Coordenação de Cursos da FPJudô realiza encontro de padronização de nage-no-kata e fundamentos técnicos no CAT

Professor Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô © fpjcom

Curso apresentado pelo professor kodansha Luís Alberto dos Santos recebeu 38 coordenadores de cursos de 12 delegacias regionais no Centro de Aperfeiçoamento Técnico da Água Branca.

Por Paulo Pinto / fpjcom
7 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)

O último sábado (3) foi marcado por dois importantes eventos no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Federação Paulista de Judô, localizado no bairro da Água Branca, da capital paulista. Pela manhã realizou-se o curso de nage-no-kata e fundamentos técnicos 2024, destinado aos coordenadores de cursos encontro de padronização das 16 delegacias regionais da FPJudô. À tarde houve a reunião anual da 1ª Delegacia Regional Capital.

Professores acompanham o módulo © fpjcom

Como sempre, o encontro foi apresentado pelo professor kodansha shichi-dan (7º dan) Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô, que explicou que as instruções sobre padronização de nage-no-kata e fundamentos técnicos destinam-se exclusivamente aos coordenadores das delegacias regionais, os quais transmitem o conteúdo do curso ao pessoal de cada região. “Para tanto, os delegados regionais indicam três professores, no mínimo com graduação de san-dan e em condições físicas e técnicas para acompanhar a parte prática do evento.”

Professores kodanshas Rioti Uchida, Hissato Yamamoto, Antônio Medeiros, Yoshiyuki Shimotsu e Luís Alberto dos Santos © fpjcom

O professor Luís Aberto lembrou que no ano passado a federação paulistas adequou os exames de graduação às normas da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A prova para sho-dan, por exemplo, agora é feita por meio da apresentação do nage-no-kata completo, o que antes não ocorria. Com isso é preciso padronizar principalmente o ma-sutemi-waza e o yoko-sutemi-waza.

O coordenador também detalhou como transcorreu o curso de padronização de nage-no-kata de 2024. “Em aproximadamente cinco horas nós abordamos as questões práticas do nage-no-kata com as orientações e as correções necessárias. Todos os professores participaram decisivamente da parte prática. As delegacias tiveram seus representantes no curso devidamente orientados e corrigidos naquilo que foi preciso.”

Professores acompanham a apresentação do coordenador de cursos da FPJudô © fpjcom

“Na parte dos fundamentos técnicos”, prosseguiu, “houve o mesmo aproveitamento, passando pelos grupos de te-waza, koshi-waza, ashi-waza, ma-sutemi-waza, yoko-sutemi-waza, osae-komi-waza, shime-waza e kansetsu-waza. Já na última parte focamos no estudo específico das técnicas para que eles pudessem tirar as eventuais dúvidas no ren-raku-henka-waza e no kaeshi-waza. Assim, vimos o nage-no-kata completo com os grupos de te-waza, koshi-waza, ashi-waza, mas-sutemi-waza e yoko-sutemi-waza. Além, é claro, das cerimônias de abertura e de encerramento.”

Professores acompanham o módulo © fpjcom

O coordenador de cursos da FPJudô enfatizou que todo o conteúdo foi passado de forma absolutamente pedagógica e detalhada, para tirar as eventuais dúvidas existentes. Naquilo que os coordenadores executaram, sensei Luís afirmou que fez apenas pequenas correções.

“Este foi o primeiro encontro do ano e sugeri algo muito importante a todos eles: que façam eventos como este nas delegacias regionais para transmitirem tudo que foi feito neste fim de semana aos demais professores de cada região com o objetivo de disseminar o conhecimento. E recomendei que nas delegacias esses cursos sejam feitos com bastante qualidade, porque a minha maior preocupação – e a da federação – é que os participantes desses cursos, que são os candidatos ao exame de graduação, recebam o conteúdo adequado e de forma bem pedagógica, para que realmente se preparem muito bem para as provas e sejam promovidos.”

Participantes dos módulos de nage-no-kata e fundamentos técnicos de 2024 © fpjcom

Participantes

O módulo realizado neste fim de semana contou com a presença dos delegados regionais Hissato Yamamoto, da 1ª DR Capital, e Cléber do Carmo, da 12ª DR Mogiana. Participaram os coordenadores de cursos e professores de 12 delegacias regionais: Rioiti Uchida, Eduardo Kitadai e Roger Uchida, da 1ª delegacia; Antônio Coimbra, Fernando Hirakawa, Makoto Hirakawa, Sidney Fukayama e Airam Rodrigues, da 2ª delegacia; Jorge Siqueira, Bento Aleixo, Leandro Lima e Peterson Rego, da 3ª delegacia; Francis Ura, da 4ª delegacia; Luiz Sérgio Ferrante, Lairton Mansour, Carlos Henrique da Silva Roque e Dayana Neves, da 6ª delegacia; José Camarotto, Maria Cristina Amorim e Ricardo Ozaki, da 7ª delegacia; Eduardo Freire e Eudes Gabriel, da 8ª delegacia; Marcelo Nery, da 9ª delegacia; Yoshiyuki Shimotsu, Klisman da Silva, Henrique Costa e Rafael Guida, da 10ª delegacia; José Gomes de Medeiros, Rodrigo de Matos e Daniel Loto, da 11ª delegacia; Tadeu Pardim, Thiago Pardim e Carlos Eduardo Evangelista Gomes, da 12ª delegacia; e Milton Trajano, Priscila Leite, Jairo Godoy e Fernando Nakazato, da 15ª delegacia.

http://www.shihan.com.br