08 de janeiro de 2025
Em Curitiba, Federação Paranaense de Judô promove 75 faixas pretas
O elevado nível técnico dos candidatos examinados e aprovados ratifica a competência e a credibilidade dos membros da comissão estadual de graduação da FPrJ
Judô Paranaense
16 de janeiro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO FPrJ
Curitiba – PR
A comissão estadual de graduação da Federação Paranaense de Judô (FPrJ) realizou o exame anual de graduação para os judocas candidatos a faixas pretas sho-dan a go-dan (1º ao 5º dans).
Realizado nos dias 24 e 25 de novembro no ginásio de esportes do Colégio Marista Paranaense em Curitiba (PR), o exame foi distribuído em dez bancas de avaliação montadas nas dez áreas e recebeu judocas vindos das delegacias regionais Noroeste, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sul.
A comissão estadual de graus da FPrJ, presidida pelo professor kodansha Hélder Marcos Faggion (6º dan), é composta pelos seguintes membros: Liogi Suzuki (9º dan), Yoshihiro Okano (9º dan), Washington Donomai (6º dan), Sidnei Pereira Lima (7º dan), Jorge Meneguelli (7º dan) e Francisco de Souza (5º dan).
O evento contou ainda com a importante colaboração dos avaliadores convidados: Eidi Kawazoe, Walter Kazunori Babata, Marcelo Mercúrio, Rodrigo Tonietto, Ney de Lucca Mecking, Edilson Hobold, Roberto Okano, Marcelo Bueno, Lauro Azuma, Reinaldo Francisco, Tullius Dallagassa, Celso Takeshi Ogawa, Alexandre Segantini e Luiz Mattos.
Ao todo foram aprovados 54 candidatos para sho-dan (1º dan), 14 para ni-dan (2º dan), quatro para san-dan (3º dan) e três para yon-dan (4º dan).
Dirigentes avaliam desempenho de candidatos
O professor Francisco Souza, coordenador de arbitragem da FPrJ, destacou a evolução técnica dos candidatos que anualmente são promovidos nos exames da entidade.
“Acredito que a cada ano o nível técnico dos candidatos aprovados tem aumentado, e credito esta evolução ao comprometimento dos novos faixas pretas em assimilar e aprender os fundamentos e os katas, que são os pilares de nossa modalidade. Entendo que este desenvolvimento comprova a credibilidade da nossa comissão estadual de graduação, que busca sempre fazer uma avaliação justa e coerente dos judocas examinados”, disse o professor Chico.
Hélder Marcos Faggion, presidente da comissão estadual de graus da FPrJ, enalteceu o empenho dos 22 avaliadores que atuaram nas dez bancas examinadoras montadas no Colégio Marista.
“A cada ano recebemos um número mais expressivo de candidatos, e felizmente os judocas examinados nesta temporada estavam muito bem preparados. Mas faço uma menção e um agradecimento especial aos 22 professores que atuaram nos dois dias de exame”, detalhou Faggion.
Luiz Hisashi Iwashita, presidente da FPrJ, destacou o número cada vez mais expressivo de judocas aptos a obter graduação no Estado do Paraná.
“Entendo que o judô cresce na medida em que o número de faixas pretas formados pela federação aumenta. São estes mesmos judocas que no futuro poderão transmitir conhecimento e ensinar o judô em escolas do ensino fundamental, clubes e dojôs espalhados em todo o Estado. Este ano fizemos chamada para 93 judocas aptos a serem examinados e 75 foram aprovados. Estamos alcançando números cada vez mais expressivos, e esperamos formar cada vez mais judocas, professores e bons cidadãos, pois esta é também uma das nossas prioridades e o principal objetivo de nossa modalidade”, explicou o dirigente.
A cerimônia de outorga de dans aos candidatos aprovados será feita no dia 9 de março, na cidade de Ibiporã, em paralelo ao seminário estadual de arbitragem, ao exame estadual de arbitragem e ao campeonato paranaense para faixas marrons, pretas e estímulo.
Candidatos promovidos a sho-dan
Abílio Ribeiro dos Santos Neto
Adauto da Silva Neto
Adriano Simões de Oliveira
Alessandro Padilha do Nascimento
Ana Carolline T. Kemczenski
Ana Eliza Kondo Langner
André Paulino Cabrera
Antônio Henrique Gonçalves
Antônio Pavlak Neto
Arthur Martins Dallagassa
Aurelino Miguel do Nascimento
Bianca de Mendonça L. Araújo
Breno Barão Nunes
Bruno de Lucca Menon
Bruno Henrique Grolli Carvalho
Carlos Emanuel de O. Souza
Carlos Henrique F. da Silveira
Caroline Borsoni de Souza
Celso Alexandre Costa
Daniela Correia R. Iuki
Eduardo Narimatsu
Elaine Fernandes da Silva
Fernando Arthur Belém Franco
Frederico Kemczenski
Giovanne Alves P. dos Santos
Gustavo Costa Brancalhão
Haroldo Renato Schiabel
Hebert Hiroshi Sato
Iury Trindade Vilas Boas
Ivan Marcos Beck
James Willian Xavier Camargo
Jose Ubirajara Luiz Paraná Júnior
Joelson Vesentin P. de Lima Júnior
Kevin Keyti Shinoda Suzuki
Letícia Cardoso de Oliveira
Luciano Ferreira de Lima
Luís Felipe Liotto
Luiz Guilherme E. M. Metta
Maria Eduarda Menon da Silva
Maurício Fernando Z. de Jesus
Moacir Pereira Fernandes
Pedro Cruz Capriotti
Peter Fabiano Vieira Júnior
Ricardo Rodrigues de S. Moreira
Robson Carlos de Oliveira
Rodrigo Teodoro da Silva
Saul Dayan de Paula de Lima
Thiago Pellizzari
Tiago Augusto Koswoski Mancini
Valdemar Rosa da Silva
Vítor Albertino Cordeiro
Vítor Callegari Carneiro
Waldemar Pilger
Wesley Rosa Ferreira
Candidatos promovidos a ni-dan
André Luís dos Santos
Elton Pereira Ruiz
Gustavo Henrique T. Tanahaki
Hélio Ney Prado Fabri
Hermes Lira Silva
José Vanderlei Almeida
Josmar Gouveia Couto
Lidiane Fernandes S. Lessa
Bener da Silva Braga Júnior
Rafael Gustavo F. Klingelfus
Rudison Luiz Ladislau
Thaisa Costa Dias
Victor Hugo R. dos Santos
Victor Octavio N. Lavandovski
Candidatos promovidos a san-dan
Edegar Akio Kimura
Edson Saito
Luiz Roberto Ribas
Washington da Cruz Rodrigues
Candidatos promovidos a yon-dan
Jackson Antônio de Castro
Marcos Roberto da Veiga
Eduardo Samuel Russo