Concurso de desenhos da FIJ promove os 8 valores do judô

Rafael Silva é um dos quatro atletas jurados que escolherão os melhores trabalhos

Batizado de Great 8 pela Federação Internacional de Judô, concurso para judocas com até 13 anos premiará os vencedores com judogis personalizados, camisetas e mascotes da FIJ

Judô Internacional
11 de abril de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR

A Federação Internacional de Judô lançou o concurso Great 8 para judocas do mundo todo que tenham até 13 anos de idade. A entidade deu o hajime numa competição para crianças, que lhes permite demonstrar duas habilidades: desenho e judô. Na visão dos dirigentes, é crucial que as crianças recebam apoio e estímulos de seus familiares, enquanto todos estão compartilhando esse período de quarentena.

O concurso de desenhos visa a promoção dos valores e princípios que fundamentam o judô: coragem, honra, respeito, sinceridade, modéstia, autocontrole, amizade e polidez.

Os desenhos poderão ser entregues até o dia 20 de maio por meio do site da FIJ pelo endereço 8.ijf.org e os participantes precisam ter menos de 14 anos. O desenho não pode ser cópia e tem que ter obrigatoriamente um judogi, mas no mesmo não pode ser desenhada nenhuma marca de fabricante ou patrocinador.

Judoca do Quirguistão exibe seu desenho

Ao lado de judocas do Canadá, França e Geórgia, Rafael Silva, o Baby será um dos quatro jurados que escolherão os melhores desenhos e ele explica como se deve fazer desenhos válidos para participar do concurso.

“É muito simples participar deste concurso. Você precisa escolhes um dos 8 valores estipulados pela FIJ e desenhar algo relacionado ao tema. É claro que a criatividade e a originalidade influenciarão muito na escolha dos quatro avaliadores escolhidos pela federação internacional”, disse medalhista olímpico nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016.

“Estou honrado por receber este convite. Os 8 valores sempre me guiaram em minha trajetória no judô e acredito que estes princípios têm a possibilidade de inspirar pessoas. Poder desenvolver essas virtudes é um verdadeiro privilégio. Desejo que você faça o seu melhor e desenhe com o coração, assim como nós, judocas, buscamos sempre fazer o melhor nos tatamis. Vamos lá crianças, deem o seu melhor e participem com muitos desenhos. Fale com seus amigos e os estimulem a fazer o mesmo”, sugeriu o peso-pesado brasileiro.