22 de dezembro de 2024
Dirigentes do taekwondo e deputados federais anunciam frente parlamentar pela pacificação das Coreias
O presidente da frente parlamentar enfatizou a forte ligação dos praticantes de taekwondo brasileiros com a cultura sul-coreana
Cotidiano
2 de dezembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR
Em evento promovido pelo Conselho Nacional de Unificação da Coréia – Divisão Brasil, no dia 23 de novembro em São Paulo, foi oficializada a criação da frente parlamentar mista pela pacificação das Coreias.
Presidido pelo grão-mestre de taekwondo Yeo Jin Kim, presidente da Liga Paulista de Taekwondo e do Conselho Nacional de Unificação da Coreia – Divisão Brasil, o encontro reuniu autoridades políticas e esportivas, como os deputados federais José Aroldo Souza Martins (Republicanos/PR), Luís Cláudio Fernandes Miranda (DEM/DF), Benedito Roberto Alves (Republicanos/SP), Milton Vieira Pinto (Republicanos/SP), Alberto Cavalcanti Maciel Júnior, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD); Inseon Kim, membro do conselho executivo da World Taekwondo; Yeo Jun Kim presidente da Federação Paulista de Taekwondo; Lim Yeon Cheol, representante da Kukkiwon no Brasil; empresários e dezenas de pessoas da comunidade coreana do Estado de São Paulo.
Presidida pelo deputado federal Aroldo Martins, a frente parlamentar mista pela pacificação das Coreias visa a estimular a pacificação e a unificação territorial dos dois países.
“A convite do mestre Yeo Jin Kim participei de uma reunião do Conselho Nacional de Unificação da Coreia e nesse encontro surgiu a iniciativa de formarmos a frente parlamentar mista do Congresso Nacional. Em função da pandemia, a comissão formalizada agora estará funcionando de direito e de fato em mais algumas semanas”, disse o parlamentar, que é também presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial (CBTMarcial).
“Como praticante de taekwondo desde a juventude, já estive várias vezes na Coreia do Sul e tenho uma ligação muito forte com a cultura sul-coreana. Não poderia deixar de oferecer minha contribuição a uma iniciativa que tem como objetivo unir e pacificar este importante país da Ásia Oriental. Nosso propósito é pôr fim aos impedimentos e às barreiras impostas às pessoas que vivem na Coreia do Norte e estamos certos de que a frente parlamentar dará sua contribuição”, vaticinou o deputado paranaense.