03 de abril de 2025

Curitiba recebe, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, o Shotyugueiko Brasil/França 2025, um dos maiores eventos de treinamento de judô do país, reunindo grandes nomes do cenário nacional e internacional.
Com mais de 250 judocas de 25 estados brasileiros, além de atletas da Argentina, Chile e França, o evento acontece na Universidade Tuiuti do Paraná, instituição que se destaca ao abrir suas portas para uma iniciativa que fomenta o crescimento técnico da modalidade no Brasil.
Além das palestras realizadas, os medalhistas olímpicos em Paris 2024, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves ficarão até o final do Shotyugeiko Brasil/França fazendo transmissão de conhecimento © Global Sports
O grande destaque do evento é o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Darcel Yandzi, técnico francês medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 1993, campeão mundial júnior em Buenos Aires (1992) e vencedor do prestigiado Tournoi de Paris em 1996. Yandzi é uma figura icônica do judô internacional e, atualmente, atua como treinador de atletas olímpicos e multicampeões mundiais, como Teddy Riner, tricampeão olímpico dos pesos pesados e um dos maiores judocas da história, que, além de representar a seleção francesa, defende o Paris Saint-Germain.
Judocas perfilados para o rei inicial © Global Sports
Outro grande destaque são os medalhistas olímpicos por equipes mistas em Paris 2024, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves, que representam a seleção brasileira e a Sogipa. Além de compartilharem suas trajetórias, ambos responderam a dezenas de perguntas feitas por jovens judocas ávidos por conhecimento e pela experiência de treinar com dois dos principais nomes da atual geração da seleção brasileira.
Guilherme Gumz Utech, coordenador de vendas e marketing da Choco Leite e Annick Kist Utech, homenageiam os medalhistas olímpicos da Sogipa © Global Sports
Entre os palestrantes, destacam-se Henrique Augusto Miniskowsky da Silva e Maurício Neder, dois treinadores brasileiros com vasta experiência no judô, que completam o time de grandes nomes, oferecendo suporte técnico valioso aos participantes.
Euler Junior deu as boas-vindas aos participantes e prometeu que a cidade continuará apoiando iniciativas como essa © Global Sports
Outro ponto alto do evento é a presença do árbitro olímpico André Mariano dos Santos, que atuou nos Jogos de Tóquio e Paris e, atualmente, integra a comissão de análise de vídeo da Federação Internacional de Judô (FIJ). Mariano ministrará um seminário de arbitragem, abordando as atualizações das regras internacionais e proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e atualização aos participantes.
Professor Maurício Neder faz sua explanação © Global Sports
O quarto dia do Shotyugueiko Brasil/França foi oficialmente aberto por Euler de Freitas Silva Junior, judoca e secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, que elogiou a estrutura do evento e confirmou apoio a futuras edições.
“Tive um prazer especial ao ser convidado para participar desta cerimônia de abertura. Sou faixa marrom e estou retomando os treinos para, finalmente, chegar à faixa preta. Como filho de um professor kodansha, o judô faz parte da minha vida desde a infância. Por isso, meu coração bate mais forte quando sou convidado para eventos da modalidade”, declarou o secretário.
O grande destaque do evento é o professor Darcel Yandzi © Global Sports
Representando o prefeito Eduardo Pimentel, Euler Junior deu as boas-vindas aos participantes e garantiu que a cidade continuará apoiando iniciativas como essa. “Desejamos que este evento se perpetue por muitas edições. A Prefeitura de Curitiba será uma grande parceira para fortalecer ainda mais o judô na capital.”
Euler Junior com os medalhistas olímpicos Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves © Global Sports
Promovendo intercâmbio técnico para várias gerações de judocas, a Universidade Tuiuti do Paraná inova ao ceder espaço para um evento esportivo de tamanha relevância. A iniciativa reforça o compromisso da instituição de ensino superior com o desenvolvimento do esporte, aproximando atletas em formação de referências do alto rendimento.
Guilherme Gumz Utech, Euler Junior e Luciano Neves, idealizador do Shotyugueiko Brasil/França 2025 © Global Sports
Idealizado pelo empresário judoca Luciano Neves, diretor-executivo da Lee Training, o Shotyugueiko Brasil/França 2025 propõe um formato inovador, que vai além do treinamento técnico tradicional.
Com uma didática excepcional, Darcel Yandzi demonstra um judô muito eficiente © Global Sports
“Nosso objetivo é oferecer uma visão inovadora, reunindo grandes treinadores internacionais, atletas da nova geração da seleção brasileira e judocas em formação, além de uma atualização das regras de arbitragem diretamente com um representante da FIJ. Temos certeza de que nenhum outro seminário no Brasil trouxe um conteúdo tão amplo e diversificado quanto o Shotyugueiko Brasil/França 2025”, destacou Luciano Neves.
Guilherme Gumz Utech, homenageia o secretário Euler Junior © Enio Salgado
O evento também prestou uma homenagem especial ao professor Fernando Pereira de Jesus (8º dan), falecido nesta terça-feira, e ao professor Liogi Suzuki (9º dan), que está internado na UTI. O sensei Valter Amaral comandou o mokuto (momento de silêncio e reflexão) em memória dos dois mestres.
Rafael Macedo exibe a medalha conquistada em Paris, Luciano Neves mostra a prata que Leonardo Gonçalves obteve no Grand Slam de Paris 2025, enquanto Guilherme Utech exibe a outra prata conquista por Iguape, no ultimo fim de semana em Baku © Global Sports
Nesta sexta-feira (21/02), das 8h às 10h, o árbitro olímpico André Mariano conduzirá uma palestra sobre as mais recentes atualizações das regras da Federação Internacional de Judô.
Nos próximos dias, a Budô publicará reportagens detalhadas sobre as palestras realizadas e workshops realizados durante o evento, trazendo insights exclusivos dos treinadores, árbitros e atletas que participaram deste intercâmbio técnico de alto nível.
Realizado pela Lee Training e a Associação Desportiva Judô Tonietto, o Shotyugueiko Brasil/França 2025 conta com o apoio institucional de Choco Leite, Universidade Tuiuti do Paraná, Federação Paranaense de Judô e Café com Judô, que contribuem para a realização e o sucesso deste grande evento de intercâmbio técnico e cultural no judô.
03 de abril de 2025
01 de abril de 2025
31 de março de 2025