Festival Mundial e Congresso Internacional de Inclusão reúnem autoridades e paratletas de karatê

Silvia Duarte palestrante de Portugal © Arquivo

Encontro virtual que visa a impulsionar o parakaratê mundialmente reuniu representantes de 20 países da Europa, Ásia, África e América

Desporto Adaptado & Paralímpico
6 de abril de 2021
Por PAULO PINTO
Curitiba (SP)

O Festival Mundial de Inclusão e o Congresso Internacional de Inclusão realizaram-se no dia 21 de março de forma virtual, com a participação de 20 países, para fomentar e divulgar o parakaratê, modalidade criada para agregar pessoas com deficiências ao universo das artes marciais.

O deputado estadual Altair Moraes ofereceu grande apoio ao Congresso Internacional de Inclusão © Instagram

O coordenador geral do departamento da pessoa com deficiência (PCD) da Federação Paulista de Karatê (FPK), Oscar Garcia Braga Neto, idealizador do evento, conseguiu atrair para a organização paratletas, professores, árbitros e classificadores, membros da World Karate Federation (WKF).

Por decisão do presidente José Carlos de Oliveira, o Zeca, a FPK foi a primeira federação de karatê do Brasil a criar um departamento voltado especificamente para a promoção e o fomento do paradesporto.

A deputada federal Carla Zambelli apoiou o evento © Instagram

O evento recebeu apoio de numerosas personalidades políticas, como Ricardo Nunes, vice-prefeito de São Paulo; Carlos Vianna, chefe de gabinete da Secretária de Esportes do Município de São Paulo; Carla Zambelli, deputada federal (PSL-SP); e Altair Moraes, deputado estadual (Republicanos/SP).

O professor sho-dan Oscar Braga Neto falou sobre o Congresso Internacional de Inclusão realizado pelo grupo Parakarate World.

Ricardo Nunes, vice-prefeito de São Paulo © Arquivo

“No encontro foram abordados temas como a expansão das categorias pré-estabelecidas pela WKF, o que permitiria inclusão expressivamente maior de parakaratecas nas competições nacionais e internacionais. Os membros do congresso também discutiram a possibilidade de maior flexibilização das regras, além de outras medidas para consolidar o parakaratê em nível global.”

Mike Huracán palestrante do México © Arquivo

Um dos apoiadores do evento, o deputado Altair Moraes, faixa-preta e ex-atleta da seleção brasileira de karatê, revelou sua admiração pela modalidade que praticou por muitos anos.

“Tenho um respeito muito grande pelo esporte, e um carinho especial pelo karatê, modalidade à qual dediquei muitos anos da minha vida. Sei do poder que a prática das artes marciais têm de mudar realidades e transformar pessoas. Permitir o acesso dos praticantes com deficiência e fazer isso com seriedade e compromisso torna-se um dever de todos que compreendem a qualidade de vida que ganhamos com a prática das artes marciais”, destacou o parlamentar.

Oscar Braga, a esposa Priscila, o pequeno Oscar Benjamin e o deputado Altair Moraes © Arquivo

Altair Moraes é decacampeão de karatê do Campeonato Norte-Nordeste e já integrou a seleção brasileira de karatê. Atualmente, é o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Palestrantes

O Congresso Internacional de Inclusão reuniu importantes professores e profissionais do parakaratê mundial, entre os quais Silvia Duarte, técnica superior de reabilitação psicomotora, pós-graduada em desenvolvimento em pediatria e classificadora funcional da WKF (Portugal); Antonio Pedro, osteopata promotor do Nihon Tai-jitsu adaptado (Espanha); Marco de Astis, professor e técnico de karatê adaptado e especial, (Itália); Flávio Vicente, presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Preservação do Karatê (Brasil); Andrés Sarmiento, impulsionador do conceito de Turismo Desportivo Inclusivo (Chile); Eduardo Frias, presidente da Federação Panamenha de Karatê, conhecido como professor da inclusão (Panamá); e Mike Huracán, técnico paralímpico certificado pelo CPLED e embaixador da Unicef Foundation Karate for Children (México).

José Carlos de Oliveira, presidente da FPK entrega premiação a Oscar Braga © Arquivo

Participaram do Festival de Inclusão: Brasil, Alemanha, Argentina, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Eslováquia, Equador, Espanha, Índia, Itália, Malta, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Romênia, Suécia e Venezuela.

Comissão Organizadora

A comissão organizadora do Festival Mundial de Inclusão e do Congresso Internacional foi composta por Sheila Dayane de Souza (Brasil), Kory Rocha Marquez (México), Marco de Astis (Itália); Maria Elena Quiñones (Venezuela) e Oscar Garcia Braga Neto (Brasil).

Confira os vídeos de ambos os eventos nos canais do YouTube e do Facebook.

Oscar Braga com Carlos Vianna, chefe de gabinete da Secretária de Esportes do Município de São Paulo © Arquivo