20 de janeiro de 2025
Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial comemora três anos de fundação
Criada em 28 de abril de 2018, a entidade preserva e fomenta o taekwondo de origem, com espírito e propósitos marciais, e já conta com parceiros no Brasil e no exterior
Taekwondo Marcial
30 de abril de 2021
Por PAULO PINTO
Curitiba (PR)
Em três anos de existência, a entidade fundada pelo grão-mestre Woo-Jae Lee no Brasil experimentou enorme crescimento e expansão territorial. Hoje, a Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial mantém parcerias em vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas.
Dirigentes brasileiros e estrangeiros – representantes das federações de Portugal, Reino Unido, Índia, Israel, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, Paquistão e da Kukkiwon – enviaram cumprimentos aos grão-mestres Woo-Jae Lee e Aroldo Martins pelo trabalho a favor do desenvolvimento da modalidade coreana.
Eleito em 28 de janeiro de 2021, o novo presidente da World Taekwondo Headquarters (Kukkiwon), grão-mestre (9° dan) Lee Dong-Seob, ex-deputado coreano e amigo do presidente Aroldo Martins, elogiou os dirigentes brasileiros pelo excelente trabalho realizado em prol do taekwondo original.
“É com enorme alegria que cumprimento os mestres Lee Woo-Jae e Aroldo Martins pelo profícuo trabalho que ambos estão realizando na divulgação e o fomento do taekwondo marcial. Em nome do comitê executivo da Kukkiwon desejo enorme sucesso e vida longa à CBTMarcial”, expressou o presidente da Kukkiwon.
Bastante emocionado com a comemoração de uma data importante para a CBTMarcial, grão-mestre Woo-Jae Lee enfatizou os objetivos da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial.
“Fundamos a Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial com a mesma filosofia, os mesmos objetivos e o mesmo espírito que unem o taekwondo marcial, o taekwondo olímpico e o taekwondo Hosinsul. Assim seremos fortes e perpetuaremos o nome do taekwondo”, disse Woo-Jae Lee.
Aroldo Martins, presidente da CBTMarcial e deputado federal pelo Republicanos, comemora o terceiro ano de uma entidade que busca fazer o resgate dos valores e dos fundamentos da modalidade
“Existe um clamor global no mundo do taekwondo para que se volte à tradição e às origens da nossa modalidade, valorizando o legado dos mestres que formaram a base do taekwondo original. Existe um clamor mundial porque os praticantes sentem falta da arte marcial, da defesa pessoal, do hosinsul, da luta do taekwondo. Então a Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial propõe exatamente isso, reconquistar esse espírito e resgatar a tradição em prol da originalidade desta arte marcial coreana”, disse o dirigente, que concluiu.
“Com este firme propósito estamos completando três anos de criação da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial pelo grão-mestre Woo-Jae Lee, um dos pioneiros da modalidade no Brasil. Hoje a entidade está sob a minha presidência e com o apoio de todos os nossos parceiros pretendemos plantar a semente do taekwondo marcial em todos os continentes, expandindo assim nossos fundamentos técnicos e filosóficos.”