11 de novembro de 2024
Doação de máscaras ratifica relação comercial e de amizade de mais de 30 anos da Shihan Kimonos com a APAJA
Um dos mais tradicionais fabricantes de judogis do Brasil distribui máscaras personalizadas para projetos sociais e turma de estudos de kata
Jita-Kyoei
20 de dezembro de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR
Ao longo de 2020, a Shihan Kimonos, fornecedora oficial da Federação Paulista de Judô (FPJudô), realizou ações solidárias que contribuíram para a segurança de centenas de judocas do Estado na retomada das atividades presenciais. Entre as principais ações desenvolvidas durante a pandemia, a Shihan doou 500 máscaras personalizadas para a 9ª Delegacia Regional do ABC e para os judocas inscritos no curso de kata realizado pela coordenação de cursos da FPJudô. Neste mês, foram doadas 500 máscaras para o projeto social da Associação Paulo Alvim de Judô Atibaia (APAJA), da cidade de Atibaia (SP), comandada pelo professor kodansha roku-dan (6º dan) Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi.
Antônio Dias, diretor executivo da Shihan Kimonos desde a sua fundação há 32 anos, mais conhecido como Toninho, lembra que a amizade e a parceria comercial com o sensei Pi já têm mais de três décadas e se solidificam cada vez mais.
“Há 32 anos, quando fundei a Shihan, a avó do Pi morava em São Paulo. Então, o seu pai vinha semanalmente para a capital para visitá-la e aproveitava para retirar as encomendas que Paulo fazia. Isso criou uma proximidade e hoje temos um carinho especial pela família do Pi. Eu tenho apenas a agradecer à oportunidade que me deram de participar da sua vida profissional. Sempre fui bem recebido por eles, e estamos juntos e somando esforços seja na área pessoal seja na empresarial”, contou Dias.
Ao tomar a iniciativa de produzir máscaras para ajudar na prevenção da covid 19, uma das primeiras instituições que Toninho pensou em contemplar foi a APAJA. Para ele, essa foi uma maneira simples de retribuir o carinho que sempre tem recebido da família de Pi nesses mais de 30 anos.
O professor Paulo Pi confirma a satisfação e a amizade que se consolidaram ao longo de várias décadas. “Além de receber produtos de alta qualidade e necessários para a prática de judô e outras modalidades, são 32 anos vendo o crescimento de uma empresa administrada por uma pessoa extremamente íntegra, competente e que escuta seus clientes para desenvolver nossos produtos e evoluir cada vez mais. A amizade que se formou nesses anos de parceria é motivo de orgulho. Além de a Shihan ser a marca mais popular e conceituada do Brasil, o Toninho é respeitadíssimo como um ser humano diferenciado que tem portas abertas no País inteiro. Para mim, é um grande amigo e um irmão que levo para a minha vida.”
Pi ainda ressalta a parte humanizada da empresa Shihan no tocante ao respeito e à boa relação da diretoria com toda a equipe de funcionários. “Quem conhece a empresa sabe há quantos anos os colaboradores trabalham nela. Então, isso evidencia ainda mais quem é o Toninho: uma pessoa que vai além do lado profissional, de um coração imenso, que não mede esforços para ajudar as pessoas”, acrescentou o professor kodansha Paulo Pi.
Um dos fundadores do projeto social APAJA, professor Thiago Valadão destaca o profissionalismo de toda a equipe de colaboradores da fornecedora oficial da FPJudô.
“Em 2003, após eu e o Pi iniciarmos o projeto socioeducativo de Atibaia, comecei a me aproximar mais do Toninho e, desde então, faço parte dessa parceria. Tenho uma grande amizade com ele, mas acima de tudo o Toninho é um cara extremamente profissional; tudo que é combinado e tratado é cumprido à risca por sua equipe. Toda vez que ele vai lançar um produto novo, pede orientação e sugestões, e depois envia uma amostra para avaliarmos. Isso mostra seu comprometimento em oferecer produtos com alta qualidade e seguros. E ainda recebemos informações para conseguir o melhor desempenho em todos os produtos”, revelou.
O professor Valadão contou à Budô que Toninho já acompanhou a equipe de Atibaia em diversas competições fora do Estado e do País. “Ele viaja conosco e torce de verdade por nós. Já fomos a campeonatos pan-americanos, mundiais, e ele trouxe muita sorte para a nossa equipe. Neste período de pandemia, surgiu dele a ideia de distribuir máscaras aos atletas do alto rendimento e à garotada do projeto social. A empresa dele, mesmo no período de pandemia, está firme e forte, fruto de um trabalho sólido e muito sério, desenvolvido em toda uma vida.”
Antônio Dias explicou que a iniciativa de sua diretoria baseou-se na consistência do projeto socioeducativo desenvolvido pela equipe de professores comandada pelos senseis Paulo Pi e Thiago Valadão.
“Não premiamos apenas um grande cliente de nossa empresa. Buscamos premiar um projeto que atende da melhor forma possível cerca de 700 crianças e jovens. Alguns certamente continuarão nos tatamis como atletas do alto rendimento e outros se tornarão professores da modalidade, mas todos serão agraciados com os ensinamentos e princípios do judô. A APAJA não é apenas mais um projeto social do judô brasileiro. É uma escola que atua fundamentada no jita-kyoei e na excelência do ensino do judô e na disseminação dos princípios criados pelo professor Jigoro Kano. A relação que desenvolvemos com esta instituição é motivo de muito orgulho para nós”, concluiu o empresário.