10 de janeiro de 2025
Comitê organizador do campeonato mundial da ITKF prepara-se para receber mais de 40 países em Curitiba
Números da 20ª edição da competição mais importante do calendário esportivo do karatê tradicional passam a ser definidos com a realização do Masters Course do Egito
XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional
16 de maio de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO ITKF
Curitiba – PR
Restando pouco mais de 200 dias para o início do campeonato mundial da International Traditional Karate Federation (ITKF), o comitê organizador de Curitiba (PR) começa a estabelecer suas metas. Elas têm por base os números projetados pelos dirigentes da África, Ásia e Europa que participaram dos eventos realizados no Egito na última semana de abril, que reuniram professores do Egito, Argélia, Tunísia, Sudão, Uzbequistão, Palestina e França.
Gilberto Gaertner, presidente da ITKF, fazendo uma avaliação do compromisso assumido pelos dirigentes que foram à África e já confirmaram presença no mundial, mostra-se bastante otimista e acredita que a previsão inicial será facilmente superada.
“Creio que, como resposta direta aos eventos realizados na África, já mobilizamos oito países da região para participarem do mundial. Nossa expectativa é reunir pouco mais de 40 países e aproximadamente mil atletas entre o mundial e a copa interclubes da ITKF”, disse o dirigente.
A sete meses do início da competição, o presidente da ITKF pretende usar os eventos que se realizarão nesta temporada para bater as metas estabelecidas e impor novo recorde no mundial.
“Já iniciamos entendimentos no sentido de divulgar o mundial nos principais eventos dos países filiados à ITKF. Vamos motivar os praticantes a participarem deste novo momento do karatê tradicional. Também vamos atuar com uma base na África, duas na Europa, uma na América do Sul e Caribe e outra na América do Norte”, detalhou Gaertner.
Bastante otimista pelo atual momento da entidade, o presidente da federação mundial lembra que as principais lideranças da ITKF já se comprometeram a participar do congresso que aprovará as pautas e definirá o destino da entidade no médio e no longo prazo.
“A partir de 2008, tivemos profundas mudanças e muita coisa aconteceu em todos os continentes. Em vários países surgiram novos líderes, e eles certamente estarão em Curitiba em dezembro para endossar a nossa pauta e avaliar o planejamento que estamos fazendo para os próximos anos”, previu o presidente da ITKF.