10 de janeiro de 2025
Dirigentes das entidades filiadas à FPJudô prestigiam a reunião anual da 6ª DR Araraquarense
Encontro realizado na Associação Centro Esportivo Eldorado em São José do Rio Preto reuniu 28 dirigentes e representantes de 19 agremiações filiadas.
Por Paulo Pinto / FPJCOM
1º de janeiro de 2024 / São Paulo (SP)
Sob o comando do delegado regional e professor Fábio de Almeida Feltrim, a 6ª Delegacia Regional Araraquarense realizou a reunião anual com os representas dos clubes e dojôs filiados à Federação Paulista de Judô na região.
O encontro realizou-se neste sábado (27) nas dependências do Centro Esportivo Eldorado em São José do Rio Preto e reuniu 28 dirigentes das 19 agremiações filiadas. Entre as autoridades, além de Fábio de Almeida Feltrim, compareceram ao encontro o delegado regional André Gustavo Costa Gonçalves (13ª DR Alta Sorocabana), Ana Paula Feltrim, delegada adjunta da 6ª Araraquarense, professores kodanshas, presidentes e professores responsáveis pelas entidades associadas e dirigentes da delegacia regional.
O delegado Fábio Feltrim deu início ao encontro realizando o mokuto – homenagem póstuma – proferido pelo professor Tiago Augustinho Leal de Barretos, em homenagem à sensei Marcela Lima de Oliveira, filha do professor Lincoln Xavier de Oliveira, importante referência do judô de Catanduva e região.
Após agradecer a presença de todos, o delegado regional apresentou os resultados obtidos em competições pela Araraquarense e pela FPJudô em 2023; na sequência apresentou os detalhes da plataforma de gestão Mirai desenvolvida pela federação paulista.
“A nova plataforma colocará a nossa entidade na vanguarda tecnológica do setor esportivo, prometendo impactos significativos e benéficos para atletas, treinadores e gestores. O sistema foi desenvolvido para ajudar professores e atletas com várias inovações, como a carteirinha digital, informações de módulos e cursos de arbitragem e graduação, além da publicação de resultados das competições, entre outros”, disse Feltrim.
O professor André Gonçalves complementou lembrando que o Sistema Mirai será implantado no final de março, após a realização da Copa São Paulo. “Peço a todos que até o lançamento do novo sistema mantenham o procedimento atual e continuem enviando as informações e dados para a produção das carteirinhas da forma tradicional, ou seja, por meio de relatórios.”
Na sequência foi abordado o tema da contratação da Agência EA, empresa de marketing esportivo que já está reformulando o planejamento e o formato da disputada a Copa São Paulo de Judô, qualificando ainda mais o maior evento de judô das Américas.
O encontro prosseguiu com o detalhamento do ato normativo que envolve a proibição de técnicas de sutemi-waza para as classes sub e sub 11, – nas quais o judoca precisa sacrificar sua posição para aplicar o movimento, caindo junto com o oponente nos tatamis –, bem como outras questões relacionadas à arbitragem propriamente dita.
O dirigente da 6ª Araraquarense concedeu a palavra aos professores presentes e sensei Tiago Leal, da Associação Chiba de Judô de Barretos, agradeceu o respaldo oferecido pela delegacia e pela FPJudô ao 1º Shotyugueiko da 6ª Delegacia Regional Araraquarense, enfatizando a importância desses eventos para os professores. “Estes encontros são de grande valia porque nos proporcionam grande troca de informações. Cada professor passou a sua experiência e sua vivência em torno da transmissão de conhecimento do judô. Isso engradece, enriquece e aproxima todos os presentes, sejam praticantes ou senseis. Saímos desse treinamento felizes com o resultado e proponho que esses encontros aconteçam com maior frequência. Há grandes nomes da modalidade em nossa região e devemos aproveitar estas ocasiões para crescermos juntos tecnicamente”, disse Leal.
O delegado concordou com o professor de Barretos: “Temos, na Araraquarense, judocas de expressão como Leonardo Rodrigo Eduardo de Votuporanga, campeão mundial na Coreia do Sul; os irmão multicampeões Lairton e Léo Mansur, os professores Farath e Roberto Fuscaldo de Rio Preto, entre outros, e temos de aproveitar o conhecimento técnico que todos possuem”.
Antes de iniciar a discussão sobre o calendário de eventos da 6º DR Araraquarense, o delegado parabenizou o professor kodansha Luís Sérgio Ferrante, convidado a integrar a Comissão de Graduação da Federação Paulista de Judô, e nomeou o sensei Wagner Burn adjunto na arbitragem e o sensei Leonardo Rodrigo Eduardo adjunto de oficiais técnicos.
Após a discussão sobre a composição do calendário esportivo da regional, sensei Fábio de Almeida Feltrim finalizou a reunião agradecendo a presença de todos os professores, técnicos e dirigentes das agremiações que contribuíram para enriquecer o evento e desejando bom ano aos membros da delegacia regional Araraquarense.
Participantes
Participaram do encontro os professores membros da 6ª Araraquarense Fábio de Almeida Feltrim, delegado regional e técnico da Associação de Judô de Fernandópolis; Ana Paula Feltrim, delegada adjunta; André Gustavo Costa Gonçalves, delegado da 13ª DR Alta Sorocabana; Jelton Monção Pantano, coordenador de oficiais técnicos e Leonardo Rodrigo Eduardo, coordenador adjunto de oficiais técnicos; professores kodanshas Roberto Fuscaldo, sichi-dan (7º dan), responsável técnico da Associação Matsumi de Judô e Karatê; Luís Sérgio Ferrante, sichi-dan (7º dan), responsável técnico da Associação de Judô de Bebedouro; Walter Farath Júnior, sichi-dan (7º dan), responsável técnico do Projeto Social Judô para Todos e Wagner Burn, roku-dan (6º dan); professores e técnicos Tiago Augustinho Leal, do Instituto Chiba de Judô de Barretos; Walter Okamoto, da Associação de Judô de Fernandópolis; Lincoln Xavier, da Associação Catanduvense de Esportes; Lairton Mansur, da Associação Kobu-Kan de Judô de Mirassol; Dayana da Silva Neves, da Associação AA Euryclides Zerbini (FAMERP) e da Associação Serviço Social Maria Peregrina-SESMAP; Carlos Henrique da Silva Roque, da Associação Maquininha do Futuro; Júlio Pimenta, da Associação Barretense de Judô e Karatê; Márcio André da Associação Takahashi de Cultura Física de Olímpia; Luís Antônio de Moraes, da Associação Jalesense de Judô; Marcelo Sanches, da Academia Dojô Judô de Votuporanga; Léo Mansur, da Associação Ateneu Mansur de Judô de São José do Rio Preto; Guilherme Suman, do Clube Monte Líbano; e Joel Oliveira Hoyshito da Associação Kiai de Judô de Mirassolândia, de Mirassolândia.