Delegação brasileira de taekwondo embarca para Tóquio após treinamento na Sérvia

Atletas e comissão técnica embarcando para a Sérvia © CBTKD

Os atletas embarcaram diretamente da Sérvia, destino muito procurado por taekwondistas pela possibilidade de treinos e competições, além do alto nível técnico

Fonte Giulia Ciccarelli / CBTKD
20 de julho de 2021 / Curitiba (PR)

A seleção brasileira de taekwondo escolheu a Sérvia como local de preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio pelas condições estáveis em relação à covid-19 e por ser um país muito procurado por atletas da modalidade.

Alberto Cavalcante Maciel Júnior e Rivanaldo Ferreira de Freitas, presidente e vice da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), participaram intensamente da preparação. Técnicos medalhistas olímpicos, os dirigentes puderam acompanhar de perto os treinamentos da equipe. Maciel Júnior foi técnico de Maicon Andrade, bronze nos Jogos do Rio em 2016.

Presidente Alberto Maciel Júnior orienta os atletas na Sérvia © CBTKD

“A equipe que nos recebeu na Sérvia tem grandes resultados, com medalhistas olímpicos e mundiais. Treinar em alto nível, com grandes atletas, nos ajuda a subir ainda mais”, disse Ícaro Miguel (até 80kg), um dos destaques do time brasileiro.

Além de Ícaro, outros destaques – como Milena Titoneli (até 67kg) e Edival Pontes (até 68kg) – tiveram a oportunidade de treinar com o técnico Dragan Jovic, mentor de atletas na conquista de duas medalhas olímpicas e dois títulos mundiais.

“Dragan é um técnico de grandes resultados, assim como os nossos. Acredito que grandes mentes aprendendo em conjunto elevam o nível do nosso esporte e nos aproximam de nossos objetivos pessoais”, acrescentou Ícaro. Os treinos internacionais de atletas são altamente recomendados, principalmente pela troca de experiência em alto nível.

Por isso a CBTKD proporcionou essa oportunidade de crescimento profissional aos atletas, que, durante a viagem, tiveram acesso a coletes eletrônicos que dão aos praticantes a chance de vivenciar os treinos como se fossem uma competição, adaptando força, frequência e localização dos chutes da melhor forma possível.

Ex-dirigente estadual e ex-técnico da seleção brasileira, Maciel Júnior acumula grande experiência na gestão esportiva © CBTKD

Milena Titoneli reforçou a importância da oportunidade oferecida à equipe: “Foi um período muito produtivo para mim. Estamos aprendendo com eles, e eles conosco. O uso do colete eletrônico foi outro aspecto extremamente importante para nós.”

Segundo o presidente da CBTKD, a gestão esportiva de alta qualidade beneficia, e muito, o fomento do esporte. “Nós, como confederação, buscamos estar sempre próximos dos atletas. Desde o começo da gestão acompanhamos os atletas nas principais competições e vimos de perto os resultados crescentes.”

Em 2019 a equipe brasileira conquistou duas medalhas de prata e três de bronze no mundial em Manchester; duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze nos Jogos Pan-Americanos em Lima; e 14 medalhas no campeonato Pan-Americano de Taekwondo em Cancun. “Essas conquistas são fruto de uma gestão presente e participativa, que incentiva os atletas por meio de ações positivas”, completou Maciel Júnior

Iniciativas como a preparação na Sérvia servem, também, para aproximar os atletas da CBTKD e estreitar os laços de convivência.

Atletas ouvem a preleção do dirigente antes de embarcar para Tóquio © CBTKD

“O momento que tivemos na Sérvia foi especial, pela oportunidade de dar apoio emocional aos atletas e para que eles se sentissem abraçados pela confederação. Tive a oportunidade de passar um grande ensinamento que levo para vida: muitas pessoas esperam que vocês estejam lutando por elas, mas que acima de tudo vocês possam lutar por vocês mesmos. Espero do fundo do coração que eles saibam que a CBTKD estará ao lado deles sempre”, afirmou o dirigente.

Compõem a delegação de Tóquio 2020 os atletas principais Edival Marques, Milena Titoneli e Ícaro Miguel e os reservas João Victor Diniz, Caroline Gomes e Henrique Preciso, além dos treinadores Clayton dos Santos e Diego Guimarães. Completam a comissão técnica o fisioterapeuta Fábio Barbosa, a coordenadora técnica Natália Falavigna e a analista de desempenho Paula Avakian.

Maciel Júnior destacou ainda a participação do vice-presidente Rivanaldo Ferreira de Freitas na equipe, contribuindo para a aproximação dos atletas com a confederação.