17 de novembro de 2024
Curso Internacional de Instrutores da ITKF será realizado na Universidade de Leipzig, na Alemanha
A parceria entre a TKU e a ITK foca a formação e a certificação de nova geração de instrutores da ITKF na Europa
Curso de Instrutores da ITKF
8 de junho de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO ITKF
Curitiba – PR
A Traditional Karate University (TKU) by ITKF realizou nos dias 22 e 23 de junho as primeiras reuniões com o ITK (Cursos Internacionais de Técnicos Esportivos) junto à Universidade de Leipzig, na Alemanha.
O ITK faz parte da tradicional faculdade de educação física alemã, e desde 1964 realiza cursos internacionais de especialização para formação e aperfeiçoamento de técnicos esportivos.
Gilberto Gaertner, presidente da Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) detalhou o propósito dos encontros.
“O objetivo das reuniões foi iniciar um projeto de parceria entre a Traditional Karate University e o ITK visando à formação e certificação dos instrutores de karatê tradicional na Europa. Felizmente as conversações transcorreram de forma muito proveitosa e foram estabelecidas as bases para uma futura parceria.”
Participaram das reuniões o professor doutor Márcio Kerkoski, membro do comitê pedagógico da TKU–ITKF; o professor doutor Daniel Eckert-Lindhammer, diretor do ITK; e Gilberto Gaertner, presidente da ITKF.
Além de encontrar-se com os professores europeus, o presidente da ITKF realizou uma conferência para os alunos da Universidade de Leipzig sobre psicologia do esporte. Após sua palestra o dirigente elogiou o encontro e ponderou sobre a importância da parceria com a Universidade de Leipzig.
“Entendo que a expertise do ITK pode contribuir significativamente na formação de uma nova geração de instrutores da ITKF e possibilitar uma certificação internacional diferenciada na Europa.”
Já o professor Kerkoski, que cursou a especialização do ITK em treinamento desportivo em 1985, considera o curso bem estruturado e disse que vê uma ótima possibilidade de se criar uma parceria de sucesso.
Parafraseando Nélson Mandela, o líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, o professor Daniel lembrou que “o esporte tem o poder de mudar o mundo”.
“Ao formar os treinadores, ensinamos a mudança para um futuro melhor. Aguardo com grande expectativa a parceria entre a ITKF e o ITK. A educação é a chave para o desenvolvimento dos nossos filhos e, portanto, precisamos de bons professores e treinadores”, concluiu o diretor do ITK.