15 de novembro de 2024
Daniel Iglesias de Carvalho é eleito presidente do Crea-TO
O engenheiro civil paulista e faixa preta ni-dan de judô comandará o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins no próximo triênio
Gestão
10 de outubro de 2020
Fonte TOP TEAM LEADERSHIP I Fotos DIVULGAÇÃO
Palmas – TO
Por mais que a função de professor seja a que melhor o represente, o presidente eleito para a gestão 2021/2023 do Crea-TO tem um currículo muito mais amplo que inclui as atividades de empresário, acadêmico, desportista e, é claro, pai de família.
Nascido em São Caetano do Sul (SP) no dia 31 de outubro de 1977, Daniel Iglesias de Carvalho vem de uma família bastante ligada à política partidária e esportiva, com seu pai tendo sido presidente da Federação Paulista de Judô, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô e vereador em Mauá por inúmeros mandatos. Casado com a magistrada Aline Bailão Iglesias e pai de um casal, aos 15 anos decidiu cursar engenharia, inspirado pelas obras em que acompanhava o pai, que é empresário da construção civil.
Graduou-se Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, no ano de 2000, quando teve sua primeira construtora que prestava serviços para a Secretaria de Educação do Governo Estadual de São Paulo. Três anos depois, assumiu a fiscalização da Secretaria de Obras da Prefeitura de Mauá. Em 2005, chegou a Palmas, onde montou a construtora Daniel Iglesias Projetos e Construções, com foco principal em construções residenciais. Neste ponto, decidiu dividir seu tempo com a carreira acadêmica, que algum tempo depois passou a ser seu foco principal, ministrando aulas na UFT, Ulbra, ITPAC, além de palestras em outras diversas instituições, o que já faz há 15 anos.
Pós-graduado em docência do Ensino Superior e mestre em Engenharia Ambiental pela UFT, neste momento cursa doutorado em Estruturas de Grandes Obras na Universidade do Porto, em Portugal. Sua pesquisa no doutorado lhe rendeu o cargo de Coordenador de Pesquisas de Pontes e Viadutos da UFT, ganhando grande reconhecimento da mídia local em matérias e visitas técnicas para avaliação de pontes no Estado do Tocantins.
Em 2020, algumas associações ligadas à engenharia o indicaram para participar, pela primeira vez, do pleito para a presidência do Crea. Em longos sete meses de campanha, o professor Daniel atingiu a votação recorde de 637 votos (43%), conduzindo ainda os parceiros Daltro Pereira para o Conselho Federal do Confea e André Ribeiro para a direção geral da Mutua.
Em seu lado menos conhecido, estão hobbies como faixa preta ni-dan (2º dan) de judô e produtor de cerveja artesanal, que o conduziram em 2009 à presidência da Fejet – Federação de Judô do Estado do Tocantins e em 2018 à presidência da Acerva – Associação de Cervejeiros Artesanais do Estado do Tocantins.
Segundo Iglesias, para os próximos anos, seu foco será a transformação dos procedimentos e modernização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins, o que certamente fará buscando a excelência, assim como tudo o que tem realizado em sua carreira profissional.