21 de agosto de 2025

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um de seus pesquisadores, o professor doutor, Fabricio Boscolo Del Vecchio, foram reconhecidos como referências globais na pesquisa científica sobre artes marciais. A constatação decorre de uma ampla análise bibliométrica que mapeou a produção acadêmica mundial no tema, com dados coletados até março do ano passado nas principais bases científicas, como Web of Science, Scopus e PubMed. O estudo, que analisou mais de 12,7 mil documentos científicos, teve como objetivo identificar os principais autores, instituições, países e tendências de pesquisa no campo das artes marciais.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um de seus pesquisadores, o professor, Fabricio Boscolo Del Vecchio, foram reconhecidos como referências globais na pesquisa científica sobre artes marciais. A constatação decorre de uma ampla análise bibliométrica que mapeou a produção acadêmica mundial no tema, com dados coletados até março do ano passado nas principais bases científicas, como Web of Science, Scopus e PubMed. O estudo, que analisou mais de 12,7 mil documentos científicos, teve como objetivo identificar os principais autores, instituições, países e tendências de pesquisa no campo das artes marciais.
Neste cenário global, a UFPel se destacou de forma expressiva, alcançando a nona posição no ranking de instituições com maior número de publicações na base de dados Scopus, uma das mais prestigiadas do mundo. O resultado posiciona a universidade como um núcleo de excelência no cenário nacional e mundial, consolidando sua contribuição para o avanço do conhecimento em uma área emergente.
Individualmente, Del Vecchio foi apontado como um dos autores mais influentes do mundo no campo. Ele figura entre os pesquisadores mais citados, com 1.386 citações em Scopus e 1.002 na Web of Science. Este número é um indicador objetivo do impacto e da relevância do trabalho de um cientista, demonstrando que suas pesquisas servem como base para estudos de outros especialistas no contexto internacional.
O sucesso da universidade e de seus pesquisadores, segundo a análise, é resultado da combinação de fatores, como o forte apoio institucional a projetos e teses na área, a formação de redes de colaboração com cientistas de outros países e a publicação de estudos em periódicos internacionais de grande prestígio. Instituições de fomento brasileiras também foram destacadas como pilares importantes para o avanço da pesquisa nacional.
A presença de destaque da UFPel e do professor no mapa mundial da pesquisa em artes marciais reforça o papel estratégico da universidade na ciência global e demonstra a contribuição significativa da UFPel para o conhecimento em áreas como saúde, ciências do esporte e bem-estar. “O reconhecimento deste impacto demonstra todo o poder que Pelotas tem para desenvolver a área das artes marciais e esportes de combate, seja em ações de ensino ou pesquisa”, destacou o professor.
21 de agosto de 2025
20 de agosto de 2025
20 de agosto de 2025