20 de fevereiro de 2025

Com o apoio da Rede de Ensino Elite de São José dos Pinhais, a Federação de Karatê-dô Tradicional do Paraná (FKTPr) realizou neste sábado (15) o curso de padronização de arbitragem, destinado a árbitros, professores e faixas-pretas do Estado.
Professores, árbitros e faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
Ministrado pelo sensei Adeir Gomes, faixa preta go-dan (5º dan) e diretor de arbitragem da FKTPr, o curso reuniu cerca de 50 candidatos e o índice de aprovação foi de 100%.
Jean Laure, presidente da FKTPr abrindo o curso de padronização de arbitragem 2023 © Global Sports
Entre os participantes estavam vários dirigentes da FKTPr, como Carlos Augusto Negrão Huy, diretor financeiro; Fábio Leandro dos Santos, diretor de eventos; José Vitorino de Sales Junior, árbitro médico; Jean Laure Edoardo de Oliveira, presidente da entidade; Ricardo Luís Buzzi, diretor técnico e Antônio Carlos Walger, diretor de graduação, além do professor Adeir Gomes, diretor de arbitragem. O encontro foi prestigiado por Gilberto Gaertner, ex-presidente da FKTPr e atual chairman da International Traditional Karate Federation (ITKF) que foi a São José dos Pinhais a convite do presidente da entidade.
Professores, árbitros e faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
Adeir Gomes explicou que nas oito horas do curso foram apresentadas e dissecadas todas as fases da arbitragem. Além da apresentação oral, houve uma aula prática mostrando toda a sinalização utilizada pelos árbitros nas competições. No final os alunos foram submetidos a prova escrita
Sensei Adeir Gomes dissertando sobre as regras da ITKF © Global Sports
“Trabalhamos toda a condução da quadra, desde a entrada no koto até as adversidades e intercorrências que podem surgir no decorrer das lutas, incluindo gesticulação e comandos tanto do árbitro central (shushin) quanto dos árbitros laterais (fukushins). Analisamos também as áreas válidas para ataque, e as partes do corpo que podem ou não podem ser utilizadas para marcar pontos.”
Na primeira fileira estão os professores Fábio Leandro dos Santos, Benedito Gomes Barbosa e Carlos Augusto Negrão Huy © Global Sports
O primeiro módulo envolveu a arbitragem no kumitê, no qual foram observados os seguintes pontos: saudação inicial, condução da luta, pontuação, não pontuação, penalidades, emergências e encerramento.
Lance da aula prática © Global Sports
Na sequência foi apresentada a preparação na quadra no tocante à formação ideal para a luta, desde o cerimonial antes do início do combate, envolvendo formação dos árbitros, saudação entre árbitros, formação do atletas, posicionamento na quadra, saudação ao shomen-ni, saudação ao koto, saudação aos árbitros e entrada dos atletas.
Faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
Seguiram-se os comandos de condução, como iniciar, parar e reiniciar: shobu ippon hajime, tsuzukete, yame, fukushin, moto no ichi, fukushin shugo e tsuzukete hajime.
Lance da aula prática © Global Sports
Os tópicos sobre pontuação começaram com a apresentação das ocorrências de golpes com efetividade, e sensei Adeir detalhou que basicamente é possível haver apenas três resultados em cada interrupção (yame): pontuação, não pontuação ou penalidade. “A pontuação dependerá da efetividade do golpe executado”, disse o diretor de arbitragem.
Professor Adeir Gomes, diretor de arbitragem da FKTPr mostra sinalização de pontuação © Global Sports
Ele explicou que toda não pontuação (toranai) precisa ser justificada e confirmada pela sinalização toranai, com as nomenclaturas osoi, oshi, yowai, ai-uchi, nige, uke, tachi, futeki, nuke, snap back, tsukami, maai toh-ma, furi-uchi, pressure, maai chikama, furi-geri e sai-shimpan.
Professores, árbitros e faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
Nesse tópico foram abordadas as ações que geram penalidades, além dos tipos de penalidades e a aplicação de cada uma delas. Entre os comandos utilizados nestas ocorrências estão: ikkai nikai, mushi, hansoku, jo-gai, chui-mushi, shi-kaku, tento, mo-da, deliberação, sagaru, kinshi, análise do ate, muno, keikoku, deliberação (ate), ate e chui.
Professores Adeir Gomes, Jean Laure e Glberto Gaertner, chairman da ITKF que prestigiou ou evento © Global Sports
O diretor de arbitragem da Federação de Karatê-dô Tradicional do Paraná destacou que acidentes e imprevistos podem acontecer durante a competição. Neste tópico foram apresentadas as sinalizações aplicadas nessas situações: emergência, chamando o médico, doctor stop e kiken.
Nesta seção foram apresentados os comandos e sinalizações para o encerramento dos combates: no kachi, hiki wake, ni yori, ketteisen, shibaraku, hantei, doji, soremade, ato e saudação final.
Lance da aula prática © Global Sports
Adeir Gomes acredita que todas as metas da diretoria para o Curso de Arbitragem 2023 foram alcançadas plenamente. Ele também confirmou que os árbitros iniciantes neste segmento mostraram muita segurança, atestada na prova teórica realizada no fim do curso.
Faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
“Atingimos nossos objetivos no tocante à formação de novos árbitros para esta temporada. Todos terão oportunidade de se aprimorar ao longo do ano, atuando nas competições estaduais, regionais e nacionais. O fato de não termos nenhum árbitro reprovado já foi um excelente indicativo e, dessa forma, nosso departamento inicia a temporada 2023 superando as metas estipuladas pela direção técnica da FKTPr”, relatou o diretor técnico da entidade.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do curso de padronização de arbitragem da FKTPr 2023.
Vista geral dos karatecas inscritos no curso © Global Sports
Professores Jean Laure, Antônio Walger e Adeir Gomes © Global Sports
Os karatecas Renan Romão Barcala e Emelini Trentini Barcala, do Dojô Hagakure de Maringá foram a São José para participar do curso e levaram a pequena Helena Trentini Barcala, que foi a mascote do workshop de arbitragem © Global Sports
Professores, árbitros e faixas-pretas que fizeram o curso © Global Sports
Professores Jean Laure, Antônio Walger e Adeir Gomes com o karateca Luiz Carlos de Souza Filho, diretor da Rede de Ensino Elite de São José dos Pinhais unidade Centro © Global Sports
Participantes do curso fazendo a prova final © Global Sports
Mais um lance da aula prática © Global Sports
A abrangência do curso de padronização de arbitragem mostra o cuidado e a preocupação dos dirigentes do karatê-dô tradicional com este segmento tão importante do esporte © Global Sports
Antônio Carlos Walger, diretor de graduação entrega certificado a Benedito Gomes Barbosa © Global Sports
Antônio Carlos Walger entrega certificado a Fábio Leandro dos Santos © Global Sports
Antônio Carlos Walger entrega certificado a Carlos Augusto Negrão Huy © Global Sports
Antônio Carlos Walger entrega certificado a José Vitorino Sales Júnior © Global Sports
Antônio Carlos Walger entrega certificado a Fernanda Rodrigues Trentini © Global Sports
Professores, árbitros e faixas-pretas que fizeram o curso com os atletas da seleção paranaense que participaram do primeiro treino cojunto da equipe na temporada © Global Sports
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025