18 de novembro de 2024
EFAG oferece aulas de judô e defesa pessoal aos ingressantes na Guarda Civil Municipal
Além do ensino aos militares da GCM, o novo dojô proporcionará introdução à modalidade a crianças de 7 a 11 anos
Por Paulo Pinto
19 de agosto de 2022 / São Paulo (SP)
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (EFAG) inaugurou no dia 6 de junho de 2022 seu dojô para ministrar aulas de judô e defesa pessoal aos guardas ingressantes no quadro da GCM e para o ensino da modalidade a crianças de 7 a 11 anos da comunidade.
Já na primeira chamada foram inscritas 30 crianças nos períodos da manhã e da tarde. Da aula inaugural participaram apenas algumas crianças, que tiveram os primeiros passos orientados pelo professor Clóvis Vieira de Mello, professor titular no dojô da EFAG.
O professor faixa-preta go-dan (5º dan) Clóvis Vieira de Mello é profissional de educação física (CREF 005825-G/SP) e filiado na Federação Paulista de Judô via delegacia regional da capital, pela Associação Pessoa de Judô.
Compareceram ainda alguns pais e convidados, entre eles o capitão da Polícia Militar Alisson Guimarães, representante da Associação de Defesa dos Agentes de Segurança Pública (ADEASP) e o professor Tadeu Correa (CREF 001086-G/SP), assessor da diretoria do Conselho Regional de Educação Física CREF4/SP.
Tanto os pais quanto os alunos saíram satisfeitos e motivados, pois a expectativa é que, ao chegarem aos 12 anos, passem a integrar a turma de treinamento do time Guarulhos, orientado pelo sensei Alexandre Shinji Imamura sho-dan, no Centro Social e Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Pulo) da Secretaria de Esporte e Lazer do município
Jita-kyoei e sei-ryoku-zen-yo
Na opinião do sensei Clóvis o maior objetivo está na formação do ser humano. “A cada dia vamos introduzindo conceitos comportamentais e éticos, proporcionando aos educandos oportunidade de evoluírem como um todo.”
“Também visamos nesta faixa etária ao desenvolvimento das capacidades físicas, como coordenação motora, percepção espaço-temporal, sociabilização, trabalho em grupo, melhora das capacidades cardiorrespiratória, cognitiva e sensorial. Baseamo-nos nos dois princípios que norteiam o judô, criados pelos shihan Jigoro Kano: o jita-kyoei (bem-estar e benefícios mútuos) e sei-ryoku-zen-yo (máxima eficiência com menor uso da força).