18 de novembro de 2024
Federação Paulista de Judô realiza reunião anual dos coordenadores de oficiais técnicos
O evento, comandado por Marco Aurélio Uchida e Fernando Ikeda, reuniu 26 coordenadores de oficiais técnicos das 16 delegacias regionais do Estado de São Paulo
Judô Paulista
8 de março de 2019
Por ISABELA LEMOS I Fotos MARCELO LOPES/FPJUDÔ
São Paulo – SP
Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou sábado (23 de fevereiro) a primeira fase do Credenciamento Técnico de 2019, voltado à atualização e ao credenciamento dos técnicos, árbitros e oficiais técnicos que atuarão no shiai-jô nesta temporada.
Em paralelo ao evento houve a reunião anual envolvendo os coordenadores de oficiais técnicos das 16 delegacias regionais. A palestra realizada no Teatro Cenforpe Ruth Cardoso contou com a presença de 26 coordenadores paulistas e foi ministrada por Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais técnicos do Estado de São Paulo, e Fernando Ikeda, coordenador de oficiais técnicos da 1ª DRJ Capital.
Marco Aurélio Uchida explicou à Budô que os oficiais técnicos podem desempenhar diversas funções, relacionadas geralmente à estrutura básica dos eventos, como placares, cronômetros, montagem das áreas de luta e outras demandas que envolvem as áreas técnica e de arbitragem.
“O encontro dos coordenadores oficiais técnicos visa a padronizar a maneira como os módulos serão aplicados, normatizar os eventos e discutir as necessidades de cada delegacia regional. Desta forma, estreitamos os laços entre a FPJudô e as delegacias e, consequentemente, garantimos o padrão exigido pela federação paulista no quesito da organização de eventos”, explicou o coordenador paulista, que detalhou parte do conteúdo apresentado.
“Neste módulo, foram abordados conceitos sobre o que é um oficial técnico, a posição e a relevância dele nos eventos de judô, assim como deveres e obrigações e as funções que desempenha, como o placar, cronômetro, súmula e montagem”, disse.
Uchida detalhou que, em eventos com oito áreas, geralmente atuam 60 oficiais. Já na Copa São Paulo, na qual são utilizadas 12 áreas, há a presença de 80 oficiais técnicos na competição. Apenas em eventos oficiais da FPJudô, anualmente atuam 1.800 oficiais técnicos em todo o Estado de São Paulo.
Este ano, a arbitragem não sofreu grandes mudanças o que fez com que a reunião anual transcorresse com enorme tranquilidade, explica Marco Aurélio Uchida. “As mudanças referem-se ao tempo do golden score para as classes aspirante e veteranos, além da nova forma de repescagem, que será utilizada na classe sub 9, com o objetivo de incentivar os atletas”, finalizou o coordenador de oficiais técnicos da FPJudô.