De olho nos Jogos Olímpicos de 2024, seleção brasileira disputa Grand Slam de Paris

Mais de 46 países disputarão o Grand Slam de Paris © CBJ

Dez brasileiros lutarão na capital francesa, neste final de semana, sentindo, pela primeira vez, a atmosfera da próxima sede olímpica

Por COB
14 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

O Grand Slam de Paris está de volta ao calendário do Circuito Mundial de Judô em uma edição histórica que comemora seus 50 anos de existência. O tradicional Torneio de Paris, como era chamado até 2009, reunirá os melhores judocas do mundo no Palácio de Bercy nos dias 16 e 17 de outubro, antecipando a atmosfera que se espera encontrar daqui a três anos, nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Eu vejo essa competição como o start para o próximo ciclo olímpico e o fato de ser na cidade olímpica me faz sentir mais perto do meu sonho. Sentir as energias de estar lutando um Grand Slam com gostinho de Olimpíada. E uma medalha na cidade olímpica me traria muita alegria de estar dando os primeiros passos rumo a 2024”, projeta a peso médio da seleção brasileira, Ellen Santana, que tem uma medalha de bronze em Grand Slam (Dusseldorf 2019) e busca sua primeira participação olímpica.

Ao lado dela, estarão outros nove judocas brasileiros que nunca disputaram os Jogos Olímpicos e também buscarão alimentar o sonho olímpico em Paris, neste final de semana.

“Estou muito confiante. Paris é uma competição muito tradicional e de nível elevado. Mas estou preparado e pronto para buscar uma medalha nesse evento. Vai ser muito especial lutar na cidade e no país dos Jogos Olímpicos. Servirá de grande motivação para esse ciclo olímpico”, concorda o jovem Guilherme Schimidt (81kg), responsável pela primeira medalha do judô brasileiro no novo ciclo, a prata no Grand Prix de Zagreb, há algumas semanas.

Além do Brasil, outros 46 países já estão entre os inscritos no Grand Slam de Paris, entre eles, potências como o Japão, Rússia, Azerbaijão, Mongólia, Alemanha, Holanda, entre outros. Os anfitriões têm por direito inscrever quatro atletas por categorias e, por isso, a França será a maior delegação, com 56 judocas.

Seleção Brasileira

48kg – Natasha Ferreira – Sociedade Morgenau – FPRJUDO
57kg – Jéssica Pereira – Instituto Reação – FJERJ
70kg – Ellen Santana – E.C. Pinheiros – FPJUDO
66kg – Willian Lima – E.C. Pinheiros – FPJUDO
66kg – Renan Torres – SESI-SP – FPJUDO
73kg – David Lima – Sogipa – FGJ
81kg – Guilherme Schimidt – Minas Tênis Clube – FMJ
90kg – Marcelo Gomes – Sogipa – FGJ
100kg – Lucas Lima – E.C. Pinheiros – FPJUDO
+100kg – João Cesarino – A. Yamazaki de Judô – FPJUDO