Federação Internacional de Karatê-dô Tradicional realiza o IV Budo Congress em Portugal

Gilberto Gaertner discorreu sobre os efeitos físicos e psicoemocionais da prática do karatê

Por meio da Traditional Karate University e em parceria com o XV Sieflas, a ITKF realizou neste mês a quarta edição do Budo Congress

Congressos e Seminários
26 de junho 2019
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR

Com o apoio do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a International Traditional Karate Federation (ITKF) realizou o IV Budo Congress na cidade de Castelo Branco, em Portugal, de 17 a 19 de junho. Idealizado pela ITKF e organizado pela Traditional Karate University, o evento abrangeu a discussão e a apresentação de pesquisas científicas direcionadas ao segmento dos esportes de combate e ao budô propriamente dito.

Mesa a respeito de desenvolvimento motor

Desde o ano passado, quando o congresso se realizou na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), o evento tornou-se simultâneo ao Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (Sieflas), que este ano completou sua décima quinta edição.

As atividades desenvolveram-se no Instituto Politécnico de Castelo Branco e reuniram pesquisadores de Portugal, Espanha, Brasil e Alemanha.

João Serrano, Gilberto Gaertner e João Petrica

O evento compreendeu palestras, mesas temáticas e mais de 200 trabalhos científicos, apresentados de forma oral e poster. Os trabalhos científicos aprovados serão publicados no Journal of Human Sport & Exercise. Os temas específicos da área abordaram karatê, judô, aikidô e wrestling.

Uma eficiente e cordial equipe coordenada pelos professores João Serrano e João Petrica, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, conduziu o evento, que apresentou excelente organização.

O professor doutor Carlos Neto falou sobre formação das competências motoras por meio da ludicidade

Entre os destaques na área do budô podem ser citadas as palestras Contributos Físicos e Psicoemocionais da Prática do Karatê, do presidente da ITKF, professor doutor Gilberto Gaertner; Um Modelo Pedagógico para o Ensino dos Esportes de Combate, da professora Daniella Medeiros (USP-Brasil); O Perfil do Praticante de Karatê em Portugal, do professor doutor Vitor Rosa (Universidade de Coimbra); As Desigualdades de Gênero nos Esportes de Combate, da professora Cristina Rodríguez-Rodríguez (Universidad de Extremadura-Espanha); A Prática do Judô no Currículo de Educação Física, do professor doutor Marco Batista (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e Special Judo Fitness Test, do professor doutor Luís Monteiro (Universidade Lusófona-Portugal).

Professores que apresentaram palestras sobre o Budô

Outras conferências de grande destaque foram proferidas pelo médico José Pinto da Costa (Porto-Portugal), sobre Desporto e Saúde; pelo professor doutor Carlos Neto (Faculdade de Motricidade Humana-Portugal), a respeito da Formação das Competências Motoras por Meio da Ludicidade; e pelo professor doutor Reiner Hildebrandt-Stramann (Technische Univesitat Braunschweig-Alemanha), sobre Inclusão Através das Relações de Movimento.

A comissão organizadora dos eventos definiu a realização do XVI Sieflas e V Budo Congress para 2020 na Universidade de Cuiabá – UNIC MT.

Professora Cristina Rodriguez-Rodriguez discorreu sobre as desigualdades de gênero nos esportes de combate

O professor Vitor Rosa falou sobre o perfil do praticante de karatê em Portugal

Professor Luís Monteiro apresentou a pesquisa Special Judo Fitness Test

O médico José Pinto da Costa falou sobre desporto e saúde

O professor doutor Reiner Hildebrandt-Stramann falou sobre inclusão através das relações de movimento

A professora Daniella Medeiros apresentou um modelo pedagógico para o ensino dos esportes de combate

Professor Marcos Batista discorreu sobre a prática do judô no currículo de educação física