20 de janeiro de 2025
Em campanha histórica, São Paulo conquista mais da metade das medalhas de ouro em Joinville
Implacável e com apenas 188 judocas na disputa, a seleção paulista soma 107 medalhas – 44 de ouro, 27 de prata e 36 de bronze – e estabelece recorde em aproveitamento
Por Paulo Pinto / Budopress
10 de agosto de 2022 / São Bernardo (SP)
No último fim de semana a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realizou o Campeonato Brasileiro Veteranos 2022, que reuniu 552 judocas de 24 Estados disputando medalhas em 87 categorias e classes de peso.
Realizada no ginásio Cau Hansen, em Joinville (SC), nos dias 6 e 7 de agosto, a disputa marcou o retorno do campeonato após a pausa de dois anos causada pela pandemia.
Com 188 judocas, São Paulo levou a maior delegação a Joinville. Santa Catarina, com 78 inscritos, foi a segunda maior delegação, seguida por Paraná (55), Rio Grande do Sul (37) e Rio de Janeiro (36). E foram justamente estes cinco Estados que chegaram na frente no quadro geral de medalhas.
São Paulo sobra nos tatamis
São Paulo fez barba, cabelo e bigode no torneio, totalizando 107 medalhas, sendo 44 de ouro, 27 de prata e 36 de bronze. Juntos, os demais 23 Estados obtiveram apenas 43 medalhas de ouro; Santa Catarina, a segunda colocada, conseguiu apenas sete de ouro, além de sete de prata e 14 de bronze.
O Rio de Janeiro assegurou a terceira colocação no quadro geral de medalhas do Brasileiro Veteranos 2022 conquistando 18 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e seis de bronze. Já o Paraná totalizou mais medalhas que o Rio de Janeiro, mas obteve uma de ouro a menos e acabou em quarto lugar, com cinco ouros, doze pratas e oito bronzes.
O Estado do Rio Grande do Sul, na quinta colocação, totalizou 18 medalhas, sendo quatro de ouro, nove de prata e cinco de bronze.
CBJ promove grande evento
Na avaliação do professor Alex Russo, coordenador da classe veteranos da Federação Paulista de Judô, este foi o melhor evento realizado até hoje pela CBJ, para esta categoria.
“Na questão estrutural a Confederação Brasileira de Judô promoveu um grande evento em vários aspectos. Quanto ao nível técnico, acho que apresentou o nível mais forte, tanto em quantidade quanto em qualidade. Vimos a maioria das categorias com muitos atletas, algumas com 19 ou 20, e a participação de Estados de várias regiões de Norte a Sul do País. Sem dúvida esta foi a competição mais forte entre as realizadas pela CBJ e o nível das equipes foi realmente muito elevado, tanto masculinas quanto femininas.”
Russo elogiou o pessoal de São Paulo, enfatizando que a maioria dos judocas se classificou, mas destacou que o ponto alto do certame foi a volta de grandes nomes da classe máster aos tatamis. “Um ponto muito importante foi ver vários ex-atletas da seleção brasileira de judô de volta aos tatamis, agora na classe veteranos. Isso valoriza muito a nossa categoria”, finalizou Russo.
Pódios por Estado
No feminino São Paulo foi campeão com 16 ouros, nove pratas e sete bronzes. Santa Catarina foi vice-campeã com cinco ouros, duas pratas e três bronzes. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar conquistando duas medalhas de ouro e três de prata.
Na classe masculina o Estado de São Paulo também foi campeão com 28 ouros, 18 pratas e 29 bronzes. O Paraná conquistou a segunda colocação totalizando quatro medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar conquistando quatro medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
Clique AQUI para acessar os resultados completos de cada chave e categoria etária e de peso.