08 de janeiro de 2025
Em sua terceira competição pós-lesão, Douglas Brose busca medalha na última etapa da Liga Mundial
Quarto colocado no ranking da World Karate Federation, o bicampeão mundial vai à China em busca dos pontos que poderão levá-lo ao terceiro lugar
Karate 1-Series Xangai
6 de dezembro de 2018
Por PAULO PINTO I Fonte ALEXANDRE ROSA/AV I Fotos RENATO HIDEO AOKI e WKF
Florianópolis – SC
Mais de 1.100 karatecas de 80 países estão em Xangai, na China, onde disputarão a última etapa da Premier League desta temporada. O Karate 1-Series de Xangai é a última oportunidade para os atletas conquistarem pontos no ranking mundial da WKF nesta temporada.
A competição será realizada no ginásio da Universidade de Finanças e Economia de Xangai, e está programada para começar hoje às 9 horas (horário local). A final realiza-se no domingo, das 15 às 18 horas (horário local).
O brasileiro Douglas Brose participará da disputa deste fim de semana, e este será o seu terceiro torneio desde a lesão sofrida em maio no tendão calcâneo.
Fora do circuito mundial por cinco meses, o karateca retornou em outubro, quando disputou a etapa da Liga Mundial, em Tóquio. Já no mês passado, Brose participou do Campeonato Mundial, em Madrid. Agora, volta aos tatamis mais bem preparado e com mais ritmo.
“Esta será a minha terceira competição após a lesão. Logicamente, a cada campeonato, a cada luta que eu faço, sinto-me melhor, até porque aos poucos estou retomando o ritmo ideal. Por isso, a minha expectativa é boa, vou em busca da medalha. Tive um bom desempenho em Tóquio, mas infelizmente no mundial não fui bem. A tendência é de crescimento e estou confiante. O evento aqui na China encerra o calendário de lutas em 2018 e acredito que, com uma medalha, tenho boas chances de terminar o ano na terceira posição do ranking mundial”, avaliou Douglas Brose que, antes da lesão, era o número 1 do mundo no kumitê até 60kg. Atualmente, Brose ocupa a quarta colocação.
Após a competição em Xangai, na China, o bicampeão mundial retorna ao Brasil para descansar e fazer o planejamento da próxima temporada.
“Vou tirar uns dias de folga no fim do ano, mas serão no máximo duas semanas. Já em janeiro temos a primeira etapa de 2019 da Liga Mundial, na França. Não dá para ficar muito tempo parado, serão alguns dias e logo volto aos treinos”, revelou o atleta, que também é terceiro sargento do Exército Brasileiro.
Equipe brasileira na China
O Brasil foi a Xangai com uma equipe composta por 14 atletas e dois técnicos. Naom Hypólito será a única karateca brasileira que disputará o kata na China.
As atletas que disputarão o kumitê feminino são Valéria Kumizaki (55kg), Érica Santos (61kg), Jéssica Unhares (61kg), Natália Spigolon (68kg), Bárbara Rodrigues (68kg), Brenda Padilha Pereira (+68kg) e Isabela Rodrigues (+68kg).
Os brasileiros do kumitê masculino em Xangai são Douglas Brose (60kg), Marco Anjos (75kg), Vinícius Figueira (67kg), Diego Moraes (84kg), Kaique Rodrigues (84kg) e Adam Ramos (+84kg).
Os técnicos brasileiros são o catarinense Vanderlei Oliveira e o paulista Diego Spigolon.