FPJudô anuncia o Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos 2020

Thales Henrique Bueno Alves executa um tai-otoshi

Competição para atletas sub 18 e acima, nas graduações dangai roxa e marrom e yudan, será disputada em duas fases: regional nas 16 DRJs e a final com o campeão e o vice de cada delegacia

Judô Paulista
10 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos CARLOS ANDRÉ KUSSUMOTO
São Paulo– SP

A Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizará o Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos com o objetivo de reaproximar os atletas e apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas durante o período de isolamento que impede o contato físico.

Nesta primeira etapa da competição participarão apenas os atletas sub 18 e acima, além das graduações dangai roxa e marrom e yudan. As demais graduações e faixas etárias participarão das etapas seguintes.

O vídeo da apresentação deverá ser enviado no ato da inscrição, que não terá custo. Para o envio, será necessário ter uma conta no Gmail (gratuita).

A disputa virtual foi anunciada oficialmente na reunião da diretoria da federação paulista com os 16 delegados regionais, realizada sexta-feira (5 de junho), junto com uma série de ações que serão adotadas no curto prazo.

Roberto Ivanov Winter executa um ko-uchi-gari

Na avaliação de Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô, a reunião, que durou quatro horas, foi exaustiva, porém bastante produtiva.

“O Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos terá uma primeira fase disputada nas delegacias regionais e a fase final, com os dois primeiros colocados de cada DRJ. No encontro também colocamos a questão do judô escolar e da pesquisa, que foi muito elucidativa. A competição virtual de fundamentos é a primeira novidade, e paulatinamente mostraremos outras iniciativas que visam a oferecer entretenimento e diversão aos nossos filiados e mantê-los focados na modalidade. É uma competição gratuita e estou certo de que muita gente vai participar”, prevê Kimura.

Sei-ryoku-zen-yo Kokumin Taiiku

Fazendo um breve resumo, o professor Fernando Ikeda explica que no Japão os treinamentos de fundamentos são formas de educação física, alicerçados no princípio de eficiência máxima.

“Idealmente, o sei-ryoku-zen-yo kokumin taiiku é um sistema de educação física baseado no princípio da eficiência máxima. Ele é composto por uma série de exercício físicos, divididos em dois grupos. Um deles é para ser realizado individualmente (tandoku renshu), já o outro deve ser realizado em dupla (sotai renshu). A particularidade está no fato de que existe um grupo de técnicas para serem realizadas individualmente, entre estas o kagami migaki, que simbolicamente significa polir o espelho. É a 18ª técnica do sei-ryoku-zen-yo. O espelho representa a mente e o ato de polir simboliza o “polimento ético”. São integrantes deste grupo técnicas de atemi-waza (socos e chutes) realizados diversas vezes de maneira vigorosa em pontos vitais”, detalhou o secretário geral do TJD e da comissão de ética da FPJudô e coordenador do departamento de oficiais técnicos da 1ª DRJ.

Thales Henrique Bueno Alves executa o uchi-mata

Fases regional e final

O Campeonato Paulista Virtual de Fundamentos Técnicos terá duas fases:

1ª Fase regional: participarão apenas os atletas de entidades filiadas pertencentes à mesma delegacia regional.

2ª Fase final: os dois atletas mais bem colocados na fase regional de cada delegacia estarão automaticamente classificados para a fase final. Não será necessário o reenvio do arquivo.

Relação das técnicas para dangai, faixas roxas e marrom

1 – Rei-hô: Ritsu-rei para Joseki;

2 – Rei-hô: Za-rei imaginando uma pessoa à frente;

3 – Hane-goshi: Sombra três execuções;

4 – Uchi-mata: Sombra três execuções;

5 – Seoi-otoshi: Sombra três execuções;

6 – Tsubane-gaeshi: Sombra três execuções;

7 – Ko-uchi-gari: Sombra três execuções;

8 – Rei-hô Za-rei: Imaginando uma pessoa à frente;

9 – Rei-hô Ritsu-rei – Para Joseki.

O vídeo deverá seguir exatamente a ordem das técnicas

Relação das técnicas para yudan

Para a graduação yudan o atleta mostrará o ensino das técnicas elencadas pensando numa situação de retorno às aulas em que o contato físico será reduzido. Para cada técnica será atribuída uma nota de 0 a 10.

Serão avaliadas a presença dos elementos possíveis de serem executados em tandoro renshu, a coerência entre o exercício proposto e a aprendizagem do gesto motor, a criatividade em utilizar objetos comuns e a clareza ao passar a instrução. Os rei-hôs (1, 2, 9 e 10) não deverão ser ensinados, apenas executados.

1 – Rei-hô: Ritsu-rei para Joseki;

2 – Rei-hô: Za-rei imaginando uma pessoa a frente;

3 – O-soto-gari;

4 – O-goshi;

5 – Uchi-mata;

6 – Seoi-otoshi;

7 – Yoko-wakare;

8 – Tomoe nage;

9 – Rei-hô: Za-rei imaginando uma pessoa à frente;

10 – Rei-hô: Ritsu-rei para Joseki.

Roberto Ivanov Winter executa um o-uchi-gari

Inscrições

A inscrição é gratuita e começará no dia 8 de junho, com término em 14 de junho às 22 horas. Acesse a ficha aqui. Após este horário o link será desabilitado.

Resultado da Fase Regional: 22 de junho (no site da Federação Paulista de Judô).

Resultado da Fase Final: 29 de junho (no site da Federação Paulista de Judô).

O atleta que se classificar para a fase final não precisará enviar novo arquivo.

Caso encontre dificuldade em imprimir ou digitalizar o termo de autorização, o candidato pode escrever o termo manualmente, assinar e enviar uma foto nítida no campo específico do formulário.

Acesse aqui o outline da competição