Dirigentes do CREF4/SP e Acad Brasil reúnem-se virtualmente com Jonas Donizette, prefeito de Campinas

Jonas Donizette, prefeito de Campinas

O gestor municipal afirmou que o pleito apresentado pelos representantes da educação física e academias é justo e comprometeu-se a levar a demanda ao comitê de Campinas e ao governo do Estado

Gestão Pública
26 de julho de 2020
Por PAULO PINTO
Fotos CARLOS BASSAN, BUDOPRESS e DIVULGAÇÃO
São Paulo – SP

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Alexandra Caprioli, e o secretário de Esportes e Lazer, José Abrahão Júnior, participaram nesta quinta-feira (23 de julho) de uma reunião virtual com representantes do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil).

Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do CREFE4/SP

Os representantes do setor destacaram que já estão preparados para a reabertura das academias em Campinas, com a adoção de protocolos sanitários. O setor foi reclassificado e poderá reabrir na fase amarela do Plano São Paulo.

A reivindicação principal foi a ampliação do horário de funcionamento das academias. Pelo Plano São Paulo, elas só podem funcionar seis horas por dia, com 30% da capacidade. O que o setor pede é que seja liberado o horário das 6 às 22 horas, facilitando assim a distribuição dos alunos.

O prefeito afirmou que este é um pleito justo e comprometeu-se a levar a demanda ao governo do Estado de São Paulo. “Quero agradecer ao pessoal das academias. Eles fizeram um pleito que eu acho justo, que é a ampliação do horário de funcionamento. Nós vamos levar para a avaliação do comitê estadual”, disse.

O prefeito Jonas Donizette Ferreira é radialista e filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), além de presidir a Comissão Nacional de Prefeitos.

A reunião promovida pelo coordenador da Acad Brasil de Campinas foi muito produtiva e elogiada pelo prefeito, devido ao profissionalismo e à qualidade do conteúdo apresentado.

Alexandra Caprioli, Jonas Donizette e José Abrahão Júnior

Pauta da reunião

O professor Nelson Leme da Silva Júnior apresentou o protocolo de segurança e falou sobre os profissionais habilitados, mostrando a importância e a representatividade dos 414 CNPJs existentes em Campinas e região metropolitana.

O professor Rafael Borges expôs que a academia é fator protetor para redução de síndrome metabólica, hipertensão, obesidade e diabetes. O professor Ailton Mendes, pontuou que a antecipação de uma fase é muito bem-vinda. Richard Bilton expôs a necessidade de flexibilizar o horário de funcionamento das academias.

Participaram da reunião virtual, além do prefeito e secretários, Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do CREFE4/SP; Gustavo Borges, presidente da Acad Brasil; Ailton Mendes da Silva, diretor Acad Brasil no Estado de São Paulo; Richard Bilton, diretor da Acad Brasil; Carlos Eduardo Mazzuco Fontes, o Dado (Cref 004849-G/SP) representante da Acad em Campinas; Rafael Borges (CREF 086820 G/SP), diretor executivo da Academia Cris Sports; Celso Suzuki, diretor da Academia Cinética; Ivone Wicher, diretora da Academia Aquarius; Ernesto Gregório, diretor da Academia Clip; e Luiz Aguiar, diretor da Academia 24 horas.

Gustavo Borges, presidente da Acad Brasil

Avaliação do encontro

Nelson Leme da Silva Júnior avaliou positivamente o encontro em prol da reabertura das academias campineiras e congratulou-se com todos os profissionais de educação física.

“Na reunião com o prefeito Jonas Donizetti e secretários, pudemos informar os protocolos de segurança desenvolvidos tanto pelo CREF4/SP quanto pela Acad Brasil, que proporcionam a segurança necessária para os profissionais de educação física retomarem suas atividades como prestadores de serviço, sendo essenciais para a condução e melhoria da saúde da população de Campinas”, disse.

“A reunião foi muito importante, o prefeito nos recebeu muito bem e nos deixou bastante esperançosos, atendendo com muito zelo cada uma de nossas reivindicações. Resumidamente, Jonas Donizette disse que via nossos pedidos com bons olhos e que os apresentaria ao comitê de Campinas e ao governo do Estado de São Paulo.

Organizador e mediador do encontro, o professor Carlos Fontes (Dado), que representa a Acad Brasil em Campinas, foi muito elogiado pelos profissionais da educação física que participaram da reunião virtual. “A reunião só aconteceu em virtude da dedicação e protagonismo do professor Dado que, além de agendar e pautar a reunião, foi o mediador do encontro”, disse Nelson Leme.

A Acad Brasil representa 414 academias e 4.200 profissionais de educação física de Campinas. Já o CREFE4/SP representa 411 academias e 4.259 profissionais da região; em todo o Estado de São Paulo abrange 17.079 academias e 181.132 profissionais de educação física.

Rafael Borges, diretor executivo da Academia Cris Sports