19 de novembro de 2024
Dante Kanayama é nomeado coordenador geral dos exames de graduação da FPJudô
Indicação foi anunciada no encontro de kodanshas realizado em maio, no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Federação Paulista de Judô
Judô Paulista
08/06/2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS/FPJUDÔ
São Paulo – SP
A solenidade que reinaugurou oficialmente o dojô do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Federação Paulista de Judô (FPJudô) foi palco de várias iniciativas e ações inéditas.
No encontro, a diretoria da entidade homenageou o professor kodansha (8º dan) Mário Katsumi Matsuda, apresentou a nova comissão de graduação da FPJudô, composta por cinco professores kodanshas. O também professor kodansha (8º dan) Dante Kanayama foi nomeado coordenador geral dos exames de graduação da entidade.
Os principias dirigentes da FPJudô participaram da solenidade, entre os quais Alessandro Panitz Puglia, presidente; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra; José Jantália, vice-presidente; Joji Kimura, coordenador técnico; e os delegados regionais Akira Hanawa (14ª DRJ), Argeu Maurício de Oliveira (3ª DRJ), Cléber do Carmo (12ª DRJ), Jiro Aoyama (7ª DRJ), Osmar Aparecido Feltrim (6ª DRJ), Roberto Joji Chiba Kimura (10ª DRJ), Sidnei Paris (8ª DRJ) e Wilmar Terumiti Shiraga (5ª DRJ).
Ao todo 36 professores kodanshas abrilhantaram o encontro, entre eles os senseis Massao Shinohara (10º dan), Shuhei Okano (9º dan), Michiharu Sogabe (9º dan), Celestino Seiti Shira (8º dan), Dante Kanayama (8º dan), Odair Borges (8º dan), Umeo Nakashima (8º dan) e Valdir Melero (8º dan).
Após a homenagem prestada a Mário Matsuda, Alessandro Puglia apresentou a nova comissão de graduação da FPJudô e na sequência nomeou o professor Dante Kanayama coordenador geral dos exames de graduação da entidade.
“Fizemos este convite ao sensei Kanayama em função dos relevantes serviços prestados nas últimas décadas. Temos certeza de que com a sua colaboração os exames de graduação acompanharão o processo de ajuste e adequação que o judô paulista vive”, disse o dirigente, que ainda fez um agradecimento em japonês ao professor Dante: “Onegai-shimasu, sensei Kanayama”.
Após sua nomeação o professor Dante Kanayama falou sobre o novo desafio e avaliou o compromisso assumido com a entidade que auxilia por várias décadas.
“É sempre uma grande honra colaborar e representar a federação paulista. Afinal de contas, com exceção da CBJ, que faz a gestão nacional da modalidade, a FPJudô é a maior entidade do judô no Brasil. Todos os anos exportamos talentos para outros Estados e até para outros países. Sei que assumo uma grande responsabilidade, mas tenho certeza de que contarei com a ajuda de grandes colaboradores que me transmitem a certeza de que juntos atenderemos as demandas do cargo que me está sendo confiado”, disse o dirigente. Ele lembrou os momentos difíceis vividos à frente da arbitragem.
“Por 20 anos fui coordenador de arbitragem da FPJ e muitas vezes tive dúvidas e pensei em falar com o professor Chico. Mas aí eu ponderava que, se o presidente me nomeou para tocar o departamento e resolver contratempos, por que levar problemas a ele? Quando assumimos cargos de comando e fazemos a gestão de pessoas temos de exercer a liderança que nos foi confiada por nossos superiores e equacionar os problemas. A experiência acumulada anteriormente me dá total segurança para assumir este compromisso”, revelou Kanayama.
Lembramos ao novo coordenador de exames da FPJ que, quando falamos em graduação, tocamos em algo muito delicado, que envolve a vaidade e o orgulho de um número bastante expressivo de praticantes, e Kanayama contou como pretende lidar com esta questão.
“Na realidade eu vou coordenar os exames, mas a comissão recém-nomeada fará a análise criteriosa dos currículos enviados. Quem estiver realmente capacitado receberá a nova graduação. Acho que com a colaboração de todos esta função será facilmente executada. Além do mais, este é um tema que eu gosto muito e mexe muito comigo. Torço também para que o trabalho que faremos em São Paulo colabore e agilize os pedidos de graduação enviados à comissão de graduação da CBJ”, finalizou Kanayama.
Após enumerar os predicados do novo coordenador geral dos exames de graduação, Francisco de Carvalho parabenizou o professor recém-nomeado e assegurou que Kanayama executará a nova função com maestria.
“A pessoa do professor Dante Kanayama, fala por si e dispensa palavras ou adjetivos. Sua marca registrada é a fidelidade, e faço esta afirmação pelo comprometimento que ele mostrou com a minha administração e com os interesses da FPJ ao longo de muitos anos. O Dante é incomparável pela fidelidade, pelo comprometimento e senso de responsabilidade. Muitas vezes teve de tomar decisões difíceis, mas sempre teve um olhar maior fundamentado nos destinos da federação”, disse o presidente de honra da FPJudô.
“Tenho o maior orgulho em ver o Dante ocupando uma função de protagonismo na FPJudô. Aliás, meu sonho era vê-lo comandando a arbitragem nacional, pois tenho plena convicção do seu conhecimento e de seu comprometimento com este setor. Lamentavelmente este sonho não se concretizou, mas estou certo de que vencerá o desafio das novas funções e atenderá aos anseios e interesses de nosso Estado e de nossa comunidade”, previu Chico do Judô.
Alessandro Puglia explicou que o professor nomeado participou ativamente da formação na nova comissão de graduação, e que a sua indicação foi baseada na meritocracia.
“O professor Dante teve uma participação decisiva na formação do grupo de professores que compõem a nova comissão de graduação. No passado, quando ainda era o nosso diretor de arbitragem, ele já tinha esta preocupação e cuidado com os exames de graduação. Felizmente, recentemente o número de pedidos cresceu muito no interior do Estado e por isso o professor Dante desenvolveu um trabalho para agilizar a realização dos exames. Com base na meritocracia, achamos que a coordenação geral dos exames deveria ficar nas mãos dele, e deu certo. O sensei Dante também auxiliará a comissão de graduação nas análises dos pedidos de dans acima do go-dan, que serão enviados para a comissão de graduação da confederação brasileira”, concluiu Alessandro Puglia.
Professores kodanshas no encontro
Massao Shinohara 10º dan
Michiharu Sogabe 9º dan
Shuhei Okano 9º dan
Celestino Seiti Shira 8º dan
Dante Kanayama 8º dan
Odair Antônio Borges 8º dan
Umeo Nakashima 8º dan
Valdir Melero 8º dan
Francisco de Carvalho Filho 7º dan
José Gomes de Medeiros 7º dan
Josino Francisco de Souza 7º dan
Luiz Yoshio Onmura 7º dan
Maurílio Cesário 7º dan
Osmar Aparecido Feltrim 7º dan
Tadashi Kimura 7º dan
Yoshiyuki Shimotsu 7º dan
Alessandro Panitz Puglia 6º dan
Antônio Roberto Coimbra 6º dan
Argeu Maurício Oliveira Neto 6º dan
Cláudio Kiyoshi Kanno 6º dan
Cléber do Carmo 6º dan
Gerardo Siciliano 6º dan
Henrique Serra Azul Guimarães 6º dan
Jiro Aoyama 6º dan
José Gildemar Carvalho 6º dan
José Paulo Costa Figueiroa 6º dan
José Raimundo da Silva 6º dan
Kanefumi Ura 6º dan
Leandro Alves Pereira 6º dan
Leonel Yoshiki Matsumoto 6º dan
Milton Trajano da Silva 6º dan
Osvaldo Hatiro Ogawa 6º dan
Roberto Joji Chiba Kimura 6º dan
Sérgio Barrocas Lex 6º dan
Sidnei Paris 6º dan
Wilmar Terumiti Shiraga 6º dan