11 de novembro de 2024
Fernando Moimaz é o candidato da chapa Resgate da União do Judô para o pleito da CBJ
O presidente da Federação Mato-grossense de Judô, Marcelo França Moreira (BA), Adjaílson Fernandes Coutinho (PB) e Solange de Almeida Pessoa Vincki (SP) compõem a renovada chapa da oposição
POR PAULO PINTO
CURITIBA (PR) / 2 DE MARÇO DE 2021
Cumprindo as determinações do estatuto da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), nesta terça-feira (2) Georgton Thome Burjar Moura Pacheco, presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) realizou a inscrição formal dos novos representantes da chapa Resgate da União do Judô que, em função do falecimento do professor Francisco de Carvalho Filho ocorrido na quarta-feira (24) em São Paulo (SP), teve de ser reestruturada.
Ton Pacheco, dirigente proponente da chapa, explicou as razões da indicação do professor Moimaz. “Com o objetivo de obtermos consenso entre o grupo e demais membros do colégio eleitoral, indicamos o nome do professor Fernando Moimaz. Dirigente muito bem-sucedido na gestão do judô mato-grossense e empresário de sucesso no agronegócio, Moimaz vislumbra grande desenvolvimento para o judô nacional. Temos certeza de que, se eleito, o sensei Moimaz realizará grande parte do projeto que o professor Chico havia idealizado para o judô brasileiro”, disse o dirigente.
Membros da chapa
A nova chapa Resgate da União do Judô é formada por Fernando Moimaz, presidente; Marcelo França Moreira, 1º vice-presidente; Adjaílson Fernandes Coutinho, 2º vice-presidente; e Solange de Almeida Pessoa Vincki, 3ª vice-presidente.
Natural de Medianeira (PR), o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Fernando Moimaz iniciou a vida judoística aos 6 anos. Mudou-se para Cuiabá aos 13, mantendo a prática e o desenvolvimento técnico e esportivo no judô. Ingressou nas seleções cuiabana e mato-grossense, nas quais representou seu Estado em inúmeras oportunidades. Como empresário, sempre foi um grande colaborador do esporte em Cuiabá, patrocinando o desenvolvimento não só do judô, mas de várias modalidades. Em 2014 recebeu Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pelos feitos realizados em favor do esporte no Estado. Foi superintendente da Federação Mato-grossense de 2002 a 2005, quando se elegeu presidente da entidade, cargo que exerce até hoje, promovendo uma gestão fundamentada no desenvolvimento social, técnico e esportivo da modalidade.
Um dos precursores do judô feminino no Brasil, o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Marcelo França Moreira possui um dos currículos mais expressivos entre os dirigentes do judô brasileiro. Nascido em 16 de janeiro de 1958 em Salvador (BA), é bacharel em filosofia pela Universidade Católica de Salvador (2014). Como dirigente esportivo foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô de 2004 a 2017, presidente da Federação Bahiana de Judô entre 1997 e 2004, gestor do Centro Pan-Americano de Judô entre 2013 e 2017, coordenador de eventos do Sesc Bahia de 2000 a 2016, presidente da Federação Universitária de 2000 a 2003 e presidente da Unisport (União das Federações Esportivas da Bahia) de 2002 a 2006. Atuou como professor de judô do Sesc Bahia de 1980 a 2000 e do Sesi Bahia entre 1980 e 1997.
Aos 61 anos, o professor kodansha shichi-dan (7º dan) Adjaílson Fernandes Coutinho é presidente da Federação Paraibana de Judô (Fepaju) e um dos dirigentes de maior projeção política do judô no Nordeste. O dirigente paraibano é licenciado e bacharel em Educação Física, graduado em ciências jurídicas e sociais, especialista em ciências do treinamento desportivo, mestre em ciências da saúde, doutor em educação e ex–conselheiro fundador do Conselho Regional de Educação Física do Estado da Paraíba (CREF-10/PB).
Nascida em 25 de maio de 1961, a professora kodansha shichi-dan (7º dan) Solange de Almeida Pessoa Vincki é profissional de Educação Física (008750-C/SP) desde 1993. Além de professora titular da Associação Pessoa de Judô, sensei Solange tem atuação destacada em equipes paulistas como a Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista.