Delegacia Regional Araraquarense realiza módulo de arbitragem e workshop para oficiais técnicos

Juntos, participantes do módulo de arbitragem e do workshop para oficiais técnicos da Araraqerense fazem foto histórica © 6ª DR

Com 66 inscritos, encontro no ginásio do Centro Esportivo Eldorado, em São José do Rio Preto, mostra o bom momento da arbitragem na Araraquarense.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
27 de abril de 2023 / São Paulo (SP)

Abrindo os trabalhos da temporada 2023, a coordenação de arbitragem da 6ª Delegacia Regional Araraquarense realizou o módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar nesta temporada nos eventos da 6ª Delegacia Araraquarense da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e de todo o Estado, bem como para subsídio da pontuação dos árbitros que farão exame de graduação neste ano.

O módulo de arbitragem e o workshop para oficiais técnicos realizaram-se no dia 12 de março no ginásio do Centro Esportivo Eldorado, em São José do Rio Preto (SP), e contaram com a participação de 66 judocas.

Na primeira fila de professores estão importantes referências do judô da Araraquarence, professores Luis Antônio Nunes de Moraes, o Gordo, Léo Eduardo Secches Mansor, Wagner Brunini, Lairton César Secches Mansor e Carlos Henrique da Silva © 6ª DR

Ministrado pelo coordenador de arbitragem da 6ª DR Araraquarense, sensei go-dan Leonardo Arashiro, árbitro continental FIJ B e responsável pela Associação Arashiro de Judô, o módulo de arbitragem foi acompanhado por 34 árbitros das principais agremiações da região. O sensei san-dan João Marques Pereira, árbitro nacional C e coordenador de arbitragem adjunto da 6ª DR, atuou como auxiliar.

Segundo o professor Arashiro, o módulo de arbitragem é um valioso recurso na preparação e formação de novos árbitros. “Esses encontros são de fundamental importância no processo de atualização e renovação da arbitragem, pois sempre precisamos de árbitros novos. Tanto em nível regional quanto estadual, o aprimoramento constante da arbitragem é imprescindível.”

Professores Wagner Brunini, Roberto Fuscado, Marcelo Mendes (faixa marrom), Leonardo Arashiro, Fábio de Almeida Feltrin, Lairton Mansur e Luis Sérgio Ferrante © 6ª DR

Entre os presentes estava o professor Fábio de Almeida Feltrin, delegado da 6ª Delegacia Regional Araraquarense, que durante a cerimônia de abertura falou sobre a importância de atualizar a arbitragem no início de cada temporada.

“Como sempre, abrimos a temporada revendo e aprimorando o trabalho da arbitragem, e para tanto contamos com a colaboração dos experientes professores Leonardo Arashiro, da cidade de Altair (SP), e Jelton Monção Pantano, de São José do Rio Preto (SP). Em nome das diretorias da FPJudô e da 6ª DR Araraquarense, agradeço a presença de todos e, em especial, a participação dos professores kodanshas Roberto Luís Fuscaldo e Sérgio Luís Ferrante.”

Leonardo Arashiro comandando o módulo de arbitragem © 6ª DR

Workshop de Oficiais Técnicos

Contando com 32 inscritos, após a encerramento do módulo de arbitragem realizou-se o Workshop de Oficiais Técnicos, curso preparatório para os oficiais que irão atuar nos eventos da 6ª Delegacia Regional Araraquarense.

Ministrado pelo sensei Jelton Monção Pantano, coordenador de oficiais técnicos da 6ª DR Araraquarense, auxiliado pela professora san-dan Stefani Garbal Leal, do Instituto Professor Chiba de Judô de Barretos, coordenadora adjunta da regional, o curso abrangeu as áreas teórica e prática. Na avaliação do sensei Jelton, trata-se de enorme contribuição no processo de renovação do quadro de árbitros do judô paulista.

Os professosres kodanshas Sérgio Luís Ferrante e Roberto Luís Fuscaldo fazem pronunciamento na cerimônia de abertura © 6ª DR

“Entendo que a realização de worksop no início da temporada, antes da abertura do calendario esportivo da FPJudô e da Araraquarense, seja de suma importância, pois possibilita uma vivência teórica e prática bem abrangente a todos os participantes, principalmente os novos oficiais técnicos que ingressam na arbitragem. Aqueles que já atuam há mais tempo, por sua vez, conseguem conhecer todas as funções exercidas pelos oficiais técnicos”, avaliou o dirigente.

Sérgio Ferrante professor kodansha (7º dan), diretor de módulos da Araraquarense e responsável pela Associação Guairense de Judô; João Marques Pereira san-dan, adjunto da arbitragem e árbitro nacional C; Leonardo Pontes Arashiro, coordenador de arbitragem da Araraquarense; Fábio de Almeida Feltrim, delegado da 6º DR Araraquarense; Luiz Antônio Nunes de Moraes, responsável pela Associação Jalense de Judô; Stefani Garbal Leal, professora ni-dan e adjunta de Oficiais Tecnicos da 6ª DR; Jelton Monção Pantano san-dan, coordenador de Oficiais Técnicos da Araraquarense; professor kodansha Roberto Fuscaldo (7º dan), diretor de disciplina da 6º DR e responsável pela Associação Matsumi de Judô e Karatê © 6ª DR

O coordenador de oficiais técnicos da 6ª DR Araraquarense falou, ainda, sobre a sua origem na arbitragem. “Não posso deixar de agradecer ao sensei Tiago Augustinho Leal, do Instituto Chiba de Judô, de Barretos. Foi ele que me ensinou tudo que sei nesta área. Mas só foi possível adquirir experiência e conhecimento nestes 11 anos com o incentivo do saudoso e querido sensei Mazinho. Posteriormente aprendi um pouco mais com os senseis Marco Aurélio Uchida e Fernando Ikeda e recentemente tenho me aperfeiçoado com os senseis Rafael Amaro, Grace e Ana Paula Aquino.”

Judocas acompanham workshop de Oficiais Técnicos © 6ª DR

Participaram do Módulo Arbitragem da 6ª Delegacia Regional Araraquarense os seguintes faixas-pretas: Luiz Antônio Nunes de Moraes (Associação Jalesensse de Judô), Leonardo Arashiro (Judô Arashiro), João Victor Silva de Lima, Sordis Ribeiro de Lira, Larissa C. Miquinioty e Paulo Marinho (Associação de Judô Arashiro), João Marques Pereira, Samuel Novais e Drielen Neves (Judô Para Todos), Mariana Medrado, Carlos Henrique da Silva Roque e Fabrício Galdino (Projeto Maquininha do Futuro), Márcio Dutra Floresto Santos (Associação de Judô Fernandópolis), José Osvaldo (SEL – Itapira), Roberto Luís Fuscaldo, Ricardo Moscaro Paiva, Wagner Brunini, Íris Siqueira Cesar e Wilder de Meira (Associação Matsumi de Judô e Karatê), Luiz Sérgio Ferrante (Associação Guairense de Judô), Marcelo Mendes (Associação Kubokan de Judô), Léo Eduardo Secches Mansor e José Cardoso Possantos Júnior (Associacao Desportiva Ateneu Mansor), Dayana da Silva Neves (A.A.A. Euryclides Zerbini), Luís Carlos E. Souza e Bruno Borsani Matheus (Insituto Chiba de Judô Barretos), Gabrielly Antunes da Silva, Daniela Fernanda P. Pereira, Leonardo R. Eduardo, Arthur Toledo Sanches, André Henrique de Oliveira Bispo e Marcelo Henrique Sanches (Dojô Centro de Treinamento de Lutas) e Joel Aparecido de Oliveira (Academia Kiai de Judô).

Jelton Monção Pantano e Stefani Garbal Leal comandam o workshop © 6ª DR

Participaram do Workshop de Oficiais Técnicos da 6ª Delegacia Regional Araraquarense os seguintes judocas: Jelton Monção Pantano, Octávio Miguel de Oliveira de Morais e Gabriel Assunção Marques Barbosa (Projeto Social Judô Para Todos/Professor Farath), Luís Eduardo Schetino de Lima Morelato (ATM Judô), Kauan Neves Mendes, Júlia Jacob Ramos e Victória Ramos (Kobu-Kan de Esportes), Alisson Misael Pereira, Heitor Cruz Pires e João Pedro de Sousa Silva (Associação Guairense de Judô), Jéssika Akemi Fujiwara Silva e Ítalo Henrique Fujiwara Silva (A.A.A.Euryclides Zerbini), Natan Gouveia Sakashita (Judô Jales), Heitor Marchion Taquette e Yuri Lapria Dias (Associação Catanduvense de Esportes), Stefani Garbal Leal, Pedro Henrique da Silva Santos, Vítor Hugo Almeida Ribeiro, Enzo Gasparotto Cazu e José Eduardo Leal de Oliveira (Instituto Professor Chiba), Lorana Teixeira Barbosa, Maycon Augusto Marrega e Marianne Machado Duarte (Associação Matsumi de Judô e Karatê), João Guilherme Pereira Marinho, Leonardo Bianchini de Oliveira Caetano, Alice Souza do Nascimento, Mirela Aparecida Melo da Silva e Tarcísio de Oliveira Andreoti (Associação de Judô Arashiro), Stephanny Kelly Veras de Souza e Giovana Jitiako de Campos (Maquininha do Futuro), Mateus Eleutério Figueiredo (Dojô Centro de Treinamento de Lutas), Gabrieli de Souza Cardoso, Diogo Rodrigues da Silva e Maria Eduarda Lopes dos Anjos (Associação de Judô Takahashi).

Senseis Fábio de Almeida Feltrin, Jelton Monção Pantano e Stefani Garbal Leal com a nova turma de oficiais técnicos recém-formada © 6ª DR