11 de novembro de 2024
Cubanos com vaga para Tóquio 2020 aguardam transferência para a base de treinamento em Cienfuegos
Judocas cubanos que pretendem disputar as Olimpíadas de Tóquio aguardam a aprovação de uma base de treinamento na província central de Cienfuegos
Jogos de Tóquio
31 de janeiro de 2021
Por Mike Rowbotton / Inside the Games
Curitiba (PR)
Rafael Manso, presidente da Federação Nacional de Judô de Cuba, disse à Agência Cubana de Notícias (ACN) que estão sendo feitos os preparativos para que as seleções masculina e feminina, treinadas respectivamente por Julio Alderete e pelo medalhista de bronze olímpico Yordanis Arencibia, possam continuar a preparação para os Jogos de Tóquio 2020 em Cienfuegos.
Segundo o dirigente, o município de Cienfuegos é considerado mais seguro do que a capital Havana, onde as equipes nacionais de todas as disciplinas estão localizadas, com exceção dos atletas que estão treinando no exterior, devido à pandemia em curso.
Os judocas radicados em Havana terão a possibilidade de viajar para a Pérola do Sul, como é conhecida a cidade de Cienfuegos, onde os alunos de Arencibia já treinaram. Os atletas de Julio Alderete recentemente usaram Santiago de Cuba como base de treinamento.
Word Masters
Recentemente os judocas cubanos viajaram para o Catar, onde participaram do Word Masters de Doha e obtiveram resultados decepcionantes. Magdiel Estrada, na categoria até 73kg, Andy Granda na categoria + de 100kg e a peso pesado, Idalys Ortiz, caíram para os seus adversários nas primeiras lutas.
Antes de viajar para Doha, Manso disse ao ACN que os atletas cubanos planejavam disputar eventos do Grand Slam em Tel Aviv e Paris no próximo mês. O Campeonato Mundial, que deve ser realizado em Budapeste em junho, também está no planejamento.
“Cuba possui recorde expressivo no judô olímpico. Atualmente figuramos em quinto lugar no quadro geral de medalhas de todos os tempos, com seis ouros, 14 pratas e 16 bronzes”, revelou o dirigente cubano.