19 de novembro de 2024
Diego Pérez, secretário executivo de Esportes de Pernambuco, recebe dirigentes da FPAK
Além de temas relevantes como o passaporte esportivo, bolsa atleta, milha campeã, nutricionistas e lei estadual de incentivo ao esporte, no encontro foram apresentadas algumas parcerias que poderão fortalecer ainda mais o karatê pernambucano
Karatê Pernambucano
19/04/2018
Por PAULO PINTO I Foto ARQUIVO FPAK
Recife – PE
Nesta quarta-feira (18), os professores Ivomar Young de França e Sidney Mamede foram recebidos por Diego Pérez, secretário Executivo de Esportes de Pernambuco.
No encontro, o presidente e o diretor administrativo da FPAK falaram sobre as parcerias que poderão fortalecer ainda mais o karatê pernambucano. A conversa envolveu temas como o passaporte esportivo, bolsa atleta, milha campeã, nutricionistas, lei estadual de incentivo ao esporte e muito mais.
A pauta era bastante extensa, mas o tema principal foi a manutenção das regras atuais da Bolsa Atleta de Pernambuco, importante programa de incentivo ao esporte instituído pela lei 14.542 de 19 de dezembro de 2011.
“Na verdade, solicitamos audiência com Diego Pérez, o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, com o intuito de esclarecer os rumores de que haveria mudança nos critérios de seleção dos atletas que serão atendidos pelo programa do governo estadual nesta temporada. O secretário foi enfático e esclareceu que não há nenhuma mudança prevista e lembrou que só pode haver alteração no projeto se o tema passar pela Assembleia Legislativa e pelo poder Executivo”, explicou Ivomar Young, presidente da FPAK.
Sidney Mamede detalhou que tanto o secretário Diego Pérez quanto os gestores técnicos da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer estão satisfeitos com o número crescente de crianças e jovens atendidos pelo programa do governo estadual.
“O secretário Diego Pérez afirmou que toda a equipe técnica da secretaria está satisfeita com o programa Bolsa Atleta, já que a cada ano o número de jovens atendidos e beneficiados pelo programa aumenta. Também falamos sobre os Jogos Escolares de Pernambuco e a reintrodução do karatê nos Jogos Abertos, já que agora o karatê tornou-se modalidade olímpica, e o secretário sugeriu que fizéssemos uma solicitação formal. Em poucas semanas deveremos protocolar um ofício mostrando a nova realidade de nossa modalidade no cenário olímpico. O karatê é uma das modalidades esportivas mais praticadas em Pernambuco, e a popularidade de nossa modalidade certamente respaldará nossa solicitação”, previu o diretor administrativo da FPAK.
No encontro também foram discutidos temas importantes como o Passaporte Esportivo, um programa que disponibiliza passagens aéreas para os atletas que participam de competições nacionais. A Lei de Incentivo ao Esporte foi incluída na pauta, e surgiu a proposta de criar um projeto que viabilize a realização de todos os eventos que compõem o Circuito Pernambucano de Karatê.
“Nosso Estado está em sexto lugar no ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), e a nossa meta é subir mais um degrau nesta temporada para fechar 2018 na quinta colocação. Neste sentido as parcerias que desenvolvemos com o governo de Pernambuco desempenham papel preponderante”, concluiu Ivomar Young.