Decacampeão mundial e bicampeão olímpico, Teddy Riner planeja aposentadoria em Paris 2024

Ao som da Marseillaise, em Budapeste Teddy Riner comemora o décimo ouro em mundiais

Um dos maiores nomes da história do judô mundial planeja se despedir nos Jogos Olímpicos de Paris, dentro de casa

Ippon
4 de agosto de 2018
Fonte GloboEsporte.com I Fotos PAULO PINTO/BUDÔPRESS
Paris – França

O palco final já está definido. Um dos maiores nomes da história do judô, com dois ouros olímpicos, em 2012 e 2016, e dez títulos mundiais, Teddy Riner afirmou que vai se aposentar após os Jogos de Paris, em 2024. Em entrevista ao jornal “Le Figaro”, o judoca francês, de 29 anos, quer se despedir do esporte ao disputar em casa sua última Olimpíada.

Na final contra o gigante francês, David Moura tentou levar a luta para o chão, mas Teddy Riner não permitiu

– Será o final para mim. Farei tudo o que puder para encerrar a minha carreira nos Jogos de Paris. Todo mundo achava que eu fosse me aposentar, mas não irei parar agora. Irei encerrar a carreira em Paris 2024, em casa – disse o judoca, que terá 35 anos nos Jogos de Paris.

Moura foi um grande adversário, mas não conseguiu parar o francês

Antes, porém, Riner quer chegar ao seu terceiro ouro olímpico. Nos Jogos de 2020, em Tóquio, o judoca acredita ainda ter chances de subir ao lugar mais alto do pódio mais uma vez. Nenhum outro atleta francês conquistou três ouros olímpicos em sequência.

O pódio do peso pesado com David Moura em segundo e Rafael Silva em terceiro lugar

– Gostaria de ser tricampeão, sim. É uma meta real. Claro que esta medalha está perto do coração, em 2020, porque quero conquistá-la em Tóquio, não em Paris. Posso até conquistar uma quarta medalha de ouro olímpica, já que a competição por equipes vai estrear em Tóquio.