Fase regional do campeonato paulista virtual de fundamentos técnicos classifica 32 judocas para a final

Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô

Competição inédita para as classes sub 13, sub 15 e sub 18 reuniu 198 participantes das 16 delegacias regionais da Federação Paulista de Judô

Judô Paulista
14 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO FPJUDÔ
São Paulo – SP

Atendendo aos pedidos de vários professores, a coordenação técnica da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a fase regional do Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos, que classificou 32 judocas para a final envolvendo os dois primeiros atletas classificados em cada DRJ.

As inscrições para a competição começaram em 22 de junho e atraíram 198 participantes das 16 delegacias regionais da FPJudô. Fernando Ikeda, secretário geral do TJD e da comissão de ética da FPJudô e coordenador do departamento de oficiais técnicos da 1ª DRJ, explicou por que o certame não reuniu um número ainda maior de atletas.

Natália Estrela Lourenço da Associação de Judô Vila Sônia, vice-campeã yudan

“Já havíamos realizado a mesma competição para as classes sênior, sub 21 e sub 18 das graduações dangai roxa, marrom e yudan. Verificamos a dificuldade dos participantes para produzir os vídeos e enviá-los em tempo hábil. Como esta disputa envolvia crianças e era a primeira, achamos por bem não fazer grande divulgação”, disse Ikeda.

A inscrição para a disputa foi gratuita, mas para participar do certame virtual os atletas das divisões especial e aspirante teriam de estar em dia com a FPJudô e enviar seus vídeos junto com a inscrição.

Banca examinadora maior

Nesta fase, as 16 delegacias regionais utilizaram três avaliadores, mas serão cinco na final disputada pelos 32 judocas classificados.

Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô, destacou o empenho da comissão técnica e enfatizou a proatividade dos avaliadores que atuaram nas 16 delegacias regionais.

“Foi um evento de aprendizado e teve uma adesão muito boa, acima do que esperávamos. Apesar de não ter sido da forma presencial, tenho certeza de que foi feito com muito capricho pela comissão técnica. Faço um agradecimento especial para os avaliadores, que foram muito proativos e tiveram grande protagonismo na concretização da competição”, disse o dirigente.

Felipe Di Mais da Associação Desportiva Carlos Fossatti, campeão yudan

“Acredito que precisamos manter o otimismo, mas precisamos ser realistas. O vírus ainda não foi embora e nós temos de continuar a fazer tudo com muita prudência e cautela para não corrermos riscos desnecessários. É um caso de saúde pública e temos obrigação de nos precaver. Dentro do contexto, o campeonato de fundamentos técnicos virtual foi muito positivo. Reitero que a comissão técnica não está parada, mas ativa e buscando alternativas para este novo normal que vivemos. Espero que vençamos esta batalha rapidamente e que em breve estejamos todos juntos de novo”, concluiu Kimura.

O resultado da fase final do campeonato paulista virtual de fundamentos técnicos será publicado no site da Federação Paulista de Judô até o dia 20 de julho de 2020