11 de janeiro de 2025
Federação Internacional de Judô permite que atletas da Rússia e Bielorrússia disputem Mundial de Doha como neutros
A decisão do Comitê Executivo da FIJ foi tomada de acordo com as regras, políticas e compromisso com o fair play da entidade.
Fonte FIJ
2 de maio de 2023 / Curitiba (PR)
O Comitê Executivo da Federação Internacional de Judô (FIJ) votou para permitir que atletas neutros da Rússia e da Bielorrússia participem do Campeonato Mundial de Judô 2023 em Doha, Catar, como atletas neutros individuais (AIN). O Comitê Executivo da IJF recebeu a lista de participantes propostos e realizou verificações independentes de antecedentes dos atletas e delegados para impedir quaisquer interações de mídia social relacionadas à propaganda pró-guerra.
Como uma organização esportiva reconhecida globalmente, a FIJ está comprometida em promover a igualdade e a transparência em todos os aspectos da competição. Nós nos esforçamos para garantir que todos os atletas, independentemente de sua nacionalidade ou histórico, tenham a oportunidade de competir em igualdade de condições, sem discriminação.
Somente atletas membros do Centro Esportivo de Treinamento Federal das equipes representativas da Rússia e atletas para os quais nenhuma informação foi identificada sugerindo apoio ou opiniões sobre a invasão russa da Ucrânia foram aprovados para competir no Campeonato Mundial de Judô 2023 e nas competições da IJF. Depois de realizar investigações completas de antecedentes, oito membros da delegação foram rejeitados após a votação do Comitê Executivo.
A decisão foi tomada de acordo com as regras, políticas e compromisso com o fair play da IJF.
A Federação Internacional de Judô continuará monitorando a situação e conduzindo investigações adicionais para garantir que todos os atletas estejam participando de forma ética e de acordo com as regras e regulamentos do esporte e os valores do judô.