Comitê Paralímpico Brasileiro oferece cursos online e gratuitos sobre classificação esportiva

Os cursos de classificação esportiva são ofertados para profissionais de Educação Física © Douglas Magno / EXEMPLUS / CPB

Os cursos serão ofertados para países da América Latina e são uma iniciativa em parceria com o Comitê Paralímpico das Américas e o governo peruano

Por CPB
2 de julho de 2021 / Curitiba (PR)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai realizar cursos online de capacitação em classificação esportiva para profissionais do paradesporto do Peru e toda a América Latina durante o mês de julho. O programa, chamado de “Ciclo Internacional de cursos online de Classificação”, será oferecido entre os dias 3 e 24 e é fruto da parceria do CPB com o Instituto Peruano do Esporte, órgão do governo federal do Peru, Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês) e Associação Nacional Paralímpica do Peru (o NPC daquele país).

O programa de Educação Paralímpica é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB e tem como um dos seus objetivos promover cursos online e gratuitos para profissionais de Educação Física.

Como marco do início das aulas, haverá uma solenidade de apresentação online na sexta-feira (02), com a participação do diretor técnico do CPB, Alberto Martins. Também farão parte do evento virtual Júlio César Ávilla, presidente do APC, Gustavo San Martín, presidente do Instituto Peruano do Esporte, e Luísa Villar Gálvez, presidente da Associação Nacional Paralímpica do Peru.

Entre os conteúdos, serão realizadas aulas de classificação oftalmológica, intelectual, e classificação de atletas para as modalidades atletismo, natação e tênis de mesa. Toda a programação será realizada aos sábados, com as apresentações virtuais em espanhol. Não haverá inscrições abertas para os profissionais do Brasil.

Para o programa, o CPB cederá a plataforma digital Moodle para que os conteúdos possam ser acessados pelos participantes, os educadores do curso, além de todo o suporte técnico e até a certificação, que será emitida pela Universidade Federal de Uberlândia.

O programa, chamado de Ciclo internacional de cursos online de classificação, será oferecido entre os dias 3 e 24 de julho

Para o curso de classificação oftalmológica, a apresentação será feita pelo médico Helder Alves da Costa Filho, especialista em oftalmologia e membro titular e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal (SBVSN). Também é o médico responsável de baixa visão do Instituto Benjamin Constant e classificador visual internacional desde 1993.

Para a certificação em classificação intelectual, os profissionais que vão ministrar as apresentações serão Patrícia Giampa e Humberto Luiz Ferreira. Patrícia é neuropsicóloga da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), especialista em psicologia esportiva e oficial nacional de elegibilidade. Já Humberto Ferreira é diretor da Federação Internacional de Esportes para Atletas com Deficiência Intelectual (Virtus), diretor da CBDI e membro do Conselho Técnico do CPB.

João Paulo Casteleti e Marcos Motta Miranda serão os professores do curso de classificação para atletismo. O primeiro é coordenador de classificação esportiva do CPB e classificador de atletismo paralímpico do CPB e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), enquanto o segundo é especialista em fisioterapia neurofuncional e também classificador de atletismo do CPB e do IPC.

Para a classificação em natação, Adriana Diedrichs e Guillermo Sanchis serão os educadores do curso. Adriana é fisioterapeuta, especialista em gerontologia, além de classificadora nacional e internacional. Já Guillermo é presidente de Federação Cearense de Desportos Aquáticos e classificador de natação pela World ParaSwimming (WPS), braço do IPC que regula a modalidade no mundo.

Por fim, Gustavo Zanin e Luís Gustavo de Amorim serão os responsáveis por ministrar os conteúdos em classificação para tênis de mesa. Gustavo é classificador funcional nacional, além de ter conhecimentos em fisioterapia, reabilitação, ortopedia e traumatologia, enquanto Luís Gustavo é fisioterapeuta, professor da Academia Paralímpica, e classificador funcional internacional.

Confira o cronograma das aulas

Curso Internacional online de classificação oftalmológica
Data: 3 de julho, das 10h às 14h
Educador: Helder Alves da Costa Filho

Curso Internacional online de classificação intelectual
Data: 3 de julho, das 15h às 19h
Educadores: Patrícia Caroano Giampa e Humberto Luiz Ferreira

Curso Internacional online de classificação para atletismo
Data: 10 de julho, das 10h às 19h
Educadores: João Paulo Casteleti e Marcos Motta Miranda

Curso Internacional online de classificação para natação
Data: 17 de julho, das 10h às 19h
Educadores: Adriana Diedrichs e Guillermo Sanchis

Curso Internacional online de classificação para tênis de mesa
Data: 24 de julho, das 10h às 19h
Educadores: Gustavo Marques Zanin e Luís Gustavo Claro de Amorim