Federação Internacional de Judô lança revista científica com ênfase nas pesquisas sobre a modalidade

The Arts and Sciences of Judo é uma publicação científica voltada exclusivamente para o judô © IJF

A FIJ lança primeira edição da sua revista científica – com a participação de pesquisadores brasileiros – como parte das comemorações dos Jogos de Tóquio

Por PAULO PINTO e AEXANDRE DRIGO
4 de julho de 2021 / Curitiba (PR)

A Federação Internacional de Judô (FIJ) lançou recentemente a revista The Arts and Sciences of Judo (Arte e Ciências do Judô), um marco internacional de investimento científico na área de lutas, esportes de combate e artes marciais. A publicação é organizada pela IJF Academy e tem como editor-chefe Sanda Čorak.

A revista ocupa um espaço interessante na história das publicações científicas, pois os veículos de divulgação acadêmica nesse segmento têm características coletivas e englobam muitas modalidades, como o consagrado Archives of Budo. Desta forma, The Arts and Sciences of Judo pretende voltar-se apenas ao judô, patrocinada pela respectiva federação internacional.

Como resultado deste trabalho, a IJF Academy possibilitará ao judô maior desenvoltura na divulgação científica, tecnológica e pedagógica, atraindo estudiosos de todo o mundo e gerando e estimulando a circulação do conhecimento entre pesquisadores, técnicos, professores, profissionais e praticantes.

No editorial da revista, o presidente da FIJ, Marius Vizer, destaca a nova realidade imposta ao segmento. “Com esta primeira edição da The Arts and Sciences of Judo temos uma perfeita ilustração desta dupla ancoragem entre a tradição da arte ancestral e a contemporânea modernidade.”

A primeira e histórica edição conta com 18 artigos oriundos de pesquisadores sediados em diferentes países © IJF

A publicação é um jornal internacional com característica interdisciplinar e está aberta à submissão de pesquisas em todos os aspectos de interesse do judô: a) cinesiologia, o estudo do movimento, b) psicologia, c) economia, d) marketing e negócios, e) história, f) artes, g) tecnologia, h) comunicação, i) ciências e todas as outras áreas de pesquisa. Em resumo, uma plataforma de apresentação de pesquisas de inovação, trabalhos com expressivas opiniões, inovações significativas e contribuições para o desenvolvimento do judô.

O primeiro e histórico número traz 18 artigos de pesquisadores de países como Japão, Reino Unido e Brasil (com três estudos de cada um), França, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Espanha. Há ainda textos de parcerias entre autores de diferentes países: dois de França e Itália, um do Japão e Reino Unido e outro de Itália e Uzbequistão, além, é claro, de um da própria IJF Academy.

Participação brasileira

O Brasil foi um dos países que mais tiveram artigos científicos publicados, o que evidencia a qualidade dos trabalhos e do conhecimento dos pesquisadores nacionais que se dedicam ao judô. Os textos presentes na edição inaugural são, em ordem de apresentação:

1 – High-Intensity Interval Training in Judo Uchi-komi Fundamentals and Practical Recommendations (Treinamento intervalado de alta intensidade no uchi-komi do judô, recomendações, fundamentos e prática), do professor doutor Emerson Franchini, da USP;

2 – The Contribution of Judo to the Development of Key Cognitive Skills Needed in Contemporary Society (As contribuições do judô para o desenvolvimento de chaves de habilidades cognitivas na sociedade contemporânea), de Patrícia Mattos Taveira do Amaral e Caio Amaral Gabriel;

3 – Blood Lactate Response in Two Different Methodological Proposals of Judo Training (Respostas do lactato sanguíneo em duas diferentes propostas de método de treinamento do judô), do grupo de pesquisadores da Unesp e colaboradores, composto por doutor Alexandre Janotta Drigo, doutor Júlio Wilson dos Santos, mestre José Alfredo Olívio Júnior, mestre Antônio Carlos Tavares Júnior, doutor Tiago Volpi Braz, Paulo Roveroni, Alexandro Santos da Silva e Henrique Santos da Silva.

Abertura do artigo escrito por Patrícia Mattos Taveira do Amaral e Caio Amaral Gabriel © IJF

Papel da ciência

No dia a dia, as características técnicas e táticas do judô são extremamente bem desenvolvidas no período de formação de atletas e praticantes até a faixa preta. Entretanto, o desenvolvimento das ciências e as questões pedagógicas e tecnológicas atreladas ao processo são imprescindíveis para a aquisição de uma base profissional sólida na modalidade.

Neste sentido, a apresentação da revista da Federação Internacional de Judô configura-se como uma proposta factível do desenvolvimento direcionado a uma prestação de serviços cada vez mais profissionalizada para o judô.

Clique aqui e baixe a primeira edição completa do The Arts and Sciences of Judo (A Arte e Ciências do Judô) da FIJ.