamento e devastação social. Estamos orgulhosos por desempenhar um papel no fornecimento de vacinas aos atletas e suas delegações olímpicas nacionais sempre que possível”.
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez as tratativas para recebimento das doses da Coronavac com o Ministério da Defesa e vai liderar a vacinação de todos os membros credenciados do país que irão a Tóquio.