22 de dezembro de 2024
Edison Minakawa e Mário Tsutsui realizam seminário de arbitragem e credenciamento técnico no Recife
Coordenador nacional de arbitragem e técnico da seleção brasileira reuniram-se com 101 professores de 55 municípios pernambucanos
Judô Estadual
25/02/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO/FPJU
Recife – PE
A Federação Pernambucana de Judô (FPJU) realizou nos dias 23 e 24 de fevereiro o credenciamento técnico e o seminário de arbitragem desta temporada.
As palestras foram proferidas pelo árbitro olímpico FIJ A e professor kodansha 7º dan Edison Koshi Minakawa, coordenador nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), e Mário Tsutsui, técnico da seleção brasileira feminina sênior, no Praia Hotel de Boa Viagem, no Recife.
O evento capacitou e qualificou os técnicos e árbitros pernambucanos que atuarão nesta temporada, dissecando as principais mudanças nas regras de competição adotadas este ano pela Federação Internacional de Judô (FIJ). No segundo dia do encontro o professor Tsutsui falou sobre as técnicas e táticas de treinamento para categorias de base e alto rendimento.
Autoridades esportivas marcaram presença na cerimônia de abertura do encontro, entre as quais Renato Araújo, gestor financeiro da CBJ, e os professores kodanshas pernambucanos Jaciano Delmiro, Daniel Ferreira, Geneton Vicente, Denis Lima, Otacílio José, Marcilio Morais e Jemima Alves.
Tanto o seminário de arbitragem quanto o credenciamento técnico tiveram presença maciça das associações do interior do Estado e de quase 200 professores, faixas pretas e judocas do primeiro kyo.
Em seu pronunciamento, Jaciano Delmiro, presidente da FPJU, evidenciou o excelente momento do judô verde e amarelo no contexto mundial.
“O judô brasileiro vive um momento ímpar no cenário internacional, e isto se deve à sinergia existente hoje entre a gestão técnica da CBJ, federações estaduais e professores de judô que atuam no aprimoramento técnico dos talentos que despontam em todo o País”, disse o dirigente, que também elogiou as apresentações dos professores Tsutsui e Minakawa.
“O professor Minakawa esmiuçou e esclareceu todas as modificações das regras efetuadas pela FIJ. Com total despojamento e estilo, o coordenador nacional de arbitragem contagiou a todos com a inigualável metodologia de ensino que lhe é peculiar. Já o sensei Tsutsui foi fenomenal, e conquistou os nossos professores com a humildade, simplicidade e conhecimento técnico que possui. O Mário efetivamente deu um show no seminário técnico. Os palestrantes fizeram valer à pena toda a maratona de trabalho e preparação para o evento”, concluiu o dirigente.
Surpreso com a quantidade de professores inscritos no seminário de arbitragem, Edison Minakawa destacou a qualidade do evento realizado pela diretoria da Federação Pernambucana de Judô.
“Fiquei surpreso pela quantidade de participantes e com o grau de interesse externado pelos professores que lá estavam. O questionamento efetuado evidenciou a qualidade técnica da escola pernambucana de judô. O seminário transcorreu em alto nível e me senti lisonjeado e honrado por ministrá-lo e por conviver com dirigentes, técnicos, atletas e árbitros de Pernambuco”, afirmou Minakawa.
O técnico da seleção brasileira feminina enfatizou o despojamento e o comprometimento dos professores de Pernambuco.
“É sempre uma grande honra poder fazer transmissão do conhecimento que possuímos, pois esta é a essência do judô, mas cada encontro ou clínica que realizamos apresenta características específicas, que variam de acordo com o nível técnico dos participantes. Pernambuco possui excelentes professores, grandes atletas, e a tônica deste seminário foi o comprometimento dos judocas pernambucanos”, disse Mário Tsutsui.