Duelo Kids, uma experiência inesquecível para crianças do projeto social Felfa/SP

Equipe do projeto social Felfa/SP © Arquivo

Torneio da Cohab Team Jiu-jitsu proporciona estreia de crianças do Projeto Social Felfa/SP nos tatamis

Por Paulo Pinto / Global Sports
8 de novembro de 2022 / Curitiba (PR)

O Duelo Kids de Jiu-jitsu reuniu cerca de 100 atletas que pela primeira vez participaram de uma competição © Arquivo

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a equipe da Cohab Team Jiu-jitsu realizou neste sábado (6) o Duelo Kids de Jiu-jitsu, competição voltada exclusivamente para crianças iniciantes. A disputa realizada nas dependências do Centro de Treinamento F4 em Itaquera reuniu cerca de 100 atletas que pela primeira vez participaram de uma competição.

Professor Marcelo Queixo com Kayná © Arquivo

Capitaneadas pelo sensei Marcelo Gonçalves da Silva, o Marcelo Queixo, professor de jiu-jitsu sho-dan, e bastante entusiasmadas, as sete crianças do projeto social da Federação Estadual das Ligas de Esporte Amador do Estado de São Paulo (Felfa/SP) viveram pela primeira vez a emoção de pegar no kimono de um adversário para vencê-lo e conquistar medalhas.

Professor Marcelo Queixo com Caio e Miguel © Arquivo

Segundo sensei Queixo, mesmo sendo um festival infantil, a adrenalina dos iniciantes subiu e houve muita vibração. “Até mesmo para quem já tem uma certa experiência, como eu, é muito emocionante ver os pequenos atletas querendo impor-se nas lutas”, disse. “Iniciamos as atividades do projeto no começo deste ano. A maioria dessas crianças treina apenas há quatro ou cinco meses, e algumas delas possuem ainda pouca experiência, mas foi muito gratificante. Eles gostaram muito e os pais gostaram ainda mais.”

http://www.shihan.com.br

Projeto social

Criado com o propósito de acolher crianças em situação de risco, o projeto social Felfa/SP tem como pauta principal ser uma ferramenta de educação e socialização por meio da prática esportiva.

“Vemos este projeto como uma missão. O esporte possui grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Por meio de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, as pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos e estímulos, mesmo sem nunca se terem visto. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios à saúde física e mental”, explicou Reginaldo Freire, presidente e coordenador social do projeto.

Professor Marcelo Queixo com Igor © Arquivo

Atendendo hoje cerca de 190 crianças semanalmente, de forma totalmente gratuita, o Projeto Social Felfa/SP ministra aulas de futebol, jiu-jitsu e muay thai mas, segundo Freire, a proposta é ampliar as opções.

“Estamos nos capacitando para oferecer um número maior de modalidades esportivas e com isso poder atender mais crianças. Enfatizo que desde o início o atendimento que fazemos é 100% grátis. Oferecemos também lanche para a garotada e o material necessário para a prática esportiva”, detalhou o dirigente.

A estreia numa competição foi um marco para os alunos do projeto social Felfa/SP © Arquivo

A equipe da Cohab Team Jiu-jitsu, a promotora da competição é comandada pelo mestre Everdam Olegário que é faixa preta go-dan (5º).

Serviço

O Projeto Social Felfa/SP está localizado na Rua João Lopes de Lima, 1918 – Jardim Sapopemba – São Paulo (SP). Contato: felfasp@gmail.com– (11) 91665-4731 – www.felfasp.org.br

Professor Marcelo Queixo com as gêmeas Mirella e Heloísa © Arquivo