08 de janeiro de 2025
Federação Amapaense de Judô comemora o Dia Mundial do Judô em altíssimo estilo
Com foco nos Jogos Escolares da Juventude e nos Jogos Universitários Brasileiros, dirigentes e técnicos amapaenses promovem treino comemorativo do Dia Mundial do Judô, na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento, em Macapá
World Judo Day
28 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO FAJ
Macapá – AP
No ano em que a International Judo Federation (FIJ) elege o tema amizade em comemoração ao Dia Mundial do Judô, a Federação Amapaense de Judô (FAJ) organizou um treino comemorativo da data tão importante para o judô mundial e de fundamental importância para os atletas que disputarão os Jogos Escolares da Juventude que se realizarão em Natal (RN) e os Jogos Universitários, em Maringá (PR).
O treino na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), em Macapá, reuniu técnicos e atletas que disputarão as duas competições nacionais.
Antônio Jovenildo da Silva Viana, presidente da Federação Amapaense de Judô, falou sobre o evento comemorativo e o trabalho de preparação das equipes.
“Comemorando o Dia Mundial do Judô, alguns dos nossos treinadores realizaram treino com os atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude, que serão disputados em Natal de 21 a 26 de novembro, e os Jogos Universitários Brasileiros, em Maringá (PR), de 6 a 11 de novembro. Tivemos o apoio dos atletas de vários clubes que participaram como ukes, reforçando a qualidade do treinamento”, explicou Viana, que vai a Maringá como técnico da Universidade Federal do Amapá.
Antônio Viana acredita que as equipes amapaenses que vão a Natal e a Maringá são bastante competitivas.
“Apesar de as equipes levarem alguns novatos, temos também veteranos nos Jogos Escolares. Irão a Natal 32 atletas e três técnicos, atendendo ao novo formato do torneio, com a participação das duas classes (12/14 anos e 15/17 anos). Temos grandes expectativas de resultado”, disse o dirigente amapaense.
A equipe feminina com 12 a 14 anos que vai a Natal disputar os Jogos Escolares da Juventude compõe-se das seguintes atletas: Savana de Almeida Barros (36kg), Danielle Costa Moraes (36 a 40kg), Manuele da Cruz Cardoso (40 a 44kg), Flávia Sabrine Melo dos Santos (44 a 48kg), Joyce Furtado da Silva (48 a 53kg), Ingrid Vitória Batista Cardoso 53 a 58kg), Vitória Conceição da Silva (58 a 64kg) e Ane Karoline Sampaio Santos (+64kg).
A equipe masculina com 12 a 14 anos vai a Natal com os seguintes atletas: John Gabriel Ramos Braga (36kg), Luís Estêvão dos Santos Oliveira (36 a 40kg), Iago Santos de Oliveira (40 a 44kg), Hirlley Moraes da Silva (44 a 48kg), Anderson Ferreira Silva Júnior (48 a 53kg), João Paulo Fonseca de Oliveira (53 a 58kg), João Victor da Silva Correa (58 a 64kg) e Gabriel Braga Cordeiro (+64kg).
A equipe masculina com 15 a 17 anos levará os atletas: Darlison Sanches Leite 50kg), Flávio Wesley Melo dos Santos (50 a 55kg), Matheus Vinicius Coelho Gomes (55 a 60kg), Rafael de Oliveira Benjó (60 a 66kg), Carlos da Silva Dias (66 a 73kg), Pedro Henrique Garcia Vasques (73 a 81kg), Thiago Atahide Duarte (81 a 90kg) e Daniel Del Castilho Bastos (+90kg).
A equipe feminina com 15 a 17 anos que vai a Natal levará as atletas: Juliana Barros da Costa e Silva (40kg), Jordana da Cruz Cardoso (40 a 44kg), Paloma Carolina de Tarso Freitas dos Santos (44 a 48kg), Heloísa Nicoly da Silva Baia (48 a 52kg), Evany Samara Vasconcelos Ramos (52 a 57kg), Cássia Raiol da Costa (57 a 63kg), Poliana Ferreira Pantoja (63 a 70kg) e Estefany Ágata Costa da Cruz (+70kg).
Vão a Natal os técnicos Rosivaldo de Souza Sales, Daniel de Oliveira Correa e Antônio Jovenildo da Silva Viana.
A equipe amapaense que disputará os Jogos Universitários Brasileiros é formada por Laís Fernandes (48kg/UNIP), Bruna Mendes (52kg/Estácio Amapá), Emerson Monteiro (60kg/Instituto Federal), Pietra Sangel Salgado (63kg/ UNIFAP), Samila Coelho (52kg/ Unifap), Lucas Ramos (52kg/Estácio Macapá), Silas Andrade Júnior (73kg/Unifap), Tainá Feijão (70kg/ Unifap) e o técnico Antônio Viana.
Depois do treinamento realizado na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento, o presidente da FAJ e técnico das equipes de base destacou que o judô exerce um papel social de fundamental importância.
“A competição gera um ambiente midiático extremamente positivo para a nossa modalidade, mas o judô desempenha um papel social importantíssimo, proporcionando ascensão social e transformando jovens em situação de risco. Este é grande legado do judô para a sociedade, e o simples fato de estarmos levando mais de 50 jovens a eventos em outros Estados comprova o que estou dizendo”, disse o presidente da FAJ.
A Federação Amapaense de Judô tem apoio do Tribunal de Justiça do Amapá, por meio da Vara de Execuções de Penais e Medidas Alternativas Sociais (Vepma) e da Polícia Civil do Amapá.