Delegacia Regional Sudoeste realiza módulo de arbitragem em Jandira

Faixas-pretas perfilados para o rei inicial © 7ª Sudoeste

Com 57 inscritos, encontro realizado no Galpão do Judô, da área de lazer do trabalhador de Jandira, mostra o engajamento dos faixas-pretas da Sudoeste com a arbitragem.

Por Paulo Pinto / fpjcom
17 de maio de 2023 / São Paulo (SP)

Abrindo os trabalhos da temporada 2023, a coordenação de arbitragem da 7ª Delegacia Regional Sudoeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou o módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar neste ano nos eventos da região e de todo o Estado, bem como para subsídio da pontuação dos árbitros que farão exame de graduação nesta temporada.

O módulo de arbitragem realizou-se no dia 11 de março no Galpão do Judô, da área de lazer do trabalhador de Jandira (SP), e recebeu 57 judocas e faixas-pretas. O local foi especialmente cedido pela Prefeitura de Jandira, por intermédio do prefeito Henri Hajime Sato e do diretor municipal de Esportes e coordenador de treinamento da 7ª DR Sudoeste, sensei Felipe Ishimaru Martin.

A abertura do encontro realizado em Jandira © 7ª Sudoeste

O curso foi ministrado pelo professor kodansha roku-dan (6º dan) João David de Andrade, árbitro FIJ B e coordenador de arbitragem da 7ª Delegacia Regional Sudoeste, que destacou a importância do evento na formação das novas gerações de árbitros.

“O módulo de arbitragem é uma importante ferramenta na preparação e na formação de novos árbitros. Encontros como este são fundamentais no processo de atualização e renovação da arbitragem. Seja em nível regional seja em nível estadual, o aprimoramento linear da arbitragem é imprescindível.”

Professor kodansha João David de Andrade, árbitro FIJ B e coordenador de arbitragem da 7ª DR © 7ª Sudoeste

O módulo regional de arbitragem da 7ª Sudoeste foi prestigiado pelos professores Jiro Aoyama, delegado da 7ª Sudoeste; Douglas Montel de Mello, delegado adjunto; Flávia Paiva, coordenadora técnica adjunta;

Antônio Rizzardo Rodrigues, coordenador de logística; João David de Andrade, coordenador de arbitragem; Diogo Takao Ueda, coordenador do judô inclusivo e de pesagem; e Denis Penha Viana, coordenador de oficiais técnicos.

O professor kodansha e delegado regional Jiro Ayoama falou sobre a importância dos módulos de atualização da arbitragem que se realizam no início de cada temporada.

Ao todo, 57 faixas-pretas acompanharam o módulo de arbitragem © 7ª Sudoeste

“Sempre abrimos a temporada revendo o trabalho realizado na arbitragem, e para tanto contamos com a colaboração dos experientes professores, como o sensei João David de Andrade, árbitro FIJ B e coordenador de arbitragem da 7ª Delegacia Regional Sudoeste, abnegado professor que comanda a arbitragem com grande comprometimento. Em nome das diretorias da FPJudô e da 7ª Sudoeste, agradeço a importante presença de todos.”

Participaram do Módulo Arbitragem da 6ª Delegacia Regional Araraquarense os seguintes faixas-pretas: Renam Augusto Furtado Rossi, João Paulo de Proença, Flávia Aparecida de Camargo Paiva, Bruno A. de A. Shimizu, Jefferson Brito Delgado, Fernando Milton da Silva Leme, Willians B. Silva, Renato Machado de Oliveira, Luiz Augusto Pereira da Silva, Marcelo Regassi, Gualber R. Costa Lima, Reinaldo Machado de Oliveira, Ari Clayton Soares Formiga, Edson Masson Lima, Edgar Tashyiuki Kawakita, Diogo Takao Ueda, Rafael Jofre, Rogério Eduardo Marques, Matheus Marreto de Oliveira, Sidnei A. Lima, Daniel Kaihara G. Pereira, Diego Trevisan Gil, Paulo Felipe Cabral, Ariel Perrucci Silva, Aparício Bento S. Couto, Sérgio Juliani, Antônio Osmar dos Santos, Yoszff Arylton C. Von Dollinger, Marcos Roberto Gonçalves, João Carlos A. Jorqueira, Marcos Reginaldo Souza, Adriano Barbosa Júnior, Murilo Rodrigues Santana, Denis Penha Vizir, Hernani Barcala, Flávio Alessandro Ricci, Luan Barbosa O. Santos, Daniel Hideki Kan, José Aparecido Percelli Filho e Paulo Ivan Miyagi.

banner