20 de janeiro de 2025
Em sua primeira edição, Road to Maximum revela talentos para a nova geração do muay thai
Com bom nível técnico, programa constou de 19 combates, dos quais 17 masculinos e dois femininos
Por Paulo Pinto / Global Sports / Fotos Júnior Cruz e Lais Abigail
8 de dezembro de 2022 / São Paulo (SP)
Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, a Federaçãp Estadual das Ligas de Esportes Amadores de São Paulo (Felfasp) realizou a primeira edição do Road to Maximum.
A competição realizou-se no dia 6 de novembro no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, popularmente conhecido como Complexo do Ibirapuera, na capital paulista.
Em sua primeira edição, o Road To Maximum, evento de Muay Thai para a classe amadora, teve como proposta revelar talentos para os principais eventos de muay thai do Brasil, além de promover e incentivar a prática esportiva no País.
O programa constou de 19 combates, sendo 17 masculinos e dois femininos. O evento teve entrada franca, mas para assistir às lutas foi preciso levar 1kg de alimento não perecível.
Grandes escolas do muay thai paulista participaram do certame que recebeu atletas de importantes agremiações, como o W Gym Nicolai, Muay Thai Evolution, Grupo MTT, Gigantes Thai, Gueto Santos, Cruz Boran, Thaitoons, Pattaya, Dojô Fight Escola de Artes Marciais, Fabiana Belai Academia de Performance, Juventude Thai, Gladiators School, Centro de Treinamento Nak Muay Team, Corvo Muaythai, Centro de Treinamento União, Team Predador, MDB Team Muay Thai, Kingthai, Academia de Luta Família Furacão, Round by Rounds, Amatha Team, Iron Brothers,Família Tiger Team (FTT), Monster Muay Thai e Lausane Team.
Lutas memoráveis
Quase todas as lutas foram programadas em três assaltos. E após a realização dos 19 combates, Reginaldo Freire, presidente da Felfasp, fez excelente avaliação da competição e destacou que vários atletas mostraram nível técnico bastante elevado.
“Até mesmo por ter sido esta a primeira edição do Road to Maximum de Mauay Thai, entendemos que o nível técnico dos atletas foi muito bom, e confesso que superou as nossas expectativas. Isso nos motiva a realizar mais edições desse evento no futuro próximo”, disse o dirigente.
Fight 1 – 48kg / Feminino
Realizada em três rounds, a primeira luta do programa foi disputada por Naila Tavares, da Muay Thai Evolution, e Zanardi, do Grupo MTT. Naila venceu por KO no primeiro round.
Fight 2 – 57kg / Masculino
O segundo combate colocou frente a frente Alex de Araújo, da Gigantes Thai, e Davi Victor, da Gueto Santos. O vencedor foi Alex de Araújo por por decisão unânime dos árbitros.
Fight 3 – 61kg / Masculino
A terceira disputa seria protagonizada por Bruno, da W Gym Nicolai, e Miguel Angel Patino, da Cruz Boran, que venceu por WO.
Fight 4 – 57kg / Masculino
A quarta luta do programa, disputada por Rony Cowboy, da Thaitoons, e Moisés Santos, da Muay Thai Evolution, teve como vencedor Rony Cowboy em decisão dividida dos árbitros.
Fight 5 – 64kg / Masculino
A quinta luta do programa confrontou Éricles Magrelo, da Pattaya, com Higor Magrão, do Dojô Fight Escola de Artes Marciais, que venceu por decisão unânime dos árbitros.
Fight 6 – 50kg / Feminino
No sexto combate Joyce Fernanda, da Fabiana Belai Academia de Performance, venceu Gabriela Braga, da Juventude Thai, por WO.
Fight 7 – 66kg / Masculino
A sétima disputa foi protagonizada por Silas Rodrigues, do Centro de Treinamento Nak Muay Team, e Rodrigo Silva, da Gladiators School, que venceu por decisão dividida dos árbitros.
Fight 8 – 67kg / Masculino
A oitava luta do programa foi disputada por Matheus Siva, da Corvo Muaythai, e Gleyson Hipólito, do Centro de Treinamento União. O atleta da Corvo Muay Thai foi o vencedor por decisão unânime dos árbitros.
Fight 9 – 70kg / Masculino
Fernando Stelzer, do Team Predador, e Lucas Ramos, da MDB Team Muay Thai, fizeram a nona luta do programa. O vencedor por decisão unânime dos árbitros foi Lucas Ramos.
Fight 10 – 73kg / Masculino
Na décima disputa Mouner, da Kingthai, derrotou Hamilton França, da Gladiators School, por decisão unânime dos árbitros.
Fight 11 – 61kg / Masculino
A décima primeira luta do programa foi disputada por Jeilson Avelino, da W Gym Nicolai, e Kayke Stronger, da Academia de Luta Família Furacão. O vencedor por decisão unânime dos árbitros foi Jeilson Avelino da W Gym Nicolai.
Fight 12 – 57kg / Masculino
O décimo segundo combate, entre Célio Magioli, da Muay Thai School, e Kauan Moraes, da Round By Rounds, teve como vencedor Kauan Moraes por decisão dividida dos árbitros.
Fight 13 – 60kg / Masculino
A décima terceira disputa foi protagonizada por Carlos Eduardo, da Juventude Thai, e Lucas Rasta, do Grupo MTT. O vencedor por decisão unânime dos árbitros foi Lucas Rasta do Grupo MTT, escola clássica de muay thai esportivo.
Fight 14 – 67kg / Masculino
Na décima quarta luta do programa Gustavo Carmuça, do MDB Team Muay Thai, venceu Ítalo Matheus, da Kingmuaythai, por WO.
Fight 15 – 55kg / Masculino
O décimo quinto combate envolveu Nicolas Leite, do Amatha Team, e Leornado Nunes, da Juventude Thai. O vencedor por decisão unânime dos árbitros foi o atleta Nicolas Leite do Amatha Team.
Fight 16 – 77kg / Masculino
A décima sexta disputa foi protagonizada por Rafael Maritaca, da Iron Brothers, e Kennedy, do Maia Team. O vencedor por decisão unânime dos árbitros foi o atleta Rafael Maritaca, da Iron Brothers.
Fight 17 – 70kg / Masculino
A décima sétima luta do programa, disputada em cinco rounds por Rafael Silva, da Família Tiger Team, e Júnior Pereira, da Fabiana Belai Academia de Performance, teve como vencedor Rafael Silva por decisão dividida dos árbitros.
Fight 18 – 63kg / Masculino
No décimo oitavo combate, também em cinco rounds, Willian, da Juventude Thai, venceu Dênis Formiga, do Lausane Team, por decisão unânime dos árbitros.
Fight 19 – 71kg / Masculino
A décima nona e última luta do programa foi disputada em cinco rounds por Fernando de Assis, do Maia Team, e Victor Coringa, da Monster Muay Thai. O vencedor por TKO foi Victor Coringa, da Monster.
Origem e estrutura política do muay thai
Muay thai, arte marcial tailandesa ou boxe tailandês, é considerada desporto nacional. Esta disciplina física e mental caracteriza-se golpes de combate em pé e é conhecida como A arte das oito armas, pois combina o uso dos punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física, o que a torna uma luta de contato total extremamente eficiente.
O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser difundido internacionalmente apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outros esportes de combate.
A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais, mantendo assim a integridade física dos atletas. Considerada somente nas regras asiáticas, esta técnica, porém, encontra-se cada vez mais em evidência.
Em nível internacional o muay thai é regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC).