22 de dezembro de 2024
Deputado Joaquim Noronha institui o Dia do Judô no Ceará
Sessão solene comemora a criação do Dia do Judô na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com o Plenário 13 de Maio repleto de judocas.
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma cerimônia inédita no dia 2 de agosto para homenagear os judocas daquele Estado com a criação do Dia do Judô, iniciativa do deputado Joaquim Noronha (PRP).
A mesa diretora da sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio esteve formada por autoridades políticas e esportivas, entre as quais o deputado Joaquim Noronha, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação e autor do requerimento da homenagem; José Caldeira Cardoso Neto, presidente da Federação Cearense de Judô (FECJU); coronel Luís Benício, representante da 10ª Região Militar; José Marcelo Moreira Frazão, vice-presidente da FECJU, representando os árbitros cearenses; Mário Tsutsui, técnico da seleção brasileira de judô; Marcos Antônio Sampaio de Macedo, secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura; e Erika Hellen, representante dos judocas do Estado.
As galerias do plenário foram totalmente tomadas por cerca de 350 judocas provenientes de 50 associações, clubes e escolas de judô cearenses.
Os professores kodanshas Antônio Lima Filho e Milton Nunes Moreira, faixas vermelhas 9º dan, já falecidos, foram homenageados no encontro. Sensei Lima, enquanto pioneiro da modalidade no Estado, e sensei Moreira, como primeiro faixa preta do Ceará, foram lembrados pelo importante trabalho de introdução do Ceará nos tatamis.
Em seu discurso José Caldeira Cardoso Neto reiterou os agradecimentos a todos que contribuíram para que o judô cearense alcançasse o patamar em que se encontra hoje.
“Ao homenagear nossos ancestrais reafirmo meu agradecimento a todos os professores cearenses que unidos reescrevem hoje uma nova história do judô do Ceará. A cada dia conquistamos maior espaço no cenário esportivo nacional e esta conquista é fruto do trabalho feito em cada dojô cearense”, disse o dirigente, que finalizou garantindo que não medirá esforços para que a modalidade continue crescendo estruturalmente e tecnicamente.
Joaquim Noronha finalizou a cerimônia agradecendo a todos os judocas presentes e reforçou a importância do judô na formação de uma juventude comprometia com o desenvolvimento social e humano.
“Homenagear judocas e prestigiar o judô é uma forma de expressar a nossa gratidão por uma modalidade esportiva com um papel social extremamente relevante. Além de ser o esporte com maior retrospecto olímpico do Brasil, o judô forma cidadãos do bem e possui papel preponderante no sentido de agregar conceitos de vida em nossos jovens. Minha homenagem se estende a todos aqueles que fazem do judô um caminho de vida e contribuem no processo de desenvolvimento social em nosso País”, disse o autor do projeto de lei que criou o Dia do Judô no Ceará.