22 de dezembro de 2024
Dejan Nedev mostra a tradição da ITKF na Macedônia e dá a receita para expansão global da entidade
Membro da diretoria executiva da Federação Internacional de Karatê Tradicional destacou a trajetória histórica de sua família na modalidade
ITKF Global
9 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO
Curitiba – PR
Nesta entrevista exclusiva com Dejan Nedev, secretário geral da Federação de Karatê Tradicional da Macedônia (MTKF), a revista Budô pôde calcular as dimensões do karatê tradicional do país, cuja capital, Skopje, é conhecida pelos edifícios históricos que viraram museus. Localizada na península balcânica, no Sudeste da Europa, a Macedônia do Norte é um dos Estados que integravam antiga Iugoslávia, da qual declarou independência em 1991.
Nascido em 28 de janeiro de 1980 em Skopje, Dejan Nedev é faixa preta roku-dan (6º dan) e doutor em educação física e esportes. O renomado professor iniciou esta entrevista revelando detalhes sobre a fundação da Federação de Karatê Tradicional da Macedônia (MTKF).
“A MTKF foi fundada em outubro de 1991 pelo shihan Vencislav Nedev, professor pioneiro do karatê em nosso país atual presidente da entidade. Somos membros da International Traditional Karate Federation (ITKF) e da Europe Traditional Karate Federation (ETKF), desde 1992.”
A MTKF participou pela primeira vez de campeonatos da ETKF em Lódz, na Polônia em 1992, e de campeonatos mundiais da ITKF no mesmo ano, em Montreal, no Canadá. “Desde 1992, nosso principal objetivo é tornar o karatê ITKF reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 2001 a MTKF foi reconhecida pelo governo e autoridades esportivas da Macedônia após dez anos de luta, provando que o karatê tradicional é um esporte totalmente diferente do praticado na World Karate Federation (WKF). Nesse período vencemos vários processos contra a WKF e hoje temos os mesmos direitos dela na Macedônia. Este status é resultado da grande persistência de nosso presidente e fundador, sensei Vencislav Nedev”, detalhou o dirigente.
Sensei Dejan revelou que a relação pessoal do professor Vencislav com o mestre Hidetaka Nishiyama foi sempre muito próxima e sólida.
“Entre 1992 e 2008, nossa relação com o sensei Nishiyama foi muito intensa. Seguimos todos os seminários realizados por ele na Europa e tive o orgulho de ajudá-lo em várias ocasiões e por ter sido seu assistente. Tive o privilégio e a sorte de ser seu aluno direto, aprendendo muito karatê-dô, pelo que sou muito grato. Shihan Nishiyama foi ao nosso dojô em duas ocasiões, a primeira em 1999, durante o campeonato dos Balcãs, e a segunda em 2004, durante o campeonato europeu em Skopje. Também participamos de vários Summer camps da ITKF em San Diego, na Califórnia.”
Dejan Nedev enfatizou que o grande amor de seu pai e treinador pelo karatê tradicional o inseriu no mundo da modalidade. “Desde criança vi meu pai comandar treinos em nosso dojô e isso fez com que eu tivesse enorme vontade de praticar karatê, assim como meu irmão e minha irmã. Desde então estamos em atividade, seja como competidores, treinadores ou árbitros. Em função do nosso envolvimento recebemos o título de família mais esportiva da Macedônia.”
Ao lembrar do evento mais importante realizado até hoje em seu país, o dirigente destacou o cinquentenário da MTKF. “O evento mais importante da MTKF realizou-se em 2017, quando comemoramos o 50º aniversário do karatê na Macedônia. O certame recebeu os maiores dirigentes, atletas, treinadores e profissionais do esporte do nosso país. A modalidade é tida como a número um em nosso país, em função dos expressivos resultados internacionais.”
Nedev enfatizou que a MTKF possui ambiciosos planos e projetos para 2021, como a organização de uma grande competição e de um seminário internacional, por ocasião do 50º aniversário de fundação por Vencislav Nedev do Clube Rabotnicki, o primeiro de karatê na Macedônia. “Lamentavelmente, este ano fomos impedidos de comemorar e celebrar este grande jubileu devido à pandemia.”
Atualmente a Federação de Karatê Tradicional da Macedônia possui cerca de 30 dojôs, clubes e escolas filiados e reúne em torno de 600 praticantes de todas as idades, com maior presença de crianças entre 6 e 14 anos. A seleção da Macedônia registra cerca de 60 competidores nas categorias sênior, júnior e juvenil, mas a renovação da gestão internacional da modalidade levou os dirigentes a projetarem um crescimento significativo nos próximos anos.
“Após a morte de nosso líder fundador, sensei Hidetaka Nishiyama, ITKF e o karatê tradicional enfrentaram muitos problemas e ataques internos e externos, mas nos últimos anos o karatê tradicional voltou a unir-se, tornando-se cada vez mais forte. Alguns membros que não estavam ativos estão sendo reativados e muitos novos países estão unindo-se a nós, graças à política de unificação desenvolvida pela atual liderança da ITKF. Acreditamos que a política de unificação atual tornará a ITKF tão forte quanto antes”, previu o dirigente.
O secretário geral da Federação de Karatê Tradicional da Europa concluiu antevendo tudo aquilo que deve ser feito para consolidar a expansão territorial da ITKF no mundo.
“Acredito que a ITKF deve ser mais ativa do que nunca, organizando eventos em nível global e continental, como torneios, seminários e palestras ministradas por proeminentes karatecas, treinadores e árbitros. Isso vai engajar novas gerações em nossas fileiras e graças ao conhecimento e à experiência das melhores karatecas do mundo. Somente assim iremos desenvolver, popularizar e elevar o nível da ITKF em todo o mundo”, concluiu o membro da diretoria executiva da ITKF.