EFAG oferece aulas de judô e defesa pessoal aos ingressantes na Guarda Civil Municipal

Além do ensino aos militares da GCM, o novo dojô proporcionará introdução à modalidade a crianças de 7 a 11 anos

Por Paulo Pinto
19 de agosto de 2022 / São Paulo (SP)

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (EFAG) inaugurou no dia 6 de junho de 2022 seu dojô para ministrar aulas de judô e defesa pessoal aos guardas ingressantes no quadro da GCM e para o ensino da modalidade a crianças de 7 a 11 anos da comunidade.

Sensei Clóvis com alunos © Arquivo

Já na primeira chamada foram inscritas 30 crianças nos períodos da manhã e da tarde. Da aula inaugural participaram apenas algumas crianças, que tiveram os primeiros passos orientados pelo professor Clóvis Vieira de Mello, professor titular no dojô da EFAG.

Professor Clóvis com outra turma de alunos © Arquivo

O professor faixa-preta go-dan (5º dan) Clóvis Vieira de Mello é profissional de educação física (CREF 005825-G/SP) e filiado na Federação Paulista de Judô via delegacia regional da capital, pela Associação Pessoa de Judô.

banner

Compareceram ainda alguns pais e convidados, entre eles o capitão da Polícia Militar Alisson Guimarães, representante da Associação de Defesa dos Agentes de Segurança Pública (ADEASP) e o professor Tadeu Correa (CREF 001086-G/SP), assessor da diretoria do Conselho Regional de Educação Física CREF4/SP.

Pais de alunos e convidados na aula inaugural © Arquivo

Tanto os pais quanto os alunos saíram satisfeitos e motivados, pois a expectativa é que, ao chegarem aos 12 anos, passem a integrar a turma de treinamento do time Guarulhos, orientado pelo sensei Alexandre Shinji Imamura sho-dan, no Centro Social e Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Pulo) da Secretaria de Esporte e Lazer do município

Jita-kyoei e sei-ryoku-zen-yo

Na opinião do sensei Clóvis o maior objetivo está na formação do ser humano. “A cada dia vamos introduzindo conceitos comportamentais e éticos, proporcionando aos educandos oportunidade de evoluírem como um todo.”

Professores Clóvis Vieira e Tadeu Correa © Arquivo

“Também visamos nesta faixa etária ao desenvolvimento das capacidades físicas, como coordenação motora, percepção espaço-temporal, sociabilização, trabalho em grupo, melhora das capacidades cardiorrespiratória, cognitiva e sensorial. Baseamo-nos nos dois princípios que norteiam o judô, criados pelos shihan Jigoro Kano: o jita-kyoei (bem-estar e benefícios mútuos) e sei-ryoku-zen-yo (máxima eficiência com menor uso da força).

Antes da aula inaugural já havia 30 inscritos no dojô da EFAG © Arquivo

banner