08 de janeiro de 2025
Eleição encerra período de opressão e autoritarismo no taekwondo do Mato Grosso do Sul
Resultado do pleito põe fim a tirania e desmandos praticados pelos dirigentes da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) no MS e impulsiona a modalidade no Estado
Gestão Esportiva
02 de fevereiro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos ASCOMFTKDMS
Campo Grande – MS
Após o longo período em que a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS) esteve sob intervenção, no dia 19 de janeiro os dirigentes da entidade realizaram a assembleia geral que, além de eleger o novo presidente, definiu o corpo diretivo do taekwondo sul-mato-grossense para o próximo quadriênio, pondo fim assim ao autoritarismo exacerbado que imperou nos últimos anos.
A AGE realizou-se no Residencial Parque Itacolomi, em Campo Grande (MS), e atendeu a determinação judicial proferida nos autos do processo № 0900226-64.2016.12.0001, conforme termo da audiência de conciliação e sentença proferida em 22 de novembro de 2018 pelo juiz de direito Alessandro Carlo Meliso Rodrigues.
Eleito por aclamação, Fábio Ribeiro de Sena Costa confirmou o compromisso de administrar o taekwondo da melhor forma possível, fundamentado no apoio e comprometimento dos associados.
Em entrevista à Budô, o dirigente sul-mato-grossense revelou o sentimento de dever cumprido, e afirmou que sua eleição seguramente reconduzirá o taekwondo do Estado e do País à vanguarda da gestão esportiva.
“É um sentimento de alegria devido ao esforço que todos nós despendemos no sentido de atingir nossos objetivos, trabalhando sempre de forma honesta e sincera. Fomos aclamados, e isto mostra que estamos no caminho certo”, disse o presidente eleito.
“Vamos continuar brigando e exigindo nossos direitos. Enquanto gestora, a CBTKD continua se omitindo e negligenciando suas funções de fomentadora da modalidade. Nega acesso a documentos e cria todo tipo de dificuldade possível aos dirigentes que pensam nos atletas e no desenvolvimento da modalidade. Se necessário for adotaremos medidas jurídicas que nos proporcionem o acesso de que necessitamos”, explicou o dirigente, que encerrou destacando as metas da nova gestão.
“Vamos realizar outra assembleia para aprovar o novo estatuto. A partir disso é que faremos o planejamento do taekwondo do MS, em parceria com nossos associados. Não farei uma gestão ditatorial, e sim democrática. Nossa principal meta é elevar o nível técnico, fomentar o taekwondo aqui e reunificar a modalidade, trazendo todos os professores e mestres para o convívio da FTKDMS”, concluiu Fábio Costa.
Outro marco importante na eleição realizada no Mato Grosso do Sul foi a recondução de Carlos Fernandes, ex-presidente da CBTKD, à gestão esportiva.
“Assumi este desafio por ter a certeza de que estes dirigentes em nenhum momento foram submissos às trapalhadas produzidas pela atual diretoria da CBTKD. Pretendo contribuir no processo de reconstrução do taekwondo sul-mato-grossense, fortalecer e incrementar a relação da FTKDMS com a Confederação Brasileira de Taekwondo e atuar na busca de recursos para a entidade”, disse Fernandes.
Diretoria eleita para o próximo quadriênio
Presidente: Fábio Ribeiro de Sena Costa
Vice-presidente: Roman Inojoza Rojas
Secretário Geral: Yann Zurutuza
Secretário: Roberto Elias da Silva
Tesoureiro Geral: Yuri Zurutuza
Tesoureiro: Juliano Tomé Crapanzani
Diretor Técnico: Genivaldo Rodrigues da Silva
Diretor de Patrimônio: Pedro Bernardo Cocian Lemes
Diretor de Relações Públicas: Carlos Luiz Pinto Fernandes
1º Conselheiro Fiscal Efetivo: Celso Conceição de Souza
2º Conselheiro Fiscal Efetivo: Marcelo Romera Minelli
3º Conselheiro Fiscal Efetivo: Leonardo Martins Hill
1º Conselheiro Fiscal Suplente: Mariza Honorato Nascimento Zurutuza
2º Conselheiro Fiscal Suplente: Michele Silva Areco
3º Conselheiro Fiscal Suplente: Luiz Henrique Pontes Santos