CREF4/SP e FPJudô ampliam parceria para elevar o grau de profissionalização dos faixas-pretas

Alessandro Puglia e Nelson Leme comemoram mais um avanço rumo à profissionalização da atividade física © FPJCOM

Com o objetivo de dar aos futuros professores de judô ainda sem registro uma noção mais ampla e científica da profissão, as entidades vão oferecer cursos e módulos de capacitação 

Por FPJCOM
31 de dezembro de 2021 / São Paulo (SP)

Em janeiro, as comissões científicas do CREF4/SP e da FPJudô estabelecerão os parâmetros de capacitação para os professores sem registro no CREF4/SP © FPJCOM

Visando a ampliar a parceria existente entre o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e a Federação Paulista de Judô (FPJudô), os presidentes Nelson Leme da Silva Júnior e Alessandro Panitz Puglia discutiram novas ações que deverão melhorar o grau de profissionalismo dos professores formados pela federação já nas próximas temporadas. O encontro ocorreu no Centro de aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Água Branca.

“Nós, do CREF4/SP, estamos dispostos a desenvolver todos os esforços necessários para capacitar ainda mais os faixas-pretas sho-dans, ni-dans e san-dans formados pela Federação Paulista de Judô que não sejam graduados em Educação Física. Vamos oferecer o conhecimento necessário à prática do ensino nas áreas de preparação física, pedagogia e outras. Transmitiremos a eles uma consciência muito mais ampla da atividade”, disse Nelson Leme.

Nelson Leme assegurou que o CREF4/SP está disposto a desenvolver todos os esforços necessários para capacitar ainda mais os faixas-pretas paulistas © FPJCOM

Segundo os dirigentes, as aulas do convênio serão ministradas nas sedes do CREF4/SP localizadas em vários pontos do Estado, e os trabalhos serão coordenados por um grupo composto por seis ou oito professores e doutores integrantes das comissões científicas de ambas as entidades.

Otimista com a possibilidade de oferecer capacitação complementar inédita aos futuros faixas-pretas filiados em São Paulo, Alessandro Puglia pretende promover os estudos técnicos necessários antes de anunciar a novidade aos mais de 2 mil professores que participarão do credenciamento técnico da FPJudô deste ano.

Alessandro Puglia, Nelson Leme e Arnaldo Queiroz na sala de reuniões do CAT © FPJCOM

“O professor Nelson e eu já vínhamos estudando esta possibilidade há algum tempo e hoje conseguimos chegar a um consenso e definir as bases do projeto que será lançado oficialmente em fevereiro, no credenciamento técnico”, explicou Puglia. Ele prometeu trabalhar para que os faixas-pretas ainda não graduados em Educação Física possam atuar em todos os eventos da federação, bem como em clubes e escolas. Essa autorização seria dada por um período determinado aos aprovados em todos os módulos do CREF4/SP.

O dirigente do Conselho Regional de Educação Física afirmou que ainda em janeiro as comissões científicas do CREF4/SP e da FPJudô criarão os parâmetros de capacitação para os professores sem registro no CREF4/SP. Na sequência serão definidos os passos seguintes da nova parceria.

Modelo do novo Certificado de Graduação da FPJudô com a chancela do CREF4/SP

Certificados de graduação autenticados pelo CREF4/SP

A primeira ação aprovada pelas duas entidades, que já está em andamento, envolve os certificados de graduação expedidos pela Federação Paulista de Judô que, a partir de 2021, já passam a ter também a chancela do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região. Algo inédito que agregará maior importância ainda aos diplomas emitidos pela FPJudô e selará a inter-relação entre os dois órgãos administrativos.