30 de março de 2025

As coordenações tecnica, de cursos e de arbitragem da 1ª Delegacia Regional da Capital da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizaram uma série de eventos em março e abril destinados a melhor preparar os professores, árbitros e oficiais técnicos da capital. O módulo de arbitragem propõe-se a atualizar e habilitar os árbitros que irão atuar nos eventos da capital e de todo o Estado, além de dar subsídio à pontuação dos árbitros que farão exame de graduação neste ano.
Faixas-pretas inscritos no módulo de arbitragem © Simone Lima
O módulo para árbitros novos, regionais e estaduais realizou-se no dia 26 de fevereiro, no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, ministrado pelo professor Kendi Yamamoto (FIJ A), e contou com a participação de 62 árbitros.
Professores Wagner Tadashi Uchida, Fernando Ikeda Tagusari, Hissato Yamamoto e Kendi Yamamoto © Simone Lima
O módulo de nage-no-kata, nos dias 11 e 12 de março, realizou-se no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP). Ministrado pelo professor kodansha Rioiti Uchida, o módulo contou com a participação de 78 judocas.
Dojô do CAT tomado pelos participantes do módulo de arbitragem 2023 © Simone Lima
No dia 1º de abril, houve o workshop regional para oficiais técnicos no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, ministrado pelos professores Roger Tsuyoshi Uchida e Thais Sayuri Kozonoe de Andrade, reunindo 62 praticantes.
Hissato Yamamoto, delegado regional da 1ª DR Capital © Simone Lima
Por fim, nos dias 15 e 16 de abril, foi realizado o módulo de fundamentos técnicos no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP). O módulo, ministrado pelo professor Rioiti Uchida, teve a participação de 134 judocas.
Hissato Yamamoto, delegado regional da 1ª DR Capital © Simone Lima
Participantes do módulo executando fundamentos da arbitragem © Simone Lima
Esses módulos são importantes para a formação de judocas e árbitros mais capacitados e atualizados, além de proporcionar oportunidades únicas para aprender com profissionais altamente capacitados e experientes no esporte.
Dirigentes, professores e judocas que particiaram do módulo de nage-no-kata © Simone Lima
A coordenação de cursos da FPJudô acredita que, com a realização desses módulos e cursos, a 1ª Delegacia Regional da Capital da Federação Paulista de Judô contribui para o fortalecimento da modalidade em toda a região metropolitana e para a formação de judocas e árbitros mais preparados e comprometidos com a excelência técnica e esportiva do judô Kodokan.
Professores Rioiti Uchida, Alessandro Puglia, Hatiro Ogawa, Hissato Yamamoto, Fernando Ikeda e Rodney Guilherme, no módulo de nage-no-kata © Simone Lima
Flagrante do módulo de fundamentos técnicos no no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa © Simone Lima
Thais Sayuri Kozonoe da Associação de Judô Alto da Lapa, coordenadora de oficiais técnicos da capital na abertura do workshop regional para oficiais técnicos © Simone Lima
Em seizá, judocas inscritos no workshop regional para oficiais técnicos de 2023 © Simone Lima
Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico; Arnaldo Queiroz, secretário-geral; e Hisato Yamamoto, delegado da 1ª DR Capital no módulo de fundamentos técnicos © Simone Lima
Em seizá, judocas inscritos no módulo de fundamentos técnicos de 2023 © Simone Lima
Professores kodanshas Hisato Yamamoto, delegado da 1ª DR Capital e Luis Alberto dos Santos, coordenador de cursos, no módulo de fundamentos técnicos © Simone Lima
Alessandro Puglia, presidente da FPJudô faz pronunciamento na abertura do módulo de fundamentos técnicos © Simone Lima