08 de janeiro de 2025
Congresso da World Karate Federation foca o futuro
Na véspera do Campeonato Mundial Sênior de Karatê, o comitê executivo da WKF realizou assembleia geral em Madri, na qual foram adotadas decisões cruciais sobre o futuro da modalidade
Congresso WKF 2018
9 de novembro de 2018
Por PAULO PINTO I Fonte WKF/PRESS I Fotos WKF/PRESS
Madri – Espanha
Entre as decisões adotadas pela sessão plenária da WKF estão as desfiliações das federações da Polônia e Filipinas, e a filiação de Nauru e União Polonesa de Karatê. A assembleia geral também aprovou o balanço financeiro da entidade; e os relatórios sobre o próximo Campeonato Mundial Sênior de 2020 em Dubai foram apresentados.
Chile vai sediar o Campeonato Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 de 2019
Também foram definidos os locais onde acontecerão dos próximos campeonatos mundiais. Santiago do Chile (Chile) sediará o Campeonato Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 de 2019, e Budapeste (Hungria) receberá o Campeonato Mundial Sênior de 2022. Além disso, o congresso deu plenos poderes ao Comitê Executivo da WKF para decidir sobre a nomeação da Cidade do Cabo (África do Sul) como anfitrião do Campeonato Mundial 2021 Cadete, Júnior e Sub21, depois que algumas questões pendentes foram resolvidas e as garantias necessárias para a realização do evento foram apresentadas.
Novos membros do Comitê Executivo da WKF
O Congresso também definiu os novos membros do Comitê Executivo da WKF, e a nova composição do Comitê Executivo da WKF é composta por Ibrahim Al Gannas (KSA), Nasser Alrazooqui (Emirados Árabes Unidos), Toshihisa Nagura (JPN), Jastalap Sanuov (KAZ), Esat Delihasan (TUR), Francis Didier (FRA), Mike Dinsdale (GBR), Gunnar Nordahl (NOR), Yrsa Ranki (FIN), Wolfgang Weigert (GER), María Angélica Coronil (CHI), José García Maañón (ARG), José Antonio Méndez (PUR), Béchir Cherif (TUN), Soulemayne Gaye (SEN), Dieudonné Okombi (COB) e Makarita Lenoa (FIJ) como membros.
Honraria para o karatê e para a Federação Mundial de Karatê
O Congresso da WKF celebrou a outorga da Ordem do Sol Nascente, Ouro e Estrela de Prata, pelo governo do Japão ao presidente da WKF, Antonio Espinós.
“Esta é uma honra para o karatê e para a World Karate Federation. Se pudesse eu daria um pequeno pedaço desta homenagem para cada um de vocês. Este prêmio é nosso, e não apenas meu. Não são vocês que devem me cumprimentar. Sou eu que devo lhes agradecer por ter recebido esta condecoração do governo japonês”, declarou o Espinós.
Em seu relatório, o chefe da Federação Mundial de Karatê avaliou o progresso do esporte e os momentos marcantes que foram alcançados nos últimos meses, incluindo a estreia da disciplina nos Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Buenos Aires, o sucesso dos eventos organizados pela WKF e os preparativos antes da introdução antecipada do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Karatê em excelentes condições para fazer sua estreia olímpica
“Hoje, estamos nas melhores condições possíveis para fazer nossa estreia olímpica em Tóquio 2020”, disse o presidente da WKF. “Concluímos a primeira participação nos Jogos Olímpicos da Juventude com grande sucesso. Mostramos a universalidade e espírito esportivo do karatê; nossos primeiros medalhistas olímpicos são um marco para o nosso esporte e já fazem parte da nossa história ”, acrescentou Espinós, que destacou o trabalho árduo que já está sendo feito pela inclusão da modalidade no programa esportivo dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022, que acontecerão em Dakar.
O chefe da WKF também destacou os esforços que a entidade já está desenvolvendo para realizar o sonho de estar no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“A WKF tem um futuro brilhante e todos vocês devem se orgulhar por fazer parte desta organização. Obrigado pelo trabalho árduo que todos estão desenvolvendo no sentido de obtermos resultados cada vez mais expressivos”, concluiu Espinós na sessão plenária.