15 de setembro de 2025

Flávio Canto e Victor Penalber protagonizaram uma luta inédita durante o Inter Reação, competição esportiva anual promovida pelo Instituto Reação, que aconteceu no último domingo, 7, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Os judocas, da categoria meio-médio e que nunca haviam se enfrentado, entraram no tatami para um desafio simbólico durante a competição.
Quem esteve presente na arena pôde acompanhar ainda a presença do professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Geraldo Bernardes, ex-treinador da seleção brasileira de judô e uma das principais referências da modalidade. Aos 84 anos, o mestre acumula em seu currículo de formador três medalhas olímpicas: o bronze de Flávio Canto em Atenas 2004 (–81kg), o ouro de Rafaela Silva no Rio 2016 (–57kg) e o bronze da própria Rafaela por equipes mistas em Paris 2024. Um encontro de gerações que reforçou o legado do esporte e sua capacidade de transformar vidas.
“Enfrentar simbolicamente o Victor no Inter Reação foi um momento muito especial. Celebramos nossa parceria e o caminho que trilhamos até aqui. Tê-lo hoje como uma das lideranças do Reação é uma honra, pois ele é um profissional comprometido com a missão de gerar desenvolvimento social por meio do esporte”, conta Flávio Canto, fundador do Instituto Reação.
“Estar no tatami com o Flávio foi uma experiência marcante. Ele é uma referência para todos nós. Hoje, como coordenador de Artes Marciais do Reação, posso retribuir tudo que recebi e contribuir com a formação de novos talentos do judô, promovendo transformação de vidas por meio do esporte”, explica Victor Penalber, responsável pela equipe olímpica da organização.
Realizado desde 2008, o Inter Reação teve uma pausa apenas em 2020 e 2021, em razão da pandemia. O evento tem como objetivo proporcionar uma experiência completa aos alunos, oferecendo a oportunidade de competir em um ambiente familiar, ao lado de seus parceiros de treino. Nesta edição, cerca de 700 alunos dos cinco polos do Rio de Janeiro participaram da competição.
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatami.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois pilares principais: Reação Faixa-Preta e Reação Educação. A jornada do aluno do Instituto inclui ainda três outros programas: Bolsas de Estudo, Reação com Elas e Conecta. O objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego, transmitindo atributos fundamentais que ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, a partir de três preceitos: construir, conquistar e compartilhar.
A equipe Reação Olímpico mantém atenção especial ao alto rendimento dos alunos, com competidores em torneios nacionais e internacionais. Atualmente, o Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros — Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais — beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens por ano.