22 de dezembro de 2024
CREF4/SP comemora Dia do Profissional de Educação Física
Solenidade reuniu importantes nomes da Educação Física do Brasil no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo
Por Paulo Pinto e Isabela Lemos / Global Sports
17 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
Na primeira segunda-feira de setembro, o CREF4/SP comemorou o Dia do Profissional de Educação Física na Assembleia Legislativa de São Paulo com um evento que homenageou os Profissionais de Educação Física que se destacaram pelo zelo, dedicação e trabalho executado em prol da profissão.
Durante a sessão solene, realizada no Plenário Juscelino Kubistchek, foram entregues a Comenda do Estado de São Paulo, a Medalha da Educação Física e o Prêmio Benemérito CREF4/SP. A iniciativa foi do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).
Participaram da mesa da sessão solene a deputada Estadual Janaína Paschoal (PRTB), o secretário executivo da Câmara dos Deputados, Lindberg Aziz Cury Júnior, o vereador do município de São Paulo Rodrigo Goulart (PSD), o presidente do CONFEF, Cláudio Augusto Boschi, o presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Júnior, e os vice-presidentes Rialdo Tavares e Humberto Panzetti.
Entre os convidados estavam dirigentes dos conselhos regionais de vários Estados: Nicole Christine de Azevedo Silva (CREF7/DF), Paulo Ferreira da Silva Júnior (CREF10/PB), Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF2/RS), Rogério Jean Moura Gonçalves (CREF13/BA), Lúcio Francisco Antunes Beltrão Neto (CREF12/PE), Paulo Rogério Maes Júnior (CREF3/SC), Carla Pretto (CREF2/RS), Patrick Aguiar (CREF7/DF) e José Edgar Meurer (CREF2/RS).
Autoridades políticas e esportivas participaram da sessão solene, entre as quais Carlos Augusto Viana, secretário de Esporte e Lazer de São Paulo; Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil; Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô; Thiago Milhim, secretário estadual de Esportes; ex-deputados Antônio Goulart (PSD) e Hélio Nishimoto (PSDB); Heleno da Silva Júnior, secretário de Educação de Indaiatuba; Renato Muller, representando o senador Alexandre Luiz Giordano (MDB/SP); e Aildo Rodrigues Ferreira, ex-secretário de Esporte do Estado de São Paulo.
Agradecendo a presença de todos, Janaína Paschoal iniciou os trabalhos nos termos regimentais, relatando que a sessão solene foi convocada pelo presidente da casa, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
“Muito embora sejam homenageados aqui somente alguns profissionais, gostaria de dizer que esta homenagem se estende a todos os Profissionais de Educação Física, professores, esportistas e principalmente aqueles que treinam, lideram e despertam nas crianças e adolescentes o gosto e a paixão pela prática esportiva. Somente quem ama e vive o esporte e a atividade física sabe da importância para a saúde e sobretudo para a prevenção não só de doenças, mas do envolvimento com o crime organizado. Então, quero que todos, sem exceção, sintam-se abraçados e homenageados”, disse a parlamentar que encerrou desejando que a sessão não fosse apenas solene e sim harmoniosa, positiva e envolvida em bons fluidos para que todos pudessem sair revigorados.
Na sequência, a orquestra camerata do corpo musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo executou o Hino Nacional, sob a regência do maestro sargento Ivanberg Rodrigues.
O vereador Rodrigo Goulart, após cumprimentar os integrantes da mesa, homenageou o deputado Jorge Caruso (MDB), autor do requerimento da comemoração do Dia do Profissional de Educação Física.
“Cumprimento os presidentes do CONFEF e do CREF4/SP, professores Cláudio Boschi e Nelson Leme, e todos os convidados e homenageados. Tenho uma relação muito próxima com os Profissionais de Educação Física e da saúde, já que em minha avaliação estes profissionais pertencem muito mais ao grupo da saúde que da atividade física, propriamente dita. Tanto é que durante a pandemia obtivemos, em parceria com o CREF4/SP e a ACAD Brasil, o reconhecimento do trabalho do Profissional de Educação Física, como atividade essencial”, disse o deputado, autor da emenda que criou e estabeleceu o Dia do Profissional de Educação Física.
O secretário executivo da Câmara dos Deputados, Lindberg Aziz Cury Júnior, ex-secretário da Comissão de Esportes da casa, contou um pouco da sua história.
“Sou formado em administração de empresas pela FGV, mas de coração eu sou do esporte, da Educação Física e da atividade física. No ano passado passei pelo grande desafio de enfrentar a covid, que me fez ficar 100 dias internado. Lembro sempre das palavras do Panzetti, que a minha recuperação foi fruto da atividade física e da disciplina que ela proporciona. Então, para quem ficou 100 dias no hospital e hoje poder voltar a correr, isso é graças à Educação Física. Graças a todo esse corpo de profissionais que nos ensinam a movimentar o corpo e voltar a ter uma vida normal. Por tudo isso parabenizo o CREF4/SP não só pelo evento, mas pelo protagonismo da entidade na gestão de uma atividade tão importante.”
Humberto Aparecido Panzetti, segundo vice-presidente do CREF4/SP, falou sucintamente sobre insistência e resiliência. “É impossível adotar esta profissão como propósito de vida se não formos insistentes e resilientes. Passamos pela maior pandemia do século passado e do atual e pela nossa insistência e resiliência, saímos dela muito mais fortes. Aprendemos a ocupar espaços políticos, hoje estamos em todas as discussões. Aqui estão secretários de Esporte, gestores de federações, grandes atletas, agentes que fazem com que a Educação Física deixe de ser discurso. Potencialmente nós acreditamos que ela é transformadora, que desenvolve qualidade de vida, saúde e inclusão. Parabéns a todos vocês. Esta noite é da Educação Física, é de vocês que fizeram dessa profissão o que somos hoje.”
Rialdo Tavares, primeiro vice-presidente do CREF4/SP, enfatizou que aquela era uma noite muito especial. “Quando cheguei ao conselho, tínhamos um lema: somos nós fortalecendo a profissão. A missão e o propósito daquele time eram fazer algo realmente grande para a profissão e o Nelson estava no comando e nós entendemos claramente que havia um propósito por trás desse fortalecer a profissão. Por melhor que fosse aquele time, nós entendemos que para conseguir chegar onde queríamos era preciso trazer mais gente”, disse o dirigente.
E prosseguiu: “Abrimos para os delegados, que foi um importante reforço por meio do qual pudemos chegar a todas as partes do Estado e cidades com representatividade, mas também ainda não era suficiente. A profissão precisava de ações políticas e com isso nos aproximamos do setor público, para que pudéssemos ter apoio e agentes que lutassem pelas nossas causas em todas as esferas políticas. Entre estes destaco o deputado Hélio Nishimoto e o Rodrigo Goulart, mas este trabalho não pode parar. E esta noite celebra isso que nós estamos fazendo. Esse é um time fortalecido, que deixa de ser fortalecendo, nós fortalecemos a profissão, juntos somos mais fortes para revolucionar esta profissão que todos nós adoramos e amamos. Parabéns a todos os homenageados.”
“Parabenizo o presidente Nelson Leme e a toda a sua equipe, a gratidão por este afeto, por esta aproximação e a participação do CONFEF, pois todos nós trabalhamos em prol da Educação Física que, por sua vez, atua em prol da sociedade.”
Cláudio Augusto Boschi, presidente do CONFEF, lembrou que hoje a Educação Física é uma das dez principais áreas de formação acadêmica profissional, segundo levantamento recentemente feito pelo governo Federal. O que, para ele, mostra claramente a pujança dessa área.
“Faço um agradecimento ao amigo Lindberg, e mais uma vez enalteço o carinho e a maneira muito afetuosa com que você sempre atuou em prol da nossa profissão. Quer seja do conselho federal ou conselhos regionais, quero agradecer penhoradamente o depoimento que você deu agora. Isso mostra que o caminho que temos tomado pela Educação Física é um caminho de progresso e de atendimento à sociedade.”
“Cumprimento Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil”, prosseguiu o dirigente nacional, “e a todas as mais de 60 mil entidades da área da Educação Física, esportes, recreação e similares e o paulista professor doutor Antônio Delfim Netto. Contra números não há argumentos: o país com maior número de estabelecimentos na área são os Estados Unidos da América, com 71 mil deles; o segundo é o Brasil que, somente no sistema CONFEF/CREFs, reúne 61 mil. Mas os Estados Unidos têm 320 milhões de habitantes, enquanto o Brasil possui apenas 210 milhões. Isso mostra a pujança e a presença desta profissão.”
Boschi destacou que dentro dos direitos constitucionais chamados pétreos, os Profissionais de Educação Física atuam em três áreas: educação, saúde e lazer. “E isso é lindo, porém nos dá uma responsabilidade muito grande. Mas ao longo da nossa caminhada nós temos dado cabo dessas responsabilidades.”
“Por tudo isso quero parabenizar o CREF4/SP por estar cotidianamente nesta atividade, nessa maneira firme de conduta e de buscar aquele objetivo de formar o profissional que proporciona alegria, cidadania e qualidade de vida à população. Na condição do presidente do sistema CONFEF/CREFs não poderia deixar de estar presente e participar deste grandioso evento.”
E concluiu: “Agradeço o convite feito pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por esta participação. Parabenizo o presidente Nelson Leme e a toda a sua equipe, a gratidão por este afeto, por esta aproximação e a participação do CONFEF, pois todos nós trabalhamos em prol da Educação Física que, por sua vez, atua em prol da sociedade.”
Nelson Leme, presidente do CREF4/SP agradeceu a Rodrigo Goulart por tudo o que tem feito na Câmara Municipal de São Paulo. “Queria também cumprimentar Lindberg, uma pessoa que nós aprendemos admirar pela sua espontaneidade, pela sua generosidade, toda vez que estamos juntos na câmara dos deputados. Sempre tivemos um bom diálogo e ele sempre nos auxiliou nos projetos que tentamos executar, ou conseguimos executar. Cumprimento os dois vice-presidentes do conselho regional, Humberto Panzetti e Rialdo Tavares, e toda a diretoria aqui presente, além dos delegados e dos meus amigos dirigentes dos conselhos estaduais.”
Antes de prosseguir, Nelson Leme fez questão de lembrar sensei Luís Carlos Mubarak, que faleceu recentemente, como uma pessoa que o instruiu nos primórdios da carreira e agradecer por tudo que ele fez pelo judô de Rio Claro, de São Paulo e do Brasil.
“Estou muito feliz de estar novamente aqui, após três anos. Na primeira vez, ao lado do nosso colega e grande amigo Hélio Nishimoto, que fez um trabalho estupendo como deputado. Estivemos para organizar a comemoração dentro da casa legislativa, porque a data resultou de um projeto de lei.”
Antes de concluir, Leme agradeceu a Antônio Goulart, que abriu as portas em Brasília para que a entidade pudesse tratar das questões da Educação Física. “Enfim, estamos cercados aqui de pessoas que sempre pensaram na Educação Física, de forma direta ou indireta, mas que sempre deram seu quinhão para que a profissão chegasse ao patamar em que está”, disse o dirigente que, na sequência, anunciou que não iria discursar.
“Quero deixar claro que não farei nenhum discurso hoje. Vou ceder meu espaço para um Profissional de Educação Física, porque hoje estamos comemorando o dia do Profissional de Educação Física. Nada é mais oportuno, portanto, do que ter um Profissional de Educação Física raiz falando com todos vocês. Não que eu não seja, mas queria me despir de meus atributos nesta oportunidade, para dar a palavra a um colega de todos nós, o professor Miguel Buchala
“Outro dia comentei com o conselheiro Almir que este momento para mim é a segunda coisa mais importante, após o nascimento dos meus filhos, é uma honra enorme. Então, escrevi um texto que busca demonstrar o real sentimento do professor de Educação Física, ou seja, do Profissional de Educação Física”, disse Buchala antes do seu discurso.
Profissional de Educação Física, a luz no fim do túnel!
Nos primórdios tempos, nele, o túnel do tempo, Ruy Barbosa, já na sua intelectiva previsão do futuro, escreveu lançando ao infinito: “Não pretendemos formar acrobatas nem Hércules, mas desenvolver na criança o quanto necessário equilíbrio da vida humana, a felicidade da alma, a preservação da Pátria e a dignidade da espécie”.
Professor e Profissional de Educação Física, o que seria dela, a Educação Física e de todos nós sem ele? Daquele que se doa, sente e chora junto, trazendo pessoas e almas perdidas ao léu bem perto da dúvida cruel daqueles que tentam, tentam e não conseguem, ao horizonte finalmente chegar?
Profissional de Educação Física, sempre buscando encontrar o verdadeiro saber e a senda da verdade, pacientemente estudando o outro com amor, instigado pela luz que ilumina, respeitando sempre o limite alheio, unindo o poder da fé e a caridade. Amando o próximo sem constrangimento, lavando a alma de toda imperfeição, fazendo reiniciar o outro sempre uma vida nova de conquistas, dando tudo de si com alegria, mesmo diante das adversidades apresentadas pela vida, sempre amparado pela magnitude do bem, da sua luta diária redentora, conquistando a alegria alheia definitiva. Mostrando a quem lhe pede socorro o caminho do verdadeiro sentindo dessa curta vida, prolongar, prolongar e prolongar para se tornarem almas evoluídas.
Profissional de Educação Física traz para si e ao universo muitas certezas, fazendo o outro rir mais do que chorar, sentir mais que escutar, amar-se primeiro mais que gostar, ter mais que possuir, criar mais que inventar, atrever mais que tentar.
Profissional de Educação Física, hoje seu reflexo é mais sábio, pode falar mais que dizer, fazer acontecer, lutar sem desistir, continuar a prosseguir.
Professor de Educação Física, a luz no fim do túnel!”
Homenageados
Comenda do Estado de São Paulo
Evandro Rogério Roman
Miguel de Arruda
Roberto Jorge Saad
Valquíria Aparecida de Lima
Érica Beatriz Lemes Pimentel Verderi
João Omar Gambini
Cláudio Augusto Boschi
Alessandro de Azambuja Gamboa
José Edgar Meurer
Paulo Rogério Maes Júnior
Nicole Christine de Azevedo Silva
Patrick Novaes Aguiar
Paulo Ferreira da Silva Júnior
Lúcio Francisco Antunes Beltrão Neto
Rogério Jean Moura Gonçalves
Heleno da Silva Luiz Júnior
Maria Angélica Gonçalves da Silva
Hermes Ferreira Balbino
Aylton José Figueira Júnior
Andrea Ferreira Barros Vidal
Cícero Theresiano Barros
João Francisco Rodrigues de Godoy
José Cintra Torres de Carvalho
Marcelo Vasques Casati
Marco Antônio Olivatto
Mário Augusto Charro
Rialdo Tavares
Rodrigo Nuno Peiró Correia
Silvio Silva Sampaio (in memoriam)
Solange Guerra Bueno
Tadeu Correa
Waldecir Paula Lima
Medalha da Educação Física
Márcia Regina Chacon Concetta
Renan Floret Turini Claro
Daniel Carlos Ribeiro
Humberto Peliçario Itri
Charles Eide Junior
Maurício Jorge Pereira Lima
Paulo Cesar Bueno de Camargo
Daniel Carlos Biscola Lopes
Silvia Helena Piantino Silveira
Clóvis Roberto Rossi Haddad
Anabel Moreira
Renato Adriano de Moura
Carla Pretto
Daniel Pacheco da Costa
Antonio Francisco dos Santos Junior
Elder Sicoli Lopes
Rodrigo Silvério Rosa
Daniel Palácio
Ricardo Robson da Silva
Rui Anderson Costa Monteiro
Evandro Rodrigues de Souza
Rosemeire Ribeiro Castilho
Eriquinilson dos Santos
Vanderlei Carlos Severiano
Alexandre Strauch
Paulo Henrique Vilela Arid
Thiago Henrique Nunes Ferreira
Cristiane Cassoni Gonçalves Santos
José Mário Soares do Prado
Clóvis Vieira de Melo
Antonio Marques Fernandes de Oliveira
Cleber Arildo da Silva
Antônio Roberto Doro
Disnei Briones Sanches
Joyce Moura José Pin
Rafael Miranda
Denize Maria Diniz
Paola Prospero Machado
Américo Valdanha Netto
Evandro Murer
Gilson Daniel Del Santo
Ruy Barbosa Martins Calheiros Netto
Zuleika de Albuquerque
Carlos José dos Santos
Prêmio Benemérito CREF4/SP
Alessandro Panitz Puglia
Aristides de Almeida Rocha
Alexandre Luiz Giordano
Aildo Rodrigues Ferreira
Alexandre Paiva Santos
Comendador Hermes Elias de Moura
Instituto Esportivo Vale do Paraíba
Esplanada Society Esportes Ltda.
Carlos Henrique Focesi Sampaio
Felipe Augusto Lyra Carreras
José Serra
Renato Lira Miler Silva
Yohansson do Nascimento Ferreira
Carlos Augusto Manoel Viana
Thiago Milhim
Maureen Maggi
Hélio Fernando Sacconi
Antonio Goulart dos Reis
Sérgio Tomita
André Trindade
ACAD Brasil
Fitness Brasil
Programa E agora, José?
Alberto de Castro Pochini
Lindberg Aziz Cury Júnior
Hélio Nishimoto
Confira a pasta de fotos deste evento no Flickr do CREF4/SP clicando AQUI.