15 de novembro de 2024
Fabricantes licenciados fortalecerão a identidade e o processo de consolidação institucional da ITKF
Com base na iminente retomada pós-pandemia, o comitê executivo da Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) iniciou a homologação de marcas que poderão atuar na modalidade
Por Paulo Pinto / Global Sports
30 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
Após um primeiro mandato coroado de êxito e com o abrandamento das restrições impostas pela pandemia da covid-19, a diretoria da International Traditional Karate Federation (ITKF) começa a retomar os projetos que visam a fortalecer a identidade e o processo de consolidação da entidade em todo o planeta. É mais um passo na jornada iniciada após as eleições gerais de 2017, às quais se seguiram os trabalhos de reunificação do karatê-dô tradicional.
Entre as inovações previstas para esta retomada está a homologação de karategis e acessórios de proteção imprescindíveis para a prática e a disputa de competições de kumitê.
Seguindo o modelo adotado pelas principais entidades esportivas internacionais, a diretoria executiva da ITKF achou por bem licenciar fabricantes dispostos a desenvolver produtos que atendam a especificações, padrões e normas de segurança estabelecidos pela federação internacional. Três marcas já aderiram ao processo de licitação iniciado no primeiro semestre de 2021: Dankana Produtos para Artes Marciais, de Erechim (RS); Bushidô Martial Arts Sport Wear, do Cairo (Egito); e Yama Kimonos, de Curitiba (PR).
Laudi Spironello, diretora comercial da Dankana Produtos para Artes Marciais, vê na parceria a possibilidade de conquistar novo mercado fora do Brasil e somar esforços ao processo de fortalecimento da ITKF.
“Nosso objetivo é fornecer karategis de qualidade e durabilidade para praticantes de karatê”, explicou. “Queremos que os atletas tenham melhor rendimento nos treinos e competições vestindo uniformes que correspondam às suas necessidades e expectativas. Essa parceria entre Dankana e ITKF fará com que as duas marcas tenham interação maior com os amantes das artes marciais, dando maior visibilidade ao karatê-dô tradicional. Queremos mostrar que a formação do caráter também está na conscientização em adquirir produtos que tenham vida útil estendida e diminuição expressiva no descarte de materiais têxteis.”
Mohamed Fawzy, diretor industrial da egípcia Bushidô, destaca que a modernização da linha de produtos é uma das principais metas de sua empresa.
“Atuamos no segmento de karategi desde 2005”, contou. “Na verdade, herdei uma fábrica de roupas da minha família, mas preferi desenvolver uma linha específica de vestimentas para a prática de artes marciais. Desde o início focamos o desenvolvimento de produtos com base na inovação, utilizando o melhor material do mercado. Estamos em constante progresso para acompanhar as últimas tendências do universo das artes marciais e da linha esportiva.”
Para Daniel Henrique Laurindo, diretor executivo da Yama Kimonos, a homologação de sua empresa pela ITKF representará maior inserção de sua marca no mercado internacional.
“A história da Yama Kimono começou em 1987, com a fabricação exclusiva de kimonos e faixas para praticantes de judô”, lembrou. “Posteriormente partimos para a fabricação de camisetas institucionais para eventos realizados em São Paulo e Paraná. Somente em 1994 fundamos a empresa que deu origem à Kimonos Yama e há 27 anos atuamos com a mesma razão social. Desenvolvemos um trabalho em conjunto com a ITKF desde o campeonato mundial realizado em 2001, em São José dos Pinhais.”
Laudi Spironello acrescentou que a sua empresa iniciou a aproximação com o karatê tradicional a partir do contato com o Federação de Karatê Tradicional no Estado do Rio Grande do Sul. “Produzimos nossos karategis em parceria com atletas e senseis especialistas nesse estilo de karatê, ajustando todos os detalhes para que os uniformes fossem sua segunda pele. Essa escolha da ITKF para que sejamos um de seus fornecedores é uma grande recompensa ao trabalho que desenvolvemos até aqui. Entretanto, sabemos que a visibilidade será ainda maior e por consequência a exigência por kimonos produzidos com excelência.”
O mercado de lutas já ensaia a retomada mundial dos eventos esportivos presenciais. Com base nisso, a Dankana está pronta para promover e realizar vendas de forma virtual.
“A Dankana sempre procurou estar presente nos eventos de karatê que se realizam no Brasil. Aguardamos a retomada dos campeonatos presenciais para podermos levar nossos produtos para mais perto dos atletas, possibilitando dessa forma que os praticantes conheçam a linha completa de karategis Dankana Tradicional e Premium, desenvolvidos com tecidos sarja forte, canelado, PA, K10 (lona média) e K12 (lona pesada). Desde 2018 vendemos pelo site www.dankana.com.br e estamos em constante atualização, apresentando produtos com fotos atrativas, descrições detalhadas e tabela completa de medidas. Além do site, a Dankana está presente em diversas outras plataformas digitais e com atendimento especializado pelo WhatsApp, no qual todas as dúvidas são rapidamente esclarecidas”, disse a empresária.
Daniel Laurindo explicou que hoje sua empresa atua em todo o segmento de luta e que a parceria com a ITKF projetará a Kimonos Yama em todos os países onde a entidade atua. “Hoje fabricamos kimonos e materiais de proteção para a prática do judô, karatê, jiu-jitsu, aikidô, taekwondo e hapkidô. Atendemos pedidos de todo em o Brasil, e já exportamos regularmente para o México, Japão e parte da Europa”, adiantou o industrial, que pretende abocanhar parte do mercado do karatê tradicional mundial.
“A nossa linha de produtos desenvolvidos para o ITKF conta com karategi start em algodão; o PA, produzido em lona de poliéster e algodão; o médium canvas, de lona 10; e o heavy canvas, de lona 12. Temos também vários itens de proteção.”
Faixa preta go-dan (5ª dan) Mohamed Fawzy destacou que a atenção aos detalhes em todas as etapas de produção é uma das principais características de sua marca. “É por isso que estamos ansiosos para desenvolver uma linha específica para a ITKF, que ateste o potencial do karatê tradicional de forma diferente. É claro que esperamos obter lucro por meio desta parceria, mas a nossa proposta é desenvolver um relacionamento sólido, fidelizando grande parte desse mercado”, disse o empresário que é também um dos principais formadores de atletas do Egito.
Laudi Spironello assegura que a Dankana está com tudo pronto para atender karatekas do mundo todo por meio do seu portal. “Adequamos nossos karategis ao layout da ITKF, com bordado e etiqueta exclusivos para vendas para o exterior. O produto pode ser escolhido no site e pago pela plataforma PayPal.”
A fabricante gaúcha enumerou a variedade de produtos da empresa. “Além dos karategis e faixas, dispomos de uma linha composta de camisetas, corta-vento, bonés e protetores bucais, de mão, de canela e de seios. Na nossa linha de presentes, disponibilizamos a personalização de porta-faixas e medalhas. Além desses itens pessoais, contamos com uma linha decorativa para dojôs, como a kamidaná de madeira e o dojo-kun de bambu, gravado a laser com letras em baixo e alto relevo.”
Além dos produtos de karatê, a Dankana fabrica material esportivo, hakama e kimonos para a prática de jiu-jitsu, taekwondo, hapkidô, aikidô, arnis kali e shorinji kempo.
O executivo da Bushidô mencionou ainda a importância de obter a homologação de uma das duas principais entidades de administrações do karatê mundial. “Destaco a possiblidade de melhor planejamento industrial em função dos calendários esportivos e as vendas expressivas por meio da participação de eventos oficiais da ITKF, como campeonatos mundiais e continentais, torneios regionais nos países filiados, cursos técnicos e de arbitragem e seminários, entre outros, disse Fawzy.