22 de dezembro de 2024
Em carta à WKF, Yoshiro Mori diz que realização das Olimpíadas é uma obrigação com a humanidade
O presidente dos Jogos de Tóquio 2020 está confiante de que o karatê superará todas as adversidades causadas pela pandemia e fará uma estreia olímpica excepcional no próximo ano
Gestão Esportiva
1º de novembro de 2020
Fonte GEOFF BERKELEY / INSIDE THE GAMES
Fotos GETTY IMAGES
Curitiba – PR
Yoshiro Mori também reafirmou que a realização dos jogos adiados representa uma luz de esperança para todo o mundo.
Os comentários do ex-primeiro-ministro do Japão estão em carta enviada à World Karate Federation (WKF), que felicitou a entidade esportiva por seu 50º aniversário.
O karatê faria a sua primeira aparição em uma Olimpíada neste ano, mas a crise da saúde global fez com que os Jogos fossem adiados para 2021. No entanto, Mori insiste que “o entusiasmo permanece inabalável” desde agosto de 2016, quando o karatê foi aprovado como um dos eventos adicionais para o programa de Tóquio 2020.
“A chama do karatê não se apagará e continuará a arder em nossos corações até a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no próximo verão”, escreveu Mori. “Também estou honrado e privilegiado por sediarmos o primeiro torneio olímpico de karatê durante os Jogos de Tóquio 2020 no Nippon Budokan, 50 anos após o primeiro campeonato mundial de karatê em 1970.”
Mori enfatizou a necessidade de realizar os jogos, enquanto os organizadores continuam a formular um plano para limitar a disseminação do coronavírus durante Tóquio em 2020.
“Continuo totalmente confiante de que a paixão, o trabalho árduo e a dedicação que todos colocaram na preparação para o primeiro torneio olímpico de karatê serão recompensados. Essa dificuldade só irá valorizar ainda mais a estreia da modalidade no circuito olímpico”, continuou Mori.
“Gostaria de reiterar que organizar os jogos no próximo ano é mais do que nunca uma obrigação para a humanidade. O sucesso dos jogos representará uma luz de esperança para todo o mundo e mostrará que através da unidade e da solidariedade podemos superar qualquer desafio.”
Mori destacou ainda as fortes raízes do karatê na cultura japonesa em sua carta à WKF e classificou a estreia olímpica do esporte como um momento histórico. “O Japão é o berço do karatê”, acrescentou Mori.
“A adesão aos Jogos Olímpicos de Tóquio, juntamente com a difusão da excelência global, com fortes laços com o Japão e a cultura japonesa, garantirá um legado positivo para o Japão, para os Jogos Olímpicos e para o karatê.”
As competições kumitê e kata do karatê nos Jogos de Tóquio 2020 estão programadas para a mitológica Nippon Budokan Arena, de 5 a 7 de agosto de 2021.